filtros avançados

Busca simples


Busca Avançada

Rede atacadista aprimora atendimento com solução ERP

Postado por Redação em 13/05/2019 em Mercado

O projeto visa melhorar a experiência do cliente através do envio de ofertas personalizadas baseadas no histórico de consumo

Antes de adquirir a solução SAP C/ 4HANA, a rede utilizava o modelo Makro passaporte, que demandava a necessidade do cliente se cadastrar para fazer compras em uma das filiais da empresa. A partir das informações baseadas nesse cadastro era possível desenvolver um histórico do cliente

Após aderir a solução da SAP C/ 4HANA, a rede de supermercados Makro atacadista, passou a possuir uma nova forma de comunicação personalizada com cliente. Através dela, é possível enviar ofertas customizadas, que são montadas de acordo com o histórico de consumo de cada cliente. O projeto, se baseou em quatro frentes para ser desenvolvido pelo parceiro Partnes. Foram elas: automação de campanhas de marketing, e-commerce B2B (iniciado durante a black Friday em 2018), integração dos módulos de vendas e serviços pós-venda.

O projeto teve em início em 2018 e foi colocado em prática através do modelo de Minimum Viable Product (MVP), com o módulo. Em razão da prática do módulo de marketing iniciada durante a Black Friday, os resultados começaram a aparecer 4 meses após a sua implantação. Esse primeiro passo, foi importante para poder guiar o rumo que os passos seguintes deveriam tomar. Uma vez constatado o feedback realizado pelos próprios consumidores, o sinal verde para a continuação do projeto foi dado. Segundo o CEO do Makro, Marcus Falcão, essa ação fez com que os clientes passassem a assumir um papel de coautores de todo o processo de transformação da empresa.

Marcus destacou ainda que, a transformação digital pela qual a companhia teve que passar se caracterizou como um divisor de águas em sua trajetória. A iniciativa, veio em um momento considerado decisivo para a rede de supermercados, que optou em aderir a novas atualizações de  gerenciamento empresarial, após analisar a situação e o perfil do seu consumidor. A partir disso, a empresa compreendeu que ele demandava uma atenção que fosse convertida em um modelo de um para um, buscando a personalização do atendimento como o carro chefe das estratégias que visam a expansão da empresa, bem como o aumento nas vendas. 

"Preferimos seguir um caminho mais dinâmico, onde ao mesmo tempo automatizamos nosso marketing para a base de clientes registrados, mas começamos nosso e-commerce no escopo reduzido e trouxemos inteligência para a força de vendas em um território restrito. Achamos melhor fazer assim e ir aos poucos expandindo, do que demorar ao tentar implementar isso de forma geral.", avaliou Marcus.

 

Postado por Redação em 13/05/2019 em Mercado