Petroquimica melhora processos internos com ERP
Postado porRedação
em 05/05/2015 em MercadoSegundo a empresa, a mudança para uma nova ferramenta de gestão bem como todas as mudanças organizacionais e de compliance...
Segundo a empresa, a mudança para uma nova ferramenta de gestão bem como todas as mudanças organizacionais e de compliance inerentes à implementação, contribuíram para estas premiações. ?Nos tornamos uma empresa mais unida, forte e consistente para enfrentar novos desafios. Sem sombra de dúvidas, com o excelente capital humano e alinhamento com a alta administração, estamos prontos para colher mais vitórias?, confirma o gestor de Tecnologia da Informação da Innova, Rafael Pierosan.
A implementação do ERP da SAP era desejo antigo, visto que o sistema utilizado anteriormente já estava defasado e customizado ao extremo. Por um lado gerava uma série de facilidades ao usuário final, mas, em compensação, necessitava de uma estrutura enorme e bastante onerosa para sua manutenção. A Innova vislumbrou a migração para o SAP no momento em que ela foi vendida pela Petrobras Argentina para a Petrobras Brasil, que já era usuária do ERP alemão e detinha um sistema maduro e com várias facilidades.
Para a implementação, a SAP indicou os parceiros aptos à execução de um projeto com as características da Innova, que na época era uma empresa estatal. Dentre os oito indicados, a Sonda IT foi a empresa vencedora da licitação, cumprindo todos os requisitos legais, procedimentais e apresentando a proposta mais econômica. A Innova, por sua vez, pensando no sucesso no projeto, constituiu um Comitê Executivo, que recebeu uma série de treinamentos da SAP para, entre outros, sensibilizar-se com o tema e estar ?na mesma página? das equipes de projeto. ?Isto possibilitou que nosso pessoal pudesse contribuir ativamente na implementação da solução, além de ser o ponto focal entre a equipe de consultores da ferramenta e a área de negócios afim?, explica Pierosan.
A estimativa original era que a implementação começasse no início de setembro de 2013 e tivesse o go live em julho de 2014. Contudo, em meados de Abril o projeto foi finalizado, obtendo uma redução de aproximadamente 35% no tempo estimado. ?A Sonda foi muito profissional, flexível e rápida, tanto na execução dos serviços, como para fazer as correções necessárias no andamento do projeto conforme as ocorrências surgiam. Acreditamos que o seu comprometimento com a causa da Innova também foi um dos fatores determinantes para o sucesso do projeto?, pontua o gestor de TI da Innova.
Assim que a implementação finalizou, iniciou-se a fase de estabilização e adaptação do sistema. Como o novo modelo quebrou uma série de paradigmas na Innova, esta fase se estendeu por meses pós o go-live, culminando na contratação dos serviços de AMS (Application Management Services) remotos, que foi realizado pela própria Sonda IT. Atualmente, cerca de 200 usuários acessam o sistema, entre colaboradores próprios e terceirizados. O valor do custo da implementação do ERP SAP ficou aproximadamente 13% abaixo do orçamento e o custo anual de suporte da solução ficou aproximadamente 40% mais econômica.
Para a Sonda IT, o sucesso do projeto da Innova foi possível especialmente por dois motivos. ?Dentre todos projetos realizados no Brasil, a Innova foi a empresa que se destacou na preparação e na condução de detalhes importantes para o sucesso do projeto SAP. Somado a isso, a flexibilidade e comprometimento com o sucesso de nossos clientes são diferenciais que, agregados ao profissionalismo, garantem o sucesso de projetos como este?, finaliza o gerente de negócios da Sonda IT, Fabiano Alves.
Fonte: Redação
Redação
em 05/05/2015 em Mercado