Da lista telefônica ao ERP: a trajetória da ABC71
Postado por Redação em 07/05/2025 em NotíciasRecentemente a empresa incorporou nas operações a startup Aloee, sistema MES e APS feito para indústrias
Antônio Flávio Barbosa, CEO da ABC71 - Foto: Divulgação
O ano era 1971. Pelé usava pela última vez a camisa da seleção brasileira no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Enquanto isso, em São Paulo, os holandeses, Frank van Swaay e Lambert Berend van der Scheer davam início à ABC71, criadora do software ERP Ômega e soluções especialistas para a área da qualidade e fábrica.
Passados 54 anos, a organização, que acompanhou as evoluções tecnológicas, hoje, conta com cerca de 400 clientes, atendendo importantes players do mercado, como Petrobras, Nestlé, Yamaha, Whirlpool, Black & Decker, CSN, Auto Americano, Usiquimica, Honda, Lealfer, Klinger, entre tantos outros.
Em uma época em que a internet e os computadores ainda não eram populares, a organização nasceu com o propósito de simplificar a gestão das empresas, em especial as indústrias. Um dos primeiros serviços prestados foi o sistema de listas telefônicas. Entre os clientes atendidos neste período estavam o jornal O Estado de São Paulo e a Holambra Alimentos.
Após um ano de operações, em 1972, a organização deu início à expansão do time e contratou Antônio Flávio Barbosa, um dos primeiros colaboradores e que, atualmente, ocupa o cargo de CEO. O objetivo da empresa sempre foi utilizar a tecnologia como uma aliada nas rotinas organizacionais. Por isso, além desse serviço, a companhia também realizava o gerenciamento de duplicatas dos clientes, em que cada documento era retirado, processado e conferido manualmente.
Durante o restante dos anos 70 e toda a década de 80, a empresa tinha uma carteira com algumas dezenas de clientes, voltada para os mainframes, que são computadores de grande porte que processam volumes de dados. Mantendo o pioneirismo, em 1991, com a popularização dos computadores, a ABC71 lançou o seu primeiro software de gestão empresarial. A ferramenta, inovadora para a época, já integrava módulos de backoffice, como controle de estoque, vendas, faturamento e contas a pagar e a receber.
A partir dali, com o surgimento do Windows, em 1995, a empresa adaptou seu software a este sistema, dando início à modernização da ferramenta que, três anos depois, ganhou sua primeira versão gráfica, abrindo caminho para um desenvolvimento ainda maior a partir dos anos 2000, quando foi lançado o ERP que recebeu o nome de Ômega.
Mesmo em meio às diversas mudanças, a empresa sempre teve como filosofia causar o menor impacto para os clientes, como explica Barbosa. “A ABC71 começou em uma época em que tínhamos um mundo diferente do que temos hoje, mas que, desde sempre, evolui e precisamos acompanhar. Sendo assim, tomamos sempre o cuidado de promover para os nossos usuários uma transição tranquila e com máxima qualidade”, destaca.
Firmando seu posicionamento no mercado, em 2007, a ABC71 adquiriu a empresa DLC, com o software de calibração e inspeção voltado à área de qualidade das indústrias. Ainda, em 2008, firmou parcerias com organizações como a SAP e criou o produto Line1, add-on industrial. Ampliando os negócios, a organização que manteve sua matriz na cidade de São Paulo, também conta, desde 2010, com uma filial localizada em Bauru, que atua nas áreas de desenvolvimento, suporte e treinamentos online.
Atualmente, o portfólio de serviços da ABC71 é formado pelas ofertas: ERP Pronto, sistema SaaS com conceito em nuvem, com foco em médias empresas; e o ERP Ômega, nas versões on premise e cloud, com foco em médias e grandes. Vale destacar que ambas as soluções contam com os módulos financeiro, contábil, fiscal, compras, administrativo, comercial e industrial.
A base de clientes é formada por empresas de médio e grande porte, contando com a diversificação de segmentos que vão desde alimentício, plástico e embalagens, químicos e farmacêutico, autopeças, metalúrgico e demais setores da indústria, inclusive, no setor de distribuição.
Se o passado é só um preparo do que virá no futuro, o ano de 2025 já começou com novidades para a ABC71. A empresa que tem inovação no seu DNA, recentemente, incorporou nas operações a startup Aloee, sistema MES e APS feito para indústrias, que facilita o planejamento e controle de produção em tempo real.
Hoje, a empresa vive uma nova fase e se prepara para os próximos 50 anos. “Temos muito orgulho da trajetória que construímos até aqui. Enfrentamos altos e baixos, mas sempre encontramos o caminho para cumprir nosso principal objetivo: fazer a diferença no dia a dia de nossos clientes e parceiros. Estamos entusiasmados com o que vem pela frente e confiantes de que seguiremos crescendo, acompanhando a evolução tecnológica para oferecer sempre o melhor atendimento e serviço”, finaliza Barbosa.