Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Veja como importar XML no RM de forma automatizada

Postado por Tercilio Stedile Jr, CEO na ConexãoNF-e em 20/08/2020 em Artigos

O uso da tecnologia vem se tornando cada vez mais frequente e necessário.

Hoje em dia, é visível que muitos processos sequer podem ainda ser feitos de forma manual, afinal, há atividades que são lentas e repetitivas, e tanto desgastam o físico e psicológico dos colaboradores, como também geram desperdício de tempo e dinheiro para as empresas.

No rol de novas atividades que estão sendo automatizadas, entra o lançamento de Documentos Fiscais em ERPs, e com a solução certa, já é possível importar XML automaticamente no RM, sem digitar a chave de acesso.

Qual é o problema do lançamento manual?

Quem ainda é adepto ao processo manual de lançamento deve estar se perguntando: “por que eu deveria investir na automatização?”, eis o motivo:

Em um processo manual de lançamento de XML, um ou vários profissionais do ramo fiscal perdem boa parte de seu tempo digitando chaves de acesso a partir de DANFes, além de precisar preencher outros vários campos de informações das notas.

Os riscos de erros são grandes, afinal, se trata de uma rotina estressante para o setor, e o retrabalho pode se tornar algo comum. Todo o tempo gasto nesse processo poderia ser melhor realocado em atividades mais estratégicas e que valorizam os profissionais da sua empresa.

Além disso, se houverem erros despercebidos, as contas do mês podem não fechar, levando à uma paralização maior atrás dos documentos ou até mesmo penalidades com a SEFAZ.

Como funciona essa tecnologia:

Primeiro, você deve saber que este processo deve ser automatizado desde o seu início, ou seja, do recebimento na SEFAZ e prefeituras, a partir de uma ferramenta que capture todas as NFes, NFSes e CTes e guarde na nuvem para a consulta.

A partir disso, todos os XMLs vão, por integração, direto para o ERP RM, eliminando o processo manual de procurar as notas e digitar as chaves de acesso. Este mesmo integrador importa também os XMLs emitidos pela própria empresa, de forma centralizada.

Com todos os arquivos já no RM, basta fazer validações de segurança e o documento já estará lançado! Com isso, o lançamento de documentos no ERP pode ser até 80% mais rápido!

Como aderir à importação automática de XML no RM?

Para aderir à importação automatizada, busque por um sistema no mercado que ofereça o processo fiscal completo, desde o recebimento até sua importação.

Algumas soluções oferecem apenas o recebimento dos XMLs, e outras só fazem a importação. Optar por um software especialista nas duas pontas do processo garante um melhor desempenho fiscal e o suporte à ferramenta também é facilitado.

Esteja atento a todas as funcionalidades que o sistema escolhido oferece, se ele consegue entregar tudo o que o setor fiscal da sua empresa necessita, de forma a melhorar os processos na totalidade.

 

Postado por Tercilio Stedile Jr, CEO na ConexãoNF-e em 20/08/2020 em Artigos