VCAT adota SAP B1
Postado por Redação em 05/06/2025 em NotíciasCom o ERP, fabricante de barcos obteve maior controle dos processos
A VCAT acaba de adotar o SAP Business One. O projeto foi conduzido pela G2.
Sediada na cidade de Itatiba/SP e com mais de 14 anos de história, a VCAT está presente em todo o território brasileiro e em países como Argentina, Uruguai e Paraguai. Responsável por produzir o maior pontoon fabricado em série no mundo, o Alvorada 1100, a empresa atingiu a marca de mais de 800 embarcações produzidas.
Diante do crescimento registrado nos últimos anos, surgiu a necessidade de adotar um sistema de gestão que suportasse a expansão da empresa e controlasse os processos de ponta a ponta, atendendo às especificidades do segmento. Assim, a companhia decidiu adotar o sistema SAP.
Após ampla pesquisa de mercado, optou pelo SAP Business One, como explica Benedito Neto, CEO da VCAT. “A escolha da solução ocorreu de forma natural, uma vez que a ferramenta se encaixava no principal requisito que estabelecemos: obter controle da produção, atendendo às características do nosso negócio. Além disso, o fato de a solução integrar o portfólio da SAP nos deu ainda mais confiança, já que, desde o início, havíamos definido que aderiríamos a esse ecossistema, por já termos conhecimento dos processos”, pontua.
Após a definição do ERP, a VCAT escolheu a G2 como responsável para liderar essa jornada. “Tivemos uma boa interação com a G2 desde o primeiro encontro. O time demonstrou disposição em entender nossas demandas e, a partir disso, traçar o melhor caminho para seguirmos. Isso nos transmitiu tranquilidade e a convicção de que escolhemos o parceiro certo para nos apoiar nessa jornada”, afirma Neto.
Motivo de orgulho para Beto Vieira, CEO da G2: “Realizar o projeto de implementação na VCAT, uma empresa pioneira no segmento de embarcações, nos enche de satisfação. Além disso, é gratificante acompanhar o salto de desenvolvimento que a organização passa a ter, com processos alinhados e maior controle das operações — tudo isso por meio do SAP Business One”, diz.
O projeto teve duração de 11 meses e utilizou a metodologia G2 by Inteli, que reduz em 60% o tempo de implementação do SAP Business One. Durante as etapas, foram envolvidas as áreas de CRM, pedidos, compras, estoque, contas a pagar e a receber, e fiscal — todas hoje integradas ao ERP. Com isso, a VCAT passou a ter controle total da linha de montagem, rastreamento de peças, obrigações fiscais e backoffice.
Com o sucesso do projeto, a VCAT mantém elevadas expectativas. “Temos, como parte dos nossos princípios, o uso da tecnologia em todo o nosso processo de construção. Agora, com o SAP Business One, damos mais um passo rumo ao nosso propósito, com uma ferramenta altamente eficiente que, sem dúvida, dará suporte para crescermos e avançarmos ainda mais”, finaliza o CEO da VCAT.