Gigante da TI investe em ERP para aprimorar emissão de NF
Postado porMarilia Caride
em 13/07/2015 em MercadoPor mês, a IBM gerencia mais de 10 mil notas fiscais. A empresa atualmente emite automaticamente a fatura comercial, a...
Por mês, a IBM gerencia mais de 10 mil notas fiscais. A empresa atualmente emite automaticamente a fatura comercial, a nota fiscal eletrônica do município e a descrição do produto e as envia, por e-mail, aos clientes em um único documento. Com a adoção da solução, a impressão de documentos foi reduzida, eliminando, assim, o esforço manual para o cálculo dos impostos e o gasto com os Correios.
Qualifique-se para o mercado. Conheça nossa Capacitação online em Sistemas de Gestão ERP
Todas as informações dos sistemas de pedido e faturamento utilizados pela IBM foram agrupadas em uma Central de Faturamento de Serviços da TOTVS, por meio de uma ferramenta de integração chamada Enterprise Service Business (ESB). Desta forma, o sistema unifica as informações, se conecta com as prefeituras onde a IBM possui filial para a emissão da nota fiscal de Serviços e, posteriormente, alimenta os sistemas legados da IBM com os dados da nota para as áreas de contabilidade e contas a receber e para os relatórios.
?Para aprimorar e modernizar o processo de emissão de notas fiscais, decidimos implementar uma ferramenta em cloud que centralizasse todas as informações. Na época, o projeto foi considerado arriscado pela companhia, porém, acabamos de passar pelo primeiro fechamento trimestral após a adoção da solução e o resultado foi bem melhor do que esperávamos?, afirma Luciano Faustinoni, executivo de Aplicações da IBM para América Latina.
Segundo a companhia, a centralização totalmente automatizada dos dados possibilitou transações em tempo real e agilizou a rotina da área, simplificando a gestão do faturamento. Além disso, o uso da ferramenta garante a exatidão de 100% dos dados, fator de extrema criticidade para IBM, uma vez que a existência de erros no processo impacta diretamente na receita da companhia.
A IBM conseguiu ainda reduzir os custos de manutenção dos sistemas internos e agilizar as atualizações fiscais. A TOTVS é também responsável pela atualização da ferramenta de acordo com as mudanças e novidades nas legislações fiscais dos Governos Federal, Estadual e Municipal.
Fonte: Redação
Marilia Caride
em 13/07/2015 em Mercado