Indústria farmacêutica: Validação de sistemas garante segurança e integridade dos dados
Postado por Redação em 04/04/2025 em NotíciasHead de Serviços da SoftExpert comenta sobre a solução all-in-one da empresa que assegura a conformidade dos sistemas informatizados com normas e regulamentações
Tiago Firmino, Head de Serviços voltados à indústria farmacêutica da SoftExpert - Foto: Divulgação
Um estudo da Deloitte em parceria com o MIT Sloan Management Review constatou que apenas 20% da indústria farmacêutica é digitalmente madura. Para os líderes do setor, a virada digital é prioridade (58%), sendo que 79% esperam investir em novas iniciativas.
Neste sentido, empresas como a SoftExpert auxiliam nesta trasformação digital. Atualmente, a digitalização do setor farmacêutico representa 15% do faturamento total da marca, de acordo com o balanço de 2024. Em seu portfólio de clientes, a empresa comenta que agrega 30% dos maiores players do mercado nacional, como Eurofarma, Hypera Pharma, Grupo NC, União Química, Libbs, entre outros.
De acordo com a SoftExpert, a falta de validação de sistema das soluções de conformidade é uma das principais dores observadas pela marca no segmento. Considerando a alta regulamentação da indústria farmacêutica, os sistemas informatizados precisam de inspeção constante. Pela falta de tempo hábil e de investimento para essas demandas, parte das empresas ainda não possui sua área de validação estruturada e seus sistemas em acordo às normas vigentes.
O processo visa a garantir que todos os sistemas informatizados de uma empresa atendam às Boas Práticas Regulatórias. A validação é baseada em uma abordagem de análise e testes orientados por risco, com o objetivo de identificar possíveis falhas nos sistemas informatizados que possam impactar a qualidade do produto, a integridade dos dados ou a segurança do paciente — como em processos críticos na produção de medicamentos. Dentre os principais objetivos da validação de sistemas estão: garantir a qualidade e a segurança dos processos; proteger a saúde do consumidor; reduzir falhas nos sistemas informatizados; assegurar a rastreabilidade de resultados e documentos; e mitigar riscos operacionais e regulatórios.
Embora a validação de sistemas seja simples em sua definição, sua implementação é complexa, pois envolve múltiplos processos e tecnologias que exigem uma equipe especializada, multidisciplinar e atenta aos detalhes. Esse é um dos principais diferenciais da Suite — solução all-in-one da SoftExpert — que assegura a conformidade dos sistemas informatizados com normas e regulamentações internacionais.
“Quando utilizada em conjunto com as demais ferramentas disponíveis na plataforma, como planejamento corporativo e gestão de documentos, a validação de sistemas possibilita a além da economia de recursos e tempo a partir da organização de ponta a ponta nos processos, o que impacta na segurança do mercado e da sociedade, agilizando a distribuição de produtos e serviços”, avalia Tiago Firmino, Head de Serviços voltados à indústria farmacêutica.
Outro benefício atrelado à validação de sistemas é a garantia da integridade de dados às indústrias, uma vez que a etapa assegura que a conformidade de coleta, processo e armazenamento de informações estejam funcionando de acordo com as especificações e exigências regulatórias. “Nessa linha, outros diferenciais da solução - e benefícios de utilização - são custo competitivo a nível global e a possibilidade de unir todos os processos corporativos em uma só ferramenta que centraliza e integra diversas áreas e projetos da companhia, promovendo agilidade, segurança e conformidade para as indústrias”, finaliza Firmino.