MRS Logística migra para SAP S/4HANA para sustentar transformação digital e crescimento
Postado por Redação em 24/08/2023 em MercadoNovo ERP dará sustentação para necessidades que advêm da renovação do contrato de concessão por mais 30 anos
Imagem: MRS Logística migra para SAP S/4HANA(divulgação)
A MRS Logística estruturou seu processo de transformação digital com o SAP S/4HANA e soluções na nuvem que suportam processos de gestão e backoffice da companhia. Com isso, a empresa brasileira de logística e transporte ferroviário evoluiu tecnologicamente, passando a contar com uma plataforma mais moderna e integrada. O projeto começou a rodar na empresa em janeiro deste ano e está na terceira fase.
O projeto teve início em 2019, quando a gestão de TI apontou a necessidade de revisão do parque tecnológico, que, até então, possuía cerca de 800 personalizações e sistemas satélites. Outra motivação foi a renovação do contrato de concessão da MRS por mais 30 anos, mediante assinatura de aditivo junto ao Poder Concedente. A companhia já operava o transporte ferroviário de carga na Malha Sudeste desde 1996.
Ouça o ERP Cast clicando aqui.
“Foi um projeto desafiador, envolvendo mais de 6500 funcionários, muitos usuários do sistema e muitas interfaces”, destaca Eduardo Simão e Silva, gerente de projetos MRS Logística.
Com a prorrogação da concessão, a empresa seguirá responsável pela operação da malha de 1.643 km de extensão da principal infraestrutura ferroviária da região sudeste, perpassando os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com operação nos portos de Santos, Itaguaí, Sudeste, Guaíba e Rio de Janeiro.
Gerente de sistemas da MRS Logística
De acordo com Márcio Cláudio Maciel, gerente de sistemas da MRS Logística, essa renovação leva a empresa para outro patamar e exigirá mais obras e suporte tecnológico. A transformação digital na MRS exigiu um sistema atualizável, com a possibilidade de se acrescentar novas funcionalidades, o que não era possível no antigo sistema usado pela empresa.
“A MRS Logística é um parceiro estratégico para a SAP em um setor de extrema importância para a economia brasileira. Permitir que as cargas levadas pelos seus trilhos cheguem ao destino final com toda a informação e tecnologia em nuvem da SAP é muito relevante para nós”, afirma Rodrigo Susaki, vice-presidente de SAP S/4HANA da SAP Brasil.
Quer conhecer melhor o Portal ERP? Nos acompanhe no Instagram e participe também no LinkedIn.
O software foi adotado em grande parte de áreas e processos da empresa, com foco no backoffice e na manutenção dos ativos ferroviários.
Implantação do SAP S/4HANA
O projeto de implantação foi dividido em três ondas: módulos preliminares e aplicações digitais (soluções que podem ser implantadas em paralelo à fundação ERP, pouco integradas e que trazem benefícios mais rápidos para as áreas de negócios); ERP Fundação (implantação do SAP S/4HANA, com cobertura funcional de todo o backoffice e manutenção); e ERP Extensão e aplicações avançadas (soluções de extensão do ERP implantadas sobre a fundação acrescidas de aplicações especializadas e específicas que trazem inteligência embutida).
Para a MRS, um dos grandes benefícios que a SAP para a sua gestão é a integralidade de dados.
“Se eu não tiver o dado correndo perfeitamente do início ao fim do processo, o processo tem de ser refeito. Se tenho garantia de que o dado será transmitido de forma íntegra, será melhor para qualquer integração que tiver ou aplicação avançada”, destaca Eduardo Simão e Silva, gerente de projetos MRS Logística.
Saiba mais: