Três empresas concentram 82% do mercado brasileiro de ERP
Postado porRedação
em 28/01/2013 em NotíciasA concentração de mercado no mundo dos ERPs cresceu. De acordo com a 23a Pesquisa Anual do Uso de TI,...
A concentração de mercado no mundo dos ERPs cresceu. De acordo com a 23a Pesquisa Anual do Uso de TI, produzida pela FGV, sob a coordenação do diretor-executivo e diretor-geral da FGV-EAESP Fernando S. Meirelles, três fabricantes concentram 82% do mercado de ERPs no Brasil. Pela ordem, TOTVS (38%), SAP (28%) e Oracle (16%) lideram o segmento.
Quando se avalia a presença das fabricantes por porte de empresas, a TOTVS permanece com amplo domínio no segmento de pequenas e médias, chegando a um market share de 53%, na outra ponta, a SAP garante 51% de participação entre as grandes empresas da amostra. A Infor, que nos outros anos aparecia com 5% da fatia no mercado geral de sistemas de gestão, viu sua participação de mercado reduzir e está no grupo de 'outros'.
Uma das novidades da pesquisa deste ano está em avaliar o segmento de inteligência analítica, grupo que reúne soluções como BI, CRM e BA. A SAP apareceu como líder do consolidado com market share de 20%, seguida por Oracle (18%), TOTVS (16%), Microsoft (10%) e IBM (10%).
A pesquisa avaliou também o mercado de sistemas operacionais para servidores e um ponto ganhou atenção: o vácuo deixado pela Novell está sendo tomado, principalmente, pela Microsoft com o Windows Server, que lidera com 68% de share. O Linux, que há três anos se mantinha na segunda posição com 20%, viu seu uso cair para 18%, já as variantes de Unix aparecem com 11%. O estudo contabiliza as respostas de 2,180 mil empresas.
Redação
em 28/01/2013 em Notícias