Unimed Ceará integra informações clínicas com ERP InterSystems
Postado porRedação
em 16/09/2013 em NotíciasA InterSystems acaba de fechar seu primeiro contrato no Brasil envolvendo a plataforma estratégica de integração de informações clínicas HealthShare,...
A InterSystems acaba de fechar seu primeiro contrato no Brasil envolvendo a plataforma estratégica de integração de informações clínicas HealthShare, com a Unimed Ceará, que compreende nove Unimeds filiadas. O projeto está em fase piloto na Unidade Cariri (com sede em Juazeiro do Norte) e deve ser implantado em toda a Rede Unimed do estado em cerca de 12 meses.
O HealthShare permite às organizações de saúde capturar e compartilhar todos os dados do paciente e fornecer análises em tempo real que impulsionam a tomada de decisão ao longo de uma rede de hospitais, comunidades, regiões ou países. O software facilita ainda a interoperabilidade estratégica, permitindo iniciativas importantes, tais como a gestão de saúde da população, a coordenação dos cuidados e o envolvimento da comunidade.
No projeto teste, o sistema vai reunir em uma única fonte de consulta todas as informações clínicas dos pacientes que utilizam a estrutura da Unimed Cariri, atualmente com dois hospitais, dois laboratórios e cinco clínicas - o que compreende 30 mil vidas.
A expectativa é melhorar ainda mais o atendimento aos usuários Unimed, oferecendo serviços mais rápidos e de qualidade. ?Nossos profissionais poderão compartilhar informações vitais do paciente, como alergias, hipertensão e diabetes, podendo traçar um diagnóstico mais rápido, preciso e baseado em informações seguras e em tempo real, geradas pelo sistema da InterSystems?, explica Darival Bringel de Olinda, presidente da Unimed Ceará.
Segundo ele, a integração das informações entre as unidades da Rede proporcionará redução de custos ao evitar o excesso de pedidos de exames e agilizará muito o atendimento, já que os médicos terão acesso fácil a informações assertivas para tomada de decisão. ?Também poderemos definir melhor nossas políticas de gestão, para oferecer à população uma medicina de qualidade, reforçando nossa imagem de respeito no mercado?.
Ele comenta como foi a escolha pela fornecedora de TI. ?Estivemos no Chile, onde a InterSystems tem um grande projeto envolvendo a área de saúde pública do país, e conversamos com médicos e enfermeiros para saber como estava sendo a experiência deles. Todos estavam muito satisfeitos com o projeto, mas o que mais me impressionou foi o retorno dos pacientes que passaram a se sentir mais valorizados e respeitados, a partir de um atendimento de melhor qualidade proporcionado pela tecnologia?.
O executivo ressalta ainda que o perfil dos profissionais da InterSystems também motivou a parceria. ?É uma equipe altamente qualificada que, além do conhecimento técnico demonstrou saber as necessidades específicas que temos em nosso negócio, oferecendo um suporte e orientação muito eficazes. Por isso tenho certeza que fizemos a escolha certa?, diz.
Para Carlos Eduardo Nogueira, CEO da InterSystems para a América Latina, a conquista vem comprovar a liderança da empresa em projetos envolvendo o conceito de Saúde Conectada, que consiste no compartilhamento das informações clínicas dos pacientes, entre diferentes organizações de saúde. ?É um grande passo que damos no Brasil. Temos uma estrutura pronta para atender a demanda do mercado brasileiro no que se refere à melhoria dos serviços de saúde, tanto pública, quanto privada, a exemplo nosso maior projeto no país em toda a área de saúde pública no Distrito Federal, que já beneficiou mais de 4 milhões de pessoas?.
Fonte : Assessoria de Imprensa InterSystems
Redação
em 16/09/2013 em Notícias