Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Gigante da TI investe em ERP para aprimorar emissão de NF

Postado por Marilia Caride em 13/07/2015 em Mercado

IBMBrasil TOTVS PortalERP 23fhSolução da TOTVS ajudou a IBM a melhorar processos na área de serviços, centralizando informações disponibilizadas na nuvem.

Sistema se conecta com as prefeituras onde a IBM possui filial, para então realizar a emissão de NF de Serviços.

A fim de aprimorar o controle das transações financeiras e conferir agilidade ao cumprimento das exigências fiscais requeridas pelo Governo, a IBM adotou solução de faturamento da TOTVS hospedada na nuvem para sua área de serviços. Como resultado, o processo de emissão de notas fiscais tornou-se mais ágil e econômico.

Por mês, a IBM gerencia mais de 10 mil notas fiscais. A empresa atualmente emite automaticamente a fatura comercial, a nota fiscal eletrônica do município e a descrição do produto e as envia, por e-mail, aos clientes em um único documento. Com a adoção da solução, a impressão de documentos foi reduzida, eliminando, assim, o esforço manual para o cálculo dos impostos e o gasto com os Correios.

Qualifique-se para o mercado. Conheça nossa Capacitação online em Sistemas de Gestão ERP

Todas as informações dos sistemas de pedido e faturamento utilizados pela IBM foram agrupadas em uma Central de Faturamento de Serviços da TOTVS, por meio de uma ferramenta de integração chamada Enterprise Service Business (ESB). Desta forma, o sistema unifica as informações, se conecta com as prefeituras onde a IBM possui filial para a emissão da nota fiscal de Serviços e, posteriormente, alimenta os sistemas legados da IBM com os dados da nota para as áreas de contabilidade e contas a receber e para os relatórios.

?Para aprimorar e modernizar o processo de emissão de notas fiscais, decidimos implementar uma ferramenta em cloud que centralizasse todas as informações. Na época, o projeto foi considerado arriscado pela companhia, porém, acabamos de passar pelo primeiro fechamento trimestral após a adoção da solução e o resultado foi bem melhor do que esperávamos?, afirma Luciano Faustinoni, executivo de Aplicações da IBM para América Latina.

Segundo a companhia, a centralização totalmente automatizada dos dados possibilitou transações em tempo real e agilizou a rotina da área, simplificando a gestão do faturamento. Além disso, o uso da ferramenta garante a exatidão de 100% dos dados, fator de extrema criticidade para IBM, uma vez que a existência de erros no processo impacta diretamente na receita da companhia.

A IBM  conseguiu ainda reduzir os custos de manutenção dos sistemas internos e agilizar as atualizações fiscais. A TOTVS é também responsável pela atualização da ferramenta de acordo com as mudanças e novidades nas legislações fiscais dos Governos Federal, Estadual e Municipal.

 Fonte: Redação

 

Postado por Marilia Caride em 13/07/2015 em Mercado