Vivara migra para SAP S/4 HANA
Postado por Redação em 16/01/2023 em NotíciasO escopo do projeto vai atender todas as áreas da empresa em todas as unidades de negócios. Isso inclui finanças, contábil, vendas, produção, suprimentos, importação, recursos humanos, manutenção, transporte e tecnologia
A Vivara, rede de joalherias da América Latina, está migrando para o SAP S/4 Hana, a última versão do software de gestão da multinacional, e modernizando sua arquitetura de sistemas com a Digibee, uma empresa de São Paulo especializada em tecnologia para integração de sistemas.
O escopo do projeto vai atender todas as áreas da empresa em todas as unidades de negócios. Isso inclui finanças, contábil, vendas, produção, suprimentos, importação, recursos humanos, manutenção, transporte e tecnologia. A primeira fase foi concluída em outubro de 2022 e, para mitigar riscos na fase de implantação, foi definido um planejamento e ações para cada uma das atividades exercidas pelas áreas impactadas na substituição do sistema.
“No plano de cutover, definimos a prontidão (ou disponibilidade) das atividades impactadas e a estratégia de seleção e migração dos dados para o novo sistema. Para uma mudança dessa magnitude, é fundamental considerar o aspecto humano desta transformação”, conta Orlando Andreotti, diretor de TI na Vivara.
Para ajudar a preparar a organização e os seus stakeholders para as mudanças, a empresa contou com uma estratégia de Gestão de Mudanças Organizacionais (GMO). Segundo a SAP, os potenciais resultados após a implementação e uso do software são: 20% de redução em custos de estoque; 50% de redução no tempo de processo de faturamento e 30% de redução do custo total de propriedade.
"Por meio da parceria com a Digibee, a Vivara também reduz os custos e prazos do projeto, aumenta e efetividades dos testes e qualidade da solução, garante o sincronismo dos dados e permite maior agilidade na manutenção e atualização dos sistemas, pois estabelece um desacoplamento entre as aplicações”, destaca Andreotti.
Fundada em 1962, a Vivara começou como uma loja familiar no centro de São Paulo e, hoje, é uma das maiores redes de joalheria da América Latina, com mais de 300 pontos de vendas em operação, entre lojas Vivara, lojas Life By Vivara e quiosques, além do e-commerce. No segundo trimestre de 2022, a companhia registrou lucro líquido de R$ 89,8 milhões, alta de 10,1% na comparação ano a ano. Listada no Novo Mercado da B3 desde 2019, a empresa conta com mais de 2,9 mil funcionários.
“Com a implementação do novo sistema, podemos lidar com a concorrência mais acirrada e garantir aos nossos clientes serviços digitais, um requisito absolutamente crucial nos dias de hoje de forma sustentável. Estamos preparando a Vivara para os próximos 60 anos”, afirma Paulo Kruglensky, CEO da Vivara.