Migração para nuvem: segurança e redução de custos
Postado por Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia em 27/06/2023 em ArtigosOs serviços em nuvem estão crescendo e ajudando as empresas a reduzirem custos. Confira abaixo o conteúdo escrito pelo CEO da TRIYO Tecnologia
Imagem: divulgação Assessoria
Estamos entrando no segundo semestre de 2023 e apesar dos desafios que enfrentamos, o setor de Tecnologia da Informação, deve avançar 6% neste ano, diante um cenário de ajuste e redirecionamento de gastos, segundo o estudo IDC Predictions Brazil 2023, especialmente pelo avanço da nuvem e do 5G.
O cenário atual pede que as empresas se reinventem e acelerem seus negócios com novos produtos, serviços digitais mais eficazes e seguros, melhor análise de dados, redução de custos e aumento da produtividade, sendo a tecnologia uma grande aliada para atender a essas demandas.
Quando falamos em redução de custos e segurança, os serviços de nuvem aparecem como uma das principais tendências. O estudo do IDC mostra que para 93% das empresas pesquisadas, a otimização e redução dos custos de nuvem por meio de automação e pelo avanço do FinOps devem estimular os investimentos em provedores de serviços gerenciados.
Migração para nuvem no Brasil - ERP
Somente no Brasil, os gastos com IaaS (Infrastructure as a Service) e PaaS (Platform as a Service) tem expectativa de aumento de 41% em relação a 2022. Isso demonstra que as empresas que querem ganhar vantagem competitiva já estão saindo na frente revendo sua infraestrutura e estratégias para ganhar mercado.
Você conhece o perfil do Portal ERP no Instagram? Clique aqui e participe. Nos acompanhe também no LinkedIn.
Além da redução de custos, a migração de sistemas e infraestrutura para a nuvem, traz outras vantagens:
- Ajuda na estratégia ESG (Environmental, Social and Governance) já que com as informações em nuvem, o impacto ambiental é menor (menos papel, menos emissão de carbono, etc).
- Maior segurança para a corporação: com o software na nuvem, os dados da empresa são armazenados e gerenciados com segurança, além de serem criptografados, com recuperação de dados e backup em minutos.
- Acesso remoto: os dados da empresa podem ser acessados de qualquer local, inclusive através de dispositivos móveis.
- Escalabilidade: incluir dados na nuvem possibilita o crescimento corporativo através do aumento de recursos, como espaços para armazenamento, permitindo que o sistema se adapte às necessidades da organização.
- Atualização constante e ágil: Os usuários do ERP na nuvem recebem atualizações constantes, além de ser personalizável. São muitas as vantagens da migração do ERP para a nuvem, o que garante um ganho estratégico e comercial para as empresas. Mas para que essa migração ocorra com sucesso é importante contar com a ajuda de uma consultoria de tecnologia experiente no mercado, assim, sua empresa garante uma transição eficiente, rápida e segura.