Sem inconformismo não há evolução
Postado porCarlênio Castelo Branco
em 21/10/2014 em ArtigosNão exalto aqui aquele inconformismo revoltado que questiona, mas não provoca mudanças nem resulta em evolução. Refiro-me àquela inquietude diante...
Não exalto aqui aquele inconformismo revoltado que questiona, mas não provoca mudanças nem resulta em evolução. Refiro-me àquela inquietude diante do comum, à busca por soluções criativas para os problemas do cotidiano empresarial e à urgência por fazer acontecer.
Existe uma capacidade de evolução inerente ao ser humano que nos move em direção ao aprendizado contínuo, ao conhecimento e ao crescimento. E é esta capacidade que os gestores buscam em seus colaboradores. Quando existe um sentimento de pertencimento ao negócio, as conquistas são compartilhadas e o resultado é de todos. Em outras palavras, o segredo da produtividade empresarial reside nas pessoas positivamente inconformadas que se incomodam com a zona de conforto e estão dispostas a inovar e a evoluir.
Essas pessoas duvidam daquilo que as limita e tornam-se agentes de mudanças. Sabemos que o processo decisório está cada vez mais espremido em janelas curtas de tempo e os prazos de ação/reação são cada vez mais exíguos. Por isso, ao assumir a postura de um agente de mudança, as pessoas conseguem pensar em como maximizar os recursos existentes para que a organização alcance o melhor resultado. Dentre as limitações, justamente por ter um inconformismo calculado, o agente de mudança propõe sugestões inteligentes e coerentes com a estratégia de trabalho da empresa.
Na Senior, almejamos uma relação entre líderes e subordinados de grande proximidade e pouca hierarquia. Não é fácil ter plena consciência de suas entregas, pensar no melhor resultado para toda a equipe e agir com transparência sem empurrar responsabilidades. Momentos de limitações são comuns em qualquer organização e nessas horas é que mais precisamos de contribuições para a evolução da empresa. Precisamos entender que quase nunca teremos todos os recursos disponíveis em mãos e o grande desafio é justamente saber contornar as limitações, gerando resultados extraordinários. É sempre fazer mais com menos.
A evolução da sociedade é uma etapa de transição na vida e no relacionamento das pessoas com os avanços da ciência. Adaptar-se às circunstâncias presentes e instantâneas da realidade mundial é questão de sobrevivência para as organizações. Gerir uma empresa nesse cenário é sempre um desafio a ser superado através de um inconformismo saudável. Basta ter coragem de enfrentar esses desafios, se inquietar e buscar soluções, inovar, ousar, criar e inventar, sabendo unir o inconformismo e a inquietação com o zelo pelo método e pela experimentação. Ser inconformado exige um preço, porém a recompensa está em evoluir pessoal e profissionalmente numa escala jamais alcançada pelo comodismo.
* Carlênio Castelo Branco, CEO da SENIOR
Carlênio Castelo Branco
em 21/10/2014 em Artigos