TOTVS chega à maior usina de cana-de-açúcar da Bolívia
Postado porRedação
em 20/01/2014 em MercadoTOTVS chega à maior usina de cana-de-açúcar da Bolívia Conheça a experiência de sucesso da Usina Aguai, na Bolívia, onde a...
TOTVS chega à maior usina de cana-de-açúcar da Bolívia
Conheça a experiência de sucesso da Usina Aguai, na Bolívia, onde a TOTVS ofereceu solução adequada para a gestão, em tempo recorde, da primeira safra daquela que provavelmente será a maior usina de cana-de-açúcar do país.
Desafio inicia: propor e implantar a solução adequada para a gestão, em tempo recorde, da primeira safra daquela que provavelmente será a maior usina de cana-de-açúcar da Bolívia, depois de concluída: a Usina Aguaí S/A, localizada no munícipio de Fernandez Alonso, no estado de Santa Cruz.
A nova usina é parte do Grupo Roda, conglomerado com matriz na cidade de Santa Cruz de La Sierra, composto por 12 empresas, que atua nos setores de cerâmica, madeira industrial e agora também no sucroenergético, e se destaca como um dos motivos de orgulho da economia boliviana. O dono do Grupo, Cristobal Roda, possui ao todo 22 empresas, incluindo fazendas de soja, milho e até uma concessionária da Ducati. A usina, que é cliente desde 2012, conta com mais de 18 licenças para o software PIMS e 50 licenças para a linha Protheus.
O planejamento do projeto foi feito em dezembro de 2012, porém, sua execução se iniciou em janeiro de 2013, com o compromisso de entregar o PIMS Sucroenergético operando até final de abril para suportar a safra, programada para começar no dia 29 de abril. A inauguração oficial da usina está prevista para a semana do dia 6 de maio, com a presença do presidente da Bolívia, Evo Morales.
No projeto, foram implantados os módulos: PI (Processos Industriais); Procol (Programação de Colheita); RECMAP (Recepção e Análise de Matéria-Prima); MI (Manutenção Industrial). A solução também contou com aplicação do desenvolvimento do SPA (Sistema de Pesagem Automática), que compõe o módulo de Recepção de Matéria-Prima.
Entre as peculiaridades do projeto, Tiago Bignotto, gerente de projetos da TOTVS, destaca o fato de se tratar de uma usina que está nascendo agora. ?Ou seja, existe ainda muito a ser feito. E para dar total apoio ao grupo, faremos visitas regulares, especialmente durante o início da produção.?
Projeções da safra
A primeira moagem de cana ocorrerá no mês de maio. A projeção é de alcançar aproximadamente 1,5 milhão de toneladas em 2013; e 2 milhões de toneladas em 2014. Para isso, a matéria-prima virá de outra empresa do mesmo grupo, a Empresa Agrícola Biocana, que tem aproximadamente 7.500 hectares de cana e chegará até a 12 mil em 2014.
Fonte : Assessoria de Imprensa TOTVS
Foto: Sala de controle Usina Aguaí automatizada
Redação
em 20/01/2014 em Mercado