Toku levanta rodada seed de 7 milhões de dólares para continuar revolucionando pagamentos recorrentes na América Latina
Postado por Redação em 29/03/2023 em Notícias TechA empresa Toku conseguiu levantar uma rodada seed de 7 milhões de dólares com o objetivo de continuar inovando no mercado
Imagem: Cristina Etcheberry, co-founder e CEO; Francisca Noguera, co-founder e CRO; e Enzo Tamburini, CTO.
A fintech chilena Toku anunciou uma rodada seed de 7 milhões de dólares, a fim de consolidar suas operações no México, investir em crescimento e seguir sua expansão por novos mercados da América Latina. A rodada foi liderada pelo fundo de venture capital norte-americano F-prime Capital, em conjunto com o fundo brasileiro Honey Island by 4UM e o mexicano Wollef - em adição a fundos anteriores como FundersClub e Clocktower, e investidores individuais como Matías Muchnik (NotCo), Sebastián Kreis (Xepelin), Santiago Lira (Buk) e Daniel Guajardo (HealthAtom).
A Toku foi fundada em 2021, em Santiago, no Chile, por Cristina Etcheberry (CEO), Francisca Noguera (CRO) e Enzo Tamburini (CTO), com o objetivo de solucionar os problemas de cobrança de empresas de receita recorrente, através de um software que otimiza o processo de recolhimento e permite aos usuários customizá-lo com sua própria marca, levando total controle sobre o processo e uma solução de pagamento mais completa a seus clientes.
Só em 2022, a startup chilena aumentou sua receita em mais de 7 vezes, multiplicou seu TPV (Total Payment Volume) em 25 vezes, crescendo 662%, e abriu um novo mercado: o do México. Da mesma forma, a equipe cresceu consideravelmente, passando de 8 para 60 colaboradores.
Você conhece o perfil do Portal ERP no Instagram? Clique aqui e participe. Nos acompanhe também no LinkedIn.
Historicamente, a cobrança tem sido uma dor de cabeça para as empresas e, apesar da revolução tecnológica que ocorreu na América Latina nos últimos anos - e que afetou praticamente todos os aspectos de como as empresas conduzem seus negócios -, a cobrança continua sendo um problema não resolvido corretamente, sendo realizada manualmente, de forma ineficiente e com altos custos e pouco retorno. Isso, somado ao fato de oferecerem aos consumidores opções limitadas (e caras) de pagamento, faz com que a América Latina seja atualmente uma das regiões do mundo com maior taxa de pagamentos rejeitados (acima de 50%, a maior do mundo) e com taxas de estornos de até 1,5% em todas as transações.
A Toku procura resolver este problema por meio da tecnologia, pela qual disponibiliza opções de pagamento de forma agilizada para o consumidor final, bem como um SaaS por onde as empresas podem não só cobrar de forma ativa e inteligente, mas também gerar relatórios de gestão das suas cobranças, tudo isto a uma fração do custo e de forma 100% digital, revolucionando assim um setor que estava abandonado.
"A Toku está atacando um problema comum nos países latino-americanos, que é coletar pagamentos recorrentes de forma eficiente, tanto em termos de custos quanto facilidade para o usuário. A empresa já vem crescendo sua base de clientes no Chile e no México e está iniciando sua operação no Brasil, onde a oportunidade é enorme. Cristina, Francisca e Enzo formam um grupo de fundadores acima da média, o que teve um peso relevante na decisão de investimento. Além disso, a facilidade de integração com os sistemas dos clientes e a velocidade com que conseguem gerar resultados para a área financeira é impressionante. Por isso, estamos orgulhosos em divulgar, que o Fundo Honey Island by 4UM, focado principalmente em fintechs, faz o seu primeiro investimento fora do Brasil.", afirmou Mariana Foresti, Honey Island by 4UM
É assim que empresas renomadas têm optado pelas soluções Toku, como a empresa de segurança residencial Security SAT, que conseguiu reduzir em 80% seu índice de rejeição de pagamentos. A solução já transcende indústrias, chegando também a empresas como a Essbio (uma das maiores fornecedoras de água do Chile), que aumentou em 72% sua adesão ao débito automático após começar a utilizar os serviços da startup.
Dessa forma, a Toku busca solucionar a indústria de pagamentos recorrentes na América Latina, para que seus clientes foquem naquilo em que realmente são bons: seus negócios.
Sua missão é revolucionar a forma como as empresas cobram, facilitando o processo com tecnologia e oferecendo aos seus clientes uma forma melhorada de efetuar os seus pagamentos, podendo registrá-los em 2 minutos. O objetivo é atender 50.000 empresas em toda a América Latina e, assim, atingir mais de 100 milhões de consumidores finais.
“O principal objetivo desta rodada é investir e consolidar a Toku no México, que é um dos mercados mais importantes para nós. Isso se traduz principalmente em desenvolvimento e melhorias de produtos e conquista de mais clientes, além de contratação de mais talentos, desenvolvimento de novas áreas e início de um processo de descoberta nos próximos países da região onde queremos aterrissar em breve.”, conta Cristina Etcheberry, co-fundadora e CEO.
A empresa está atualmente em uma fase de forte crescimento, e contratando talentos, regionalmente, inclusive no Brasil para iniciar a operação no mercado local.
“Na Toku fomentamos uma cultura colaborativa, em que as equipes de desenvolvimento, produto e vendas trabalham no mesmo lugar, por isso avançamos muito mais rápido, somos tomadores de decisão e temos desafios maiores. Também democratizamos o desenvolvimento: somos uma organização onde você pode criar e falhar e isso faz com que as pessoas queiram inventar. Há uma oportunidade de avançar, refinar e seguir em frente.” disse, Francisca Noguera, Cofundadora e CRO.