Sinqia adquire LOTE45
Postado por Redação em 19/01/2022 em NotíciasCom a transação, a companhia reforça a sua participação na vertical de fundos e estabelece a plataforma mais abrangente para o setor
A Sinqia, empresa de softwares para o sistema financeiro no Brasil, anuncia a aquisição da LOTE45, empresa de gestão de portfólio e controle de riscos para asset managers, family offices, fundos de pensão e seguradoras.
A Sinqia passará a deter 52% do capital social da LOTE45 e terá opção de adquirir os outros 48% em até cinco anos. O valor da transação é composto por uma parcela à vista de R$ 79,5 mi e, futuramente, uma parcela adicional condicionada à receita líquida no exercício de 2022.
Essa é a 23ª aquisição da companhia e a terceira anunciada após o follow-on realizado em setembro de 2021, dando continuidade à estratégia de crescimento acelerado e fortalecendo a sua participação na vertical de fundos. A LOTE45 foi fundada em abril de 2006, possui mais de 100 clientes em sua carteira e apresentou crescimento médio anual (CAGR) de 32,4% nos últimos 5 anos. Atualmente, a empresa tem cerca de R$ 1 tri em ativos monitorados pelo sistema.
“A LOTE45 tem um excelente software de apoio à decisão e gestão de risco. Com a integração às nossas demais soluções, temos a melhor e mais completa plataforma para o setor”, afirma Bernardo Gomes, CEO e fundador da Sinqia.
Projeto RTM
A Sinqia, que utiliza serviços de cloud da Microsoft, foi selecionada pela RTM, hub integrador do mercado financeiro brasileiro, que pertence à ANBIMA e à B3, para participar de um projeto pioneiro da entidade. A solução está sendo desenvolvida para tornar mais ágil a comunicação entre os gestores, custodiantes, administradores e distribuidores de fundos de investimentos.
Com previsão de lançamento para fevereiro de 2022, a solução permitirá que a integralização das cotas dos fundos de investimento passe por um sistema de API, aponta a RTM. A tecnologia é a mesma que está sendo usada para o Open Banking e Open Finance.
Os testes serão possíveis por meio da plataforma de APIs da Sinqia (SandBox), totalmente integrada com a plataforma HUB Fundos, com ambiente de aceleração digital independente. Os desenvolvedores cadastrados podem ter acesso a essa plataforma e conseguem integrar seus sistemas com as APIs disponíveis.
O Hub Fundos, que está sendo desenvolvido pela RTM, é a primeira ferramenta brasileira voltada especificamente para integralização e portabilidade de cotas de fundos de investimentos, integrando e padronizando a troca de informações entre instituições. Segundo Juliana Innecco, líder de inovação do Torq, a companhia foi consultada pela RTM, uma empresa da ANBIMA e da B3, para a criação e testes dessa plataforma, integrando a ela o sistema de fundos da corporação.
“O ambiente SandBox possibilitará a realização de testes com total segurança sem que interfira em outras operações digitais da Sinqia. Ele é um espaço para a criação de novos produtos e para o surgimento de inovações que poderão revolucionar o mercado financeiro”, complementa Juliana.
Foto: Reprodução