Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Mercadão do Óculos aumenta faturamento com solução da Linx

Postado por Redação em 28/05/2021 em Mercado

Em projeto piloto de nova tecnologia de ponto de venda, 37 lojas foram inauguradas em 2021 e ticket médio da rede cresceu 30% em meio a pandemia

A pandemia tem desafiado setores do varejo que atuavam tradicionalmente no universo físico. No centro disso, as óticas estão aprendendo a se adaptar ao novo formato e mudar a cultura do típico cliente do setor.

A transformação digital do Mercadão do Óculos, uma das principais redes óticas do Brasil, impulsionada pela parceria com a Linx, especialista em tecnologia para o setor de varejo, foi essencial para os resultados de crescimento da empresa.

O Mercadão se consolidou digitalmente com o projeto piloto da solução Microvix Vision um ERP/PDV preparado para a digitalização da loja física em parceria com a Visio Lens e que hoje automatiza 87% das lojas da varejista.

A integração da solução da Linx à operação do Mercadão acelerou a expansão do negócio no último ano: foram 177 inaugurações de loja desde 2020, 37 delas neste ano.

“Apostamos em uma empresa com grande reputação de mercado e know-how de varejo e tecnologia, que nos deixa focar no nosso core business, na venda de óculos e armações”, avalia Gustavo Freitas, CEO do Mercadão do Óculos.

Atualmente, a varejista tem mais de 3 milhões de clientes, 532 franquias vendidas e 425 já em operação.

De março de 2020 a março de 2021, o faturamento do Mercadão cresceu 15% em relação ao período anterior, mesmo com as restrições impostas pela pandemia e a menor circulação de pessoas nas lojas físicas. Um dos motivos apontados pela empresa foi o incremento de expressivos 30% no ticket médio das lojas que contam com o Microvix Vision.

Claudio Alves, Head da Vertical de Shopping, explica que os números são reflexo da capacidade da solução em personalizar a venda e oferecer novas experiências aos clientes.

“O vendedor pode fazer demonstrações interativas em aplicativos para simular lentes progressivas, antirreflexo e polarizadas, além de calcular proporções e medidas”, explica.

Ainda segundo o executivo, essa personalização da solução se encaixa com a visão de negócio do Mercadão.

Além disso, a especialização da plataforma para o varejo ótico simplifica a gestão das lojas, contando módulos de compra e reposição para pedidos, gestão de recebíveis e uma plataforma de dados eficiente, que mostra claramente o desempenho de cada produto cadastrado e de uma loja ou da rede como um todo.

“O gestor vê dados tempo real e de qualquer lugar. É possível checar os principais indicadores da ótica, do desempenho das vendas até a disponibilidade de produtos para os clientes”, afirma Alves.

Por ser direcionada ao segmento, a solução cobre etapas consideradas como essenciais para as óticas.

“Podemos nos comunicar e fazer a gestão de processos com fornecedores específicos do segmento, como os laboratórios de lentes, um universo muito diferente de um varejista de calçados, por exemplo”, exemplifica Freitas.

O próximo passo para o Mercadão do Óculos, segundo o CEO, é com o apoio da Linx aumentar a robustez das vendas no digital, uma das tendências trazidas pela pandemia, mas ainda um desafio para as óticas.

“Os consumidores de óculos são apegados à experiência da loja física, pois querem provar o produto, ver como fica no rosto”, diz. Alves projeta que, para obter sucesso no digital, o Mercadão deve focar em multicanalidade (omnichannel). “Será preciso integrar o físico e digital para atender um novo perfil de consumo da pandemia, inovar na experiência on-line e, ao mesmo tempo, respeitar o perfil atual do comprador de óculos”, finaliza.

 

Postado por Redação em 28/05/2021 em Mercado