Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Sintomas de que sua empresa perde vendas

Postado por Rogério Matofino, Diretor de Conteúdo na OIBE em 29/07/2019 em Artigos

Todos nós, em algum momento do dia, desempenhamos o papel de cliente. Seja na hora do cafezinho da manhã ou na ida ao clube no final do dia.E, enquanto consumidores, sabemos quando já não somos bem atendidos. O problema é que esse papel pode se inverter, sendo nós que atendemos do outro lado do balcão.

Uma das questões que mais tiram o sono de empresários é identificar quais os motivos que levam à ausência do consumidor. Porém, é possível detectar alguns sintomas de que sua empresa perde vendas. Deseja saber quais são eles? Continue a leitura! Temos algumas dicas importantes para apresentar a você!

Quais são os sintomas de que sua empresa perde vendas?

Quando falamos de clientes, é importante se ater a 3 estatísticas de mercado que mostram o quanto vale o atendimento:

  • um cliente satisfeito influencia positivamente 5 novos;
  • um cliente insatisfeito influencia negativamente 20 novos;
  • um cliente satisfeito custa o lucro de 5 clientes satisfeitos.

 Ou seja, a questão das vendas está diretamente relacionada à maneira como você trata seu cliente. E a falta dele pode causar sérios riscos à longevidade de seu negócio.

Um estudo sobre a taxa de sobrevivência das empresas no Brasil feita pelo Sebrae apontou que 29% dos empresários entrevistados alegavam ser a principal dificuldade encontrada no primeiro ano de atividades a falta de clientes.

Pensando em tudo isso, vamos ver os sintomas de que sua empresa perde vendas:

1) Deixa a desejar no atendimento

Cidinha Fonseca, da consultoria Ser Humano, diz que um bom atendimento é algo tão raro que virou artigo de luxo. Ou pior: quando somos atendidos bem, nós ficamos desconfiados a ponto de contar para todo mundo a situação. Lembre-se do que falamos no início deste artigo: em algum momento do dia, somos clientes!

2 – Faz venda sem valores

Seja vendendo produtos ou serviços, toda a empresa passa valores e experiências para os seus clientes. Por exemplo: quando a mãe compra uma bandeja de morangos para fazer o bolo preferido de sua filha, ela não está só levando a fruta para casa. Ela deseja transmitir carinho com aquele alimento! O problema é que, no dia a dia, os empresários esquecem disso e apenas enxergam a caixa de morango no balcão. Conhecer quais são os valores do seu cliente ajuda a trabalhar o atendimento. É importante investir nesse aspecto!

3 – Tem equipe sem preparo

Como é a sua equipe? Ela está capacitada para encantar seus clientes? A falta de preparo dos funcionários é um dos sintomas de que sua empresa perde vendas. Neste caso, é preciso agir rápido. Mas, saiba que não basta fechar com o primeiro curso. Isso porque os clientes percebem quando o funcionário responde de forma mecânica. A equipe preparada é aquela que está capacitada para encantar o cliente.

4 – Não conhece o cliente

Conhecer profundamente o cliente reflete diretamente nas vendas. Isso porque, ao saber o que ele está procurando, possibilita que a empresa entregue muito mais do que apenas um produto. Mas, esse conhecimento não é obtido somente com pesquisas. É preciso analisar o comportamento e saber o que ele deseja quando efetua uma compra com a sua marca.

5 – Deixa de investir em ferramentas

Numa era em que a tecnologia nos acompanha constantemente, é difícil acreditar que boa parte das empresas não conta com cadastro e nem histórico dos clientes digitalizados. Se falar em processo comercial estruturado, então, a situação é mais complicada ainda!

Investir em ferramentas que permitem à sua empresa ter uma organização e gestão dos clientes inteligente, com CRM (Customer Relationship Management), é fundamental. Afinal, se o cliente é o motivo do seu negócio existir, é mais do que necessário guardar o histórico de toda a trajetória dele com a sua empresa.

A partir de um CRM, é possível analisar todo o comportamento dos consumidores para com a sua organização. Assim, é mais fácil pensar em estratégias de negócio, como promoções para alavancar as suas vendas. Além do mais, este tipo de sistema também contribui para o controle total da gestão.

Os sintomas de que sua empresa perde vendas devem ser observados e combatidos assim que possível. Já que, sem clientes, qualquer negócio está seriamente comprometido!

Postado por Rogério Matofino, Diretor de Conteúdo na OIBE em 29/07/2019 em Artigos