Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

ERP para construção civil: saiba como funciona

Postado por Marcio Silva, CEO da W3ERP em 24/06/2020 em Artigos

Processos de contabilidade, folha de pagamento e gerenciamento de projetos, são algumas das atividades que as construtoras devem administrar. Por isso, é praticamente impossível gerenciar estes custos e otimizar as atividades dos canteiros de obras sem utilizar um sistema de gestão específico para a construção civil.

Com o atual cenário econômico, é fundamental estar preparado para superar desafios e garantir qualidade no mercado. Assim, o software de gestão surge para apresentar ferramentas importantes, integrando processos inteligentes que permite maior desempenho da empresa. Deixando de lado a gestão “manual” e reduzindo custos e operações.

Portanto, escolher um ERP pode não ser uma tarefa fácil, mas é preciso que além de atender as demandas da construção civil, o software contribua para o impulsionamento e crescimento da empresa no mercado. Quer saber mais sobre esse tipo de sistema, quais são as características de um ERP? Continue a leitura!

O que é ERP para construção civil?

Software de gestão, ERP é um sistema que possibilita integrar em uma única ferramenta todas as atividades da empresa, ou seja, permite que gestores e empresários tenham um detalhamento de todas as operações da organização. E dentro das vastas ofertas do mercado, existem opções que atendem especificamente o segmento da construção civil mesmo com suas características e particularidades, otimizando tarefas diárias de construtoras.

Além do controle administrativo e financeiro da construtora, gestores e responsáveis encontraram em um sistema, informações de áreas como suprimentos, orçamentos e vendas, podendo gerenciá-las de maneira mais analítica e condizente com a estrutura da empresa.

O que um ERP para construção civil deve ter?

Algumas funcionalidades do ERP se destacam especificamente por gerenciar projetos de construção. Essas funcionalidades são desenvolvidas em módulos, que são interfaces onde as informações e dados poderão ser exportadas de acordo com o setor. Práticas arcaicas como a utilização de planilhas deixam de existir para dar lugar a um sistema automatizado e seguro. Conheça alguns recursos do ERP para sua construtora.

CRM

Customer Relationship Management, consiste em um sistema de gestão de relacionamento com os clientes. Com o recurso, a construtora poderá acompanhar e registrar de forma simples todo processo de fidelização do cliente, além de poder acessar as informações de qualquer lugar e a qualquer momento, otimizando todas as negociações.

Emissão de nota fiscal

O módulo fiscal além de estratégico é muito importante para que a construtora garanta a legalidade do seu negócio e a confiança do mercado. Com o sistema ERP diversos processos serão otimizados, como a sua emissão, fluxo de caixa e conciliação bancária. Esse recurso reduz chances de quaisquer erros ou transtornos que possam levar prejuízos a organização.

Gestão financeira

Ele garantirá um controle rigoroso dos resultados da construtora, assegurando a gestão total das movimentações financeiras em tempo real. Essa ferramenta poderá ser customizada de acordo com as necessidades da empresa, garantindo segurança e otimização da redução de custos, além de auxiliar no acompanhamento de eventualidades financeiras e recursos empresariais.

Gestão de produtividade

Essa é uma das particularidades que mais envolvem a construção civil. Também conhecido como módulo PCP, ele contribuir para que gestores e engenheiros possam acompanhar todos os processos do canteiro de obras. Com o sistema de gestão ERP é possível acompanhar todo o ritmo da obra, seguindo às expectativas do cliente e o escopo do projeto

Mapeamento de riscos

Para a realização de qualquer obra, é preciso ter sua previsibilidade de riscos. Esse mapeamento tem como objetivo evitar danos maiores principalmente na saúde dos colaboradores. Por isso, o ERP para o setor de construção civil deve, de maneira cuidadosa e inteligente, registrar dados sobre o ambiente, local de trabalho, e laudos regularizados pelas autoridades.

Podemos perceber que o software ERP é um forte aliado da construção civil. O sistema consegue atuar em todas as operações de um projeto da construtora, tendo uma gestão integrada, com acessos rápidos e seguros para que tanto os gestores quanto os engenheiros possam tomar decisões assertivas no canteiro de obras.

Postado por Marcio Silva, CEO da W3ERP em 24/06/2020 em Artigos