Transportadora inicia certificação com auxílio do ERP
Postado porFátima Costa
em 12/10/2016 em MercadoEntre as iniciativas que começaram a ser adotadas pela empresa, estava o investimento em uma solução para aprimorar a gestão...
Entre as iniciativas que começaram a ser adotadas pela empresa, estava o investimento em uma solução para aprimorar a gestão dos negócios, que resultou na aquisição do software da Sankhya, desenvolvedora de sistemas de gestão empresarial para médias e grandes empresas.
?Antes de optarmos pela Sankhya, os processos de todas as áreas do nosso negócio eram realizados de forma manual e sem integração entre eles, o que gerava informações desencontradas prejudicando a gestão como um todo?, avalia Francismar Oliveira, gerente de projetos do Grupo.
Ele reforça que o principal objetivo do projeto era otimizar os processos internos, eliminar erros de digitação e garantir informações confiáveis e precisas para tomada de decisão.
O ERP Sankhya foi implantado em 2013 e na avaliação de Oliveira, foi o ponto essencial para que a empresa pudesse dar início ao processo que envolve a conquista da certificação ISO, no final de 2015.
?A certificação requer procedimentos rigorosos e o controle preciso das informações do negócio. Neste sentido, o sistema da Sankhya foi fundamental para conseguirmos cumprir com essas exigências?, explica.
A partir da certificação da transportadora, o grupo estará apto a aumentar o escopo de serviços e atender, além das suas próprias empresas, as distribuídoras de combustíveis ligadas a grupos externos.
O controle do tráfego, manutenção e inspeção da frota de veículos, folgas, horas extras, e viagens realizadas pelos motoristas, foram alguns dos desafios que a empresa conseguiu solucionar com a implantação do sistema.
?A maior parte dessas informações eram controladas com uma solução desenvolvida internamente, que utilizava planilhas de forma desconcentrada e manual. No sistema Sankhya conseguimos criar rotinas de forma personalizada, de acordo com as necessidades específicas que nosso negócio requer?.
Além de mais confiança nas informações, o novo modelo de gestão de negócios proporcionado pelo ERP possibilitou mais agilidade nos processos e nas tomadas de decisões, já que a solução integra as informações de diferentes setores em um único local, e com acesso pela web.
?Isso diminuiu o retrabalho e reduz as chances de erros gerados pela ação humana?, comenta o executivo.
Interessa bater a meta de vendas e negócios em 2016? Clique aqui!
?Criamos um ranking de desempenho que premia os motoristas que apresentam bons resultados de performance. Com a gestão mais apurada proporcionada pelo sistema Sankhya, podemos controlar em tempo real as informações desse ranking, de forma atualizada e on line. Com isso, um dos resultados mais relevantes que obtivemos foram a diminuição das infrações cometidas e do consumo de combustível?, revela.
De acordo com o gerente, já se iniciaram a implantação do ERP em um dos postos revendedores de combustível e o projeto deve expandir para todo o grupo.
"Nosso foco é aperfeiçoar a gestão dos negócios para melhorar os resultados e, então, pensarmos no crescimento, ampliando o número de empresas e de atendimentos?, diz o gerente.
O grupo Petróleo Tabocão conta com 36 empresas próprias, entre postos de combustível, restaurantes e distribuidora de combustível, e mais de 800 funcionários nos estados de Goiás, Tocantins e Minais Gerais. A intenção é que o modelo de gestão viabilizado pelo sistema seja replicado para todo o grupo.
Fonte: Redação
Faça como mais de 45 mil profissionais e assine a nossa newsletter!
Fátima Costa
em 12/10/2016 em Mercado