Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Processos de auditoria em tempos de transformação digital

Postado por Carlos Pires, sócio-líder de Auditoria da KPMG no Brasil e na América do Sul em 21/09/2022 em Artigos

À medida que mais companhias investem em transformação digital e o mercado demanda cada vez mais uma vertente robusta de inovação, as equipes de auditoria também precisam se adaptar a esse novo perfil, conciliando tecnologia e visão de negócios.

A profissão de auditor exige atualização constante de conhecimentos, considerando a dinâmica da atividade e seu papel estratégico perante acionistas, investidores e partes interessadas. Por isso, a capacitação sempre foi e será cada vez mais fundamental na formação de auditores, a fim de atender a esse novo momento.

A pandemia impulsionou tendências que impactaram diversos setores e acelerou o uso da tecnologia, transformando estratégias de negócios e necessidades dos clientes. Durante o isolamento social, por exemplo, tarefas simples tornaram-se desafiadoras, como coletar assinaturas em documentos, contar itens em estoque e compartilhar arquivos digitais.

Atualmente, no sentido operacional, a inovação em auditoria está sendo vivenciada por meio da utilização da Inteligência Artificial e da análise de dados que facilitam a execução de testes e a leitura de documentos em diversos formatos. A assinatura digital de documentos com validade jurídica sem a necessidade da presença física dos responsáveis e o monitoramento em tempo real das etapas de confirmação da auditoria são outros exemplos de soluções práticas e inovadoras.

Além de sustentáveis, essas práticas reduzem custos, otimizam tempo e garantem segurança. Há outras soluções emergentes, como realizar contagens físicas com drones, por exemplo. Nas instituições financeiras, tecnologias de automação também estão sendo implementadas, com análise de dados, robotização e Inteligência Artificial para processar grandes volumes de dados.

As auditorias de empresas digitais, ativos criptográficos e blockchain são os mais recentes desafios neste universo. Se, por um lado, esses processos despertam o interesse na corrida pela auditoria 100% digital, por outro ainda existem barreiras e grandes preocupações quanto à falta de regulação no mercado e, também, aos limites tecnológicos que são impostos na hora de validar a integridade, precisão e valorização desses ativos digitais e intangíveis.

As tecnologias que incorporam índices de mercado na execução de testes também tornam os resultados do auditor mais ágeis e precisos. Já o uso de nuvem e plataformas melhora a colaboração entre auditorias e clientes, promove a comunicação simples e direta, possibilita o acompanhamento da auditoria de maneira transparente, ágil e digital, e habilita o acesso de dados em um único canal seguro.

Além de substituir tarefas manuais por alternativas automatizadas e digitais, que promovem qualidade, consistência e eficiência, a atenção da auditoria atualmente está em construir plataformas que combinem tecnologias de D&A e inteligência artificial para analisar grandes volumes de dados que permitam identificar padrões e tendências de riscos, gerar insights e concentrar seus esforços nas áreas de maior risco.

O mercado já tem à disposição soluções tecnológicas que estão inovando a auditoria, e há outras em desenvolvimento. Assim, a tarefa do auditor está em plena transformação, convergindo constantemente com as novas demandas das empresas e as necessidades de quem a exerce. A tecnologia tem sido uma grande aliada nesse processo. Cada vez mais, investir na transformação digital da auditoria será determinante para o sucesso dos negócios como também para o desenvolvimento profissional dos auditores envolvidos.

Foto: Carlos Pires, sócio-líder de Auditoria da KPMG no Brasil e na América do Sul, membro do Comitê Executivo da KPMG no Brasil e do Comitê Global de Auditoria da KPMG.

Postado por Carlos Pires, sócio-líder de Auditoria da KPMG no Brasil e na América do Sul em 21/09/2022 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.