Após problemas com software, Mirage Móveis faz troca de ERP e melhora gestão de processos
Postado por Redação em 04/04/2025 em NotíciasOs problemas que a Mirage Móveis sofria com o antigo software, como erros na emissão de orçamentos e de pedidos, foram corrigidos após a adoção de um novo ERP
A Mirage Móveis, empresa fabricante de mobiliário corporativo relatou a melhoria na gestão de seus processos a partir da contratação de um novo ERP. A empresa trabalhava com um software de gestão durante quase 15 anos, mas sentiu que o produto em questão não atendia todas as necessidades que a empresa necessitava.
A empresa não divulgou qual software de gestão utilizava anteriormente, mas conforme Francisco Júnior, diretor da Mirage: “O software anterior que utilizávamos não tinha todas as funcionalidades que necessitávamos, então começamos a analisar o mercado para buscar outra ferramenta. Então, nós trouxemos toda a nossa equipe para a tomada de decisão, selecionamos três ou quatro ferramentas, e começamos a levantar os prós e contras de cada uma, até encontrarmos aquela que se adequaria melhor às nossas necessidades. Foi então que decidimos, como empresa, seguir com a Nomus, o ERP Nomus Industrial."
Os problemas que a Mirage Móveis sofria com o antigo software, como erros na emissão de orçamentos e de pedidos, foram corrigidos após a adoção do Nomus ERP Industrial: “Aconteciam erros muito básicos, que eventualmente eram corrigidos, mas voltavam a acontecer no sistema. Por isso, foi muito prazeroso poder mudar de sistema, e abandonar esse tipo de problema. Agora conseguimos trabalhar de forma muito mais fluida, receber os relatórios de forma rápida, e poder analisar os dados com maior tranquilidade. Antes, tínhamos uma demora muito grande na geração dos relatórios. Agora, o tempo que demorava na geração do relatório é o tempo que eu gasto na análise dele. Então é muito mais proveitoso, e otimizou muito tempo não só meu, mas de toda a empresa”, complementa Francisco.
Atualmente, praticamente todas as áreas internas da Mirage Móveis são gerenciadas através do Nomus ERP Industrial. Entre aquelas que foram mais impactadas, Francisco destaca duas: a parte comercial e a parte logística:
“Uma questão que era muito problemática antes da implementação do ERP da Nomus era o controle de estoque, pois quando fazíamos a venda de alguns produtos, no momento que a venda era feita, a entrega acabava demorando um determinado tempo, então era muito importante indisponibilizar do nosso estoque aquele produto, para que não fosse vendido mais de uma vez. Isso gerava uma dor de cabeça para nós no sistema antigo, mas agora, com o ERP da Nomus, se tornou muito mais fácil, então agora a partir da emissão da nota, o produto não fica mais disponível para venda”.
“Além disso, na parte comercial, nós tínhamos um problema de alguns vendedores que não colocavam a condição de pagamento específico, especificando quanto foi vendido no cartão, quanto foi vendido no Pix, quanto foi no boleto. Atualmente, através da ferramenta, a gente sabe qual o percentual de vendedores que não fez essa correlação, o que torna muito mais fácil detectarmos quem são essas pessoas, e corrigir os erros. Antigamente, nós tínhamos um percentual muito alto de pedidos que não eram correlacionados, de 20 a 30%. Hoje, somente em 1% dos pedidos passamos por essa situação”, comenta Francisco.
Além da otimização dessas áreas, a Mirage também observou melhorias nas áreas de produção, chão de fábrica, compra de materiais, financeiro e emissão de notas. O impacto latente em todas essas áreas, associado a uma melhoria na gestão e organização de dados, leva a Mirage a pensar em um futuro de muito tempo de parceria com a Nomus:
“A escolha do ERP é como se fosse um casamento, é algo que a gente escolhe para passar o resto da vida. Fico muito feliz de ver todo o crescimento que a Nomus teve nos últimos anos, é gratificante ver como a empresa tem crescido e se mantendo sempre atualizada, buscando atualizar a ferramenta com mais integrações, e sempre a empresa foi muito transparente e sincera conosco. Isso nos dá confiança de continuar trabalhando muito mais tempo com a Nomus, e certamente é um parceiro que contamos para continuar nos ajudando a crescer nos próximos anos", finaliza Francisco.