SONDA Brasil apresenta soluções para substituição do SAP GRC e adequação à Reforma Tributária
Postado por Redação em 23/04/2025 em NotíciasIntegradora orienta na escolha entre SAP DRC ou soluções próprias, garantindo a continuidade operacional e a conformidade fiscal das empresas no novo cenário fiscal
Com o fim do suporte ao módulo SAP GRC NFe, que gerencia as notas fiscais eletrônicas – programado para 31 de dezembro de 2025, as empresas brasileiras enfrentam um novo desafio: migrar para o SAP DRC, ou adotar uma outra solução de mercado de emissão e recebimento de NFe.
Para apoiar nessa transição de maneira assertiva, a SONDA Brasil está promovendo um assessment estratégico que visa identificar e implementar a solução que melhor atenda às necessidades de cada uma das organizações.
Considerando fatores como a plataforma ERP utilizada (SAP ECC ou SAP S/4HANA), volume de emissão de documentos fiscais e complexidade das operações tributárias, a integradora recomenda a melhor alternativa entre diferentes soluções. Uma das opções é a implementação do Comply e-Docs, solução proprietária da SONDA que substitui integralmente o SAP DRC e se destaca pelo suporte à mensageria de notas fiscais de serviço para centenas de prefeituras, além de estar recebendo investimentos estratégicos, considerando os impactos da Reforma Tributária.
O roadmap inclui atualizações alinhadas ao novo layout de NF-e previsto para maio e de NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) para junho de 2025, conforme cronograma oficial do Fisco.
Já para empresas que já possuem a licença do SAP DRC (Document and Reporting Compliance), solução em nuvem para mensageria fiscal que substitui o SAP GRC, a SONDA realiza a implementação, garantindo uma transição eficiente e segura.
De acordo com Leandro Risseto, gerente de produtos fiscais da SONDA Brasil, considerando o prazo apertado para o fim do GRC e a corrida da Reforma Tributária, a SONDA recomenda que as empresas iniciem o planejamento o quanto antes. “O assessment permite estruturar uma estratégia eficaz e alinhada à realidade de cada empresa e o posicionamento da SONDA, como uma empresa agnóstica, permite recomendar tecnologias que acompanhem o momento do cliente, além de aportar crescimento sustentável a longo prazo, minimizando riscos e assegurando conformidade fiscal”, finaliza ele.