Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Saiba como facilitar o fechamento da folha de pagamentos e o envio de informações para o e-Social

Postado por Caren Godoy em 08/06/2021 em Editorial

A folha de pagamento de uma empresa é uma atividade sujeita a erros e que pode causar dor de cabeça a quem executa essa função.

É necessário gerenciar esse processo com eficiência para evitar problemas fiscais e trabalhistas. Além da tratativa diária da rotina do setor é preciso estar atento as constantes mudanças na legislação ou mesmo nas modificações internas.

A Solução Guardian

Nosso software foi desenvolvido para atender as demandas do departamento pessoal. A ferramenta funciona diariamente como um auditor da folha, que aponta onde estão os erros de cadastro e parametrização de seu ERP, que estão gerando diferenças e erros, facilitando assim a conferência que levava dias pelo departamento pessoal e agora com o Guardian é executada em minutos.

Sem a necessidade de implantação e sim apenas uma ativação (que leva em torno de 4 horas), o Guardian lê sua base de dados em cerca de 10 minutos e te dá os apontamentos de inconsistências!

Essa facilidade faz com que o tempo que era perdido nas longas conferências mensais, agora seja usado em diferentes tomadas de decisão.

O Guardian é solução de T.I para serviço de compliance da folha com opções de B.I e RPA em interface com ERP nas operações da área de RH, sustentado nas Leis de trabalho e experiências conciliatórias, adaptável a implementação de regras de negócio do cliente, desenvolvido por profissionais de RH para profissionais de RH.

O produto oferece ao cliente centenas de análises (validações de registros e processos) referentes as operações cadastrais, cálculos e contabilização, por exemplo:

  • Benefícios

  Diferença entre assistência médica e ficha financeira;

  Funcionários com benefícios que possuem lançamento de eventos sem o evento lançado na folha;

  Desconto de vale transporte para empregados afastados

  • Folha de pagamento:

  Divergência entre líquido do envelope e líquido dos proventos - descontos;

  Funcionário com base negativa de INSS, FGTS e IRRF;

  Total de proventos/descontos de recibo de férias x envelope de pagamento divergentes

  • Cálculo:

  Inconsistência ficha financeira;

  Funcionário com adiantamento sem lançamento de evento;

  Desconto do INSS superior ao teto;

  • Contabilização:

  Funcionário com folha em centro de custo inativo;

  Transferência entre coligadas com histórico indevido

  Centro de custo com integração contábil errada

  • E-Social:

  Funcionário sem S-1200 gerado, mas como incidência de INSS na folha

  Funcionário com afastamento sem S-2230 ou como S-2230 no status diferente de "10 - aceito RET";

  Funcionário com admissão até 3 meses para trás da competência atual sem S-2200/2300 aceito pelo RET;

Também, há análises com tags (agrupadores) para as operações e/ou atividades: cadastros, adiantamentos, ponto, gestão de pessoas, Segurança e medicina do trabalho, informativo, férias, rescisão, pensão, banco de horas, Participação nos lucros, décimo terceiro, Covid-19, inclusão social e Cargos&salários.

Processamento de dados 

As análises são processadas simultaneamente em aproximados dez minutos, permite também que as necessidades do cliente sejam implementadas quando são específicas do negócio e não há correspondência já disponível no produto.

No módulo de Análise Crítica o sistema divide os apontamentos por criticidade pequeno, médio e grande impacto no fechamento da folha. São mais de 500 conferências automáticas para garantir a integridade da folha de pagamento.

No módulo Contabilização o cliente poderá utilizar a regra default ou definir a regra a ser considerada, que avalia tanto a integridade das tabelas específicas de contabilização como reversão de saldos, baixas por pagamento tanto de funcionários ativos quanto rescindidos.

O cliente poderá gerir a operação de declarações junto ao governo pelo módulo do eSocial que notifica a empresa para os eventos e controla o retorno do governo, além de contribuir na conciliação do imposto previdenciário na DCTF Web.

No módulo Gestão de tarefas permitirá ao cliente organizar o cronograma de atividades para cada funcionário da equipe, contribuindo no acompanhamento dos prazos e permitindo o processo agendado e/ou programado quando a rotina a ser executada for no ERP como, por exemplo, processar recálculo da folha para determinado período de pagamento.

Automatizador

Além dos possíveis ganhos em produtividade e qualidade total advindos do uso regular e engajado das possibilidades já apresentados, o Guardian conta com o serviço RPA (Robotic Process Automation) – Automação RH, que possibilita a equipe processar, de modo massificado, cadastros, revisões e exclusões de registros, em minutos como, por exemplo, tabela salarial, seção, hierarquia, vínculo de lotação, todos os campos permitidos no registro do colaborador, dependentes, filial, departamento, quaisquer tabela metadados, eventos programados, encargos, e ainda realiza transferências e rescisões.

Benefícios na prática

Com o Guardian é possível agilizar o processo de fechamento da folha, sem longas planilhas de excel e com rápida conferência! Venha conhecer as demais funcionalidades agendando uma apresentação do nosso software. Entre em contato.

 

Postado por Caren Godoy em 08/06/2021 em Editorial