Mignow lança solução para manter o SAP S/4HANA limpo e aderente à nuvem
Postado por Redação em 27/05/2025 em NotíciasNova tecnologia automatiza a limpeza de códigos legados, melhora a performance e facilita atualizações no ERP
Marcel Nakazawa, Head do COE da Mignow e Paulo Secco, CEO da Mignow - Foto: Divulgação
A Mignow acaba de lançar o Mignow Clean Core, uma solução que automaticamente recria objetos defasados, após a migração para o SAP S/4HANA.
A empresa afirma que o objetivo é manter o núcleo do sistema (core) leve, escalável e em conformidade com as diretrizes da SAP, facilitando atualizações e reduzindo custos operacionais.
O acúmulo de customizações ao longo do tempo é um dos principais entraves à evolução dos ambientes SAP. Interfaces desatualizadas, processos não padronizados e códigos legados dificultam a adoção de novas funcionalidades e aumentam os riscos de instabilidade e não conformidade. Com o Clean Core, a Mignow propõe uma abordagem automatizada para enfrentar esse desafio, utilizando inteligência artificial treinada em centenas de projetos para identificar, corrigir e documentar alterações técnicas que comprometem o padrão do sistema.
Além disso, a nova funcionalidade permite, por exemplo, converter relatórios ALV GUI para Fiori Elements, transformar interfaces RFCs em ODATA e atualizar integrações PI/PO para Cloud Integration na plataforma SAP BTP. O processo acontece de forma automatizada, com testes e documentação técnica gerados pela própria ferramenta – o que facilita auditorias, governança, atendimento a normas de compliance e mudanças estruturais futuras, como a Reforma Tributária.
“O nosso objetivo é ajudar as empresas a alcançarem um SAP mais moderno, flexível e preparado para o futuro. Com o Clean Core, conseguimos transformar códigos legados de baixa maturidade (tier 3) em extensões aderentes aos modelos Tier 1 e 2, recomendados pela SAP, aumentando a segurança, a escalabilidade e a eficiência da operação”, afirma Paulo Secco, CEO da Mignow.
Clean Core: mais do que código limpo
O conceito de Clean Core vai além da correção de códigos customizados. Ele envolve cinco dimensões fundamentais da arquitetura SAP: extensibilidade, dados, integrações, processos e operações. A premissa é manter o sistema próximo do padrão original, evitando alterações diretas no core e adotando práticas como o uso de APIs públicas, side-by-side no BTP, fit-to-standard e governança contínua de extensões.
Segundo a Mignow, os principais benefícios de manter um SAP com Clean Core são:
Maior agilidade em atualizações e upgrades; Redução de custos com manutenção e suporte; Melhoria de performance e estabilidade do sistema; Facilidade na adoção de novas funcionalidades; Fortalecimento da segurança, governança e compliance.
Para Marcel Nakazawa, Head do COE da Mignow e idealizador do produto, “o Clean Core permite que o sistema esteja mais próximo do padrão ideal, o que facilita extensões, integrações e respostas rápidas às mudanças nos requisitos de negócio”.
Um novo passo na transformação digital com SAP
Integrado aos serviços de migração da Mignow, o Clean Core é oferecido por meio das assinaturas da empresa e atua em todas as fases da transição para o S/4HANA — pré, durante e pós-migração. Ele se soma a outras tecnologias da Mignow, como o pre-check automatizado e o explorer com IA generativa, reforçando o compromisso da empresa com a automação e a simplificação da jornada SAP.
“O futuro das migrações SAP passa por mais inteligência, menos retrabalho e mais aderência ao que há de mais moderno em tecnologia. O Clean Core representa exatamente isso: uma nova camada de valor para as empresas que estão em transformação digital”, conclui Secco.