SAP pretende abrir o capital da Qualtrics
Postado por Redação em 28/07/2020 em NotíciasA SAP pretende manter a participação majoritária na Qualtrics e o principal objetivo do IPO é fortalecer a capacidade da empresa e expandir sua atuação no mercado
A SAP SE, anunciou a intenção de abrir o capital da Qualtrics através de uma oferta pública inicial (IPO), nos Estados Unidos.
A Qualtrics é criadora da categoria Experience Management (XM - Gestão de Experiências, em português), uma oferta que segundo a própria companhia vem registrando crescimento em um setor de constante evolução.
A SAP pretende manter a participação majoritária na Qualtrics e o principal objetivo do IPO é fortalecer a capacidade da empresa e expandir sua atuação no mercado. De acordo com a companhia, a abertura de capital vai ajudar a incrementar a autonomia da companhia e ampliar sua presença na base de clientes da SAP e em outros segmentos.
“A aquisição da Qualtrics pela SAP foi um grande sucesso e superou nossas expectativas com um crescimento superior a 40% das soluções de nuvem em 2019. Isso representa um desempenho muito forte no cenário atual", afirmou Christian Klein, CEO da SAP.
O executivo explicou que trabalhou com Ryan Smith e Zig Serafin, fundador e presidente da Qualtrics, e juntos chegaram à conclusão de que uma oferta pública inicial representaria uma maior oportunidade para impulsionar a categoria de gestão de experiências, atender clientes, além de explorar sua própria estratégia de aquisição.
A Qualtrics, que faz parte do portfólio de soluções de nuvem da SAP, tem trabalhado com mais autonomia do que outras empresas adquiridas anteriormente. O fundador e a atual equipe administrativa da Qualtrics vão seguir no gerenciamento da organização.
"Quando lançamos a categoria Gestão de Experiências, nosso objetivo foi ajudar o maior número possível de companhias a alavancar a plataforma XM como um sistema de ação", afirmou Ryan Smith, fundador da Qualtrics. "A SAP é uma parceira incrível e com alcance global único, portanto não poderíamos estar mais animados com a continuidade da parceria. Isso nos permitirá seguir desenvolvendo o ecossistema XM com uma ampla variedade de associados”, explicou.
Vale lembrar, que a SAP decidiu adquirir a Qualtrics apenas quatro dias antes de sua abertura de capital em 2018, reconhecendo o potencial de reunir dados de experiência e operacionais (X+O) para ajudar as organizações a conduzir suas atividades. Atual detentora de 100% das ações da Qualtrics, a SAP pretende manter a participação majoritária na Qualtrics, sem intenção de realizar spin-off nem alienar essa participação. Ryan Smith informou o desejo de ser o maior acionista individual da Qualtrics.