Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Novo normal nos negócios: ou muda ou morre!

Postado por Fábio Túlio Felippe, diretor de Inovação da Sankhya em 08/09/2020 em Artigos

Fábio Túlio Felippe, diretor de Inovação da Sankhya

Nossos comportamentos, hábitos, expectativas e paradigmas foram chacoalhados e abalados com esta pandemia gerada pelo vírus da doença Covid-19. 

Basta prestarmos atenção em como nos comportamos, avaliamos e vemos as coisas, que perceberemos diversos impactos. Nosso "timing", nossas necessidades, a aceitação ou não de muitas coisas, tudo foi afetado. Hoje temos outro senso de urgência, e dentro das empresas o cenário não é diferente.

Dentre as mudanças que já ocorreram, que estão em andamento, e tendem a acontecer no mundo corporativo, podemos destacar algumas.

A primeira é o fato de que tudo que puder ser automatizado e digitalizado, deve ser feito e está em andamento de forma ainda mais acelerada nestes dias, pois se trata da única maneira das empresas se tornarem mais competitivas e rápidas. Não espere mais para fazer aquela análise sobre um processo manual, que pode ser automatizado. Agilize e coloque em prática agora, racionalizando ao máximo seus processos.

Em segundo lugar, quando falamos assim, vem sempre aquela questão: com a automatização, vamos cortar vagas de empregos? A resposta é não, pois a tendência é que para cada vaga que se fecha no modelo antigo, se abram novas oportunidades.

Tudo está muito mais dinâmico e o tão falado ‘novo normal’, significa uma nova forma de se fazer as coisas acontecerem, com tudo muito mais ágil e utilizando a tecnologia para revisar os processos e práticas corporativas.

Não voltaremos àquele normal que vivíamos e estava em fase de transformação. Temos que enxergar estes cenários como um filme e não uma foto, pois tudo está em movimento e muito mais intenso. É fundamental nos adaptarmos às mudanças que o mundo já adotou, mas às vezes muitos ainda estavam apenas observando, como é o caso da Inteligência Artificial, da digitalização, automação e muitas outras transformações.

Para ajudar as companhias nacionais a acompanharem as mudanças que estão ocorrendo agora, em todo o mundo, listo aqui 5 dicas que devem ser colocadas em prática quanto antes:

Digitalização: Muitas coisas físicas estão sendo mudadas para o digital, como assinaturas eletrônicas, CNH, contratos, reuniões à distância, as diversas “Lives" que temos tido acesso, entre outros.

Faça um exercício e identifique os pontos e oportunidades de digitalização no seu negócio e outras atividades, muitas vezes são tão óbvios que podem estar passando despercebidos, eles afetam os custos e alguns deles afetam também o meio ambiente.

Automatização: Inspirado no pensamento de Gino Wickman, fundador da EOS Worldwide,“Sistematize o previsível para que você possa humanizar o excepcional”, identifique as atividades que podem ser automatizadas em seu negócio, pois elas consomem atenção recorrente de pessoas com custos repetitivos que poderiam ser melhor empregados em atividades que exploram melhor os sentidos e percepções do ser humano.

E-commerce: Se você está pensando se deve aderir ao e-commerce, não pense mais, faça já! Implante esta forma de venda e/ou apresentação de seus produtos e serviços, que para muitos tem sido a única opção neste momento de pandemia.

Muitos dos novos hábitos do consumidor, como as compras online, deverão permanecer após a pandemia e ainda tendem a ser melhor explorados.

Jornada do Cliente: Monitorar e conhecer a jornada de cada cliente é essencial para a busca do chamado Sucesso do Cliente, que é quando os clientes alcançam o resultado desejado com o uso do seu produto ou serviço tendo uma experiência apropriada. Essa é uma tendência forte e que gera um nível de competitividade muito alto.

Existem muitas empresas fazendo isso, mais e melhor. Por isso, é fundamental que gestores e empresários estejam atentos às tendências de mercado e consumo, o que permitirá personalizar de forma ainda mais intensa as experiências oferecidas aos consumidores, buscando os melhores resultados de vendas.

Ainda adiciono a Colaboração: Vivemos tempos de alta demanda por personalização, seja de experiências, produtos ou serviços, uma vez que cada consumidor fica mais exigente, o que acaba levando à especialização.

O foco na especialização abre espaço para as parcerias e colaborações. Nessa onda estamos vendo vários novos negócios que crescem exponencialmente como Ifood, Airbnb, Uber e vários outros menores que deverão gerar alto impacto nos modelos tradicionais.

Você deve ter percebido que as 5 dicas viraram 6! Este é um exemplo do que estão chamando de "novo normal”, ele é altamente dinâmico e com aprendizado constante.

É certo que muitas coisas não voltarão a ser como antes, pois houve uma transformação e mudança de expectativas do consumidor. Portanto, fique atento às oportunidades que estão aí, muitas vezes bem perto de nós, mas que não conseguimos enxergar por conta de nossos hábitos, expectativas e paradigmas!

Postado por Fábio Túlio Felippe, diretor de Inovação da Sankhya em 08/09/2020 em Artigos