Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

SAP apresenta soluções em computação in-memory e gestão de dados em tempo real

Postado por

Redação

em 19/08/2013 em Notícias

Compartilhar:

Se as grandes empresas enfrentam o desafio de ter de gerenciar e analisar um volume cada vez maior de informações,...

Se as grandes empresas enfrentam o desafio de ter de gerenciar e analisar um volume cada vez maior de informações, sempre visando melhorar os próprios resultados, para a SAP essa demanda representa oportunidade. Foi o que a companhia procurou mostrar durante a edição de 2013 do SAP Innovation Experience, realizado no início de agosto em São Paulo.

Com foco no portfólio de inovação da companhia, o segundo maior evento da SAP no Brasil (depois do SAP Forum) mostrou tendências em inovação e exemplos de como as empresas líderes estão utilizando soluções em tempo real, além de conceitos como computação in-memory, Big Data, cloud computing e mobilidade, para melhorar suas performances e aumentar a lucratividade.

Esses temas foram abordados de maneira resumida pelo consultor especializado em inovação, Clemente Nobrega, durante a abertura do evento. Ele citou exemplos de grandes companhias como a fábrica de cimento mexicana Cemex, que não é a maior no seu segmento, mas é a mais lucrativa do mundo, graças ao uso de tecnologia de ponta na relação com os clientes. Outro caso analisado foi o do Walmart. Nobrega mostrou as estratégias inovadoras da maior rede de supermercados do mundo para se manter na liderança. Destaque para tecnologia usada no centro de distribuição da rede, de forma a garantir o abastecimento eficiente das lojas, sempre em sintonia com o movimento de cada unidade.

HANA

No centro das atenções de várias apresentações realizadas ao longo do dia  estava oHANA (High-Performance Analytic Appliance), tecnologia em memória que permite a análise veloz de um grande volume de informações. A plataforma HANA permite que as empresas que vendem produtos passem a oferecer também serviços aos clientes, segundo Peter Maier, gerente geral de Indústria e Soluções de Linhas de Negócios SAP. ?Não é nossa intenção simplesmente substituir os bancos de dados das empresas, mas permitir que elas incorporem a solução aos poucos, melhorando o TCO?, disse.

Maier comentou que nos últimos três meses foram criados 50 projetos utilizando HANA no mundo, principalmente para companhias que atuam em áreas como petróleo e gás, bancos, concessionárias de serviços públicos, empresas de telecomunicações. ?Mais do que permitir a aceleração dos processos, oferecemos total suporte ponta a ponta para os clientes ? tanto para os que já utilizam SAP como para os que ainda não utilizam.?

A nova geração de ERP

Isso não significa que a SAP não esteja interessada em conquistar mais espaço com as soluções que já fornece.Christiano Age e Cristina Pellicioli, ambos da área de Pós-Vendas da SAP, apresentaram dados de performance dos aplicativos SAP Business Suite operando com a nova plataforma. Segundo eles, a solução permite o aumento de 10 mil vezes na velocidade de processamento na comparação com os sistemas que utilizam disco mecânico.

O testemunho dessas afirmações veio na fala do ex-CIO da Colgate-Palmolive, Ed Torben. Ele contou que a empresa, cliente antiga da SAP, foi uma das primeiras a adotar o HANA, num contínuo processo de inovação. Disse que quando a Colgate-Palmolive comprou a Kolynos/Sorriso, foi possível fazer rapidamente a integração e a padronização de todas as informações e atividades relacionadas aos negócios originais graças a soluções da SAP, como o ECC. Agora, com o HANA, a companhia entrou em nova fase. ?Implantamos a solução em áreas como TI, RH, Compras e Supply Chain e os vendedores passaram a acessar na velocidade da luz informações que antes levavam alguns minutos, o que aumentou a nossa capacidade de planejamento?, disse.

Na prática

Os participantes do evento também puderam conferir na prática o funcionamento de uma empresa na ?era do tempo real?, com um software Business Suite rodando em HANA. Era possível ver um ambiente transacional sendo processado e analisado instantaneamente. Além dessa atração, os visitantes tinham a oportunidade de assistir a palestras rápidas sobre mobilidade corporativa, realizadas no espaço Mobile Corner Microforum. 

 

 

Fonte : Redação Portal ERP ? por Wagner Roque

 

Postado por

Redação

em 19/08/2013 em Notícias

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.