Makro adota nuvem da Oracle
Postado por Redação em 01/12/2021 em Notícias TechA utilização do OCI trouxe para o Makro e empresas parceiras uma redução de 30% nos custos de infraestrutura, além de avanços em tecnologia com o uso de soluções como Oracle Exadata Database Machine
O Makro, rede atacadista com sede no Brasil desde 1972, adota tecnologia Oracle como parceira em sua jornada de transformação digital.
A adoção de soluções em Nuvem com o Oracle Cloud Infrastructure (OCI) facilitou o atendimento de forma simultânea dos demais países pertencentes ao Grupo Makro. O início foi em 2015, com o Oracle Retail em função dos sistemas legados não estarem entregando os resultados que precisavam, principalmente para o sistema de backoffice e ERP.
A utilização do OCI trouxe para o Makro e empresas parceiras uma redução de 30% nos custos de infraestrutura, além de avanços em tecnologia com o uso de soluções como Oracle Exadata Database Machine, aumento da produtividade e “time to Market”.
“Temos banco de dados pesados, pois trabalhamos com produtos, notas fiscais, clientes e diversas informações que estão trafegando ao mesmo tempo para estarem funcionando totalmente no dia seguinte em que as lojas abrem”, afirma Rafael Sanches gerente de Infraestrutura e Operações de TI do atacadista.
O Makro buscava ter uma cloud pública, que de forma segura, possibilitasse que eles rodassem toda a sua infraestrutura, facilitando também a integração do sistema financeiro da empresa. Nesse aspecto, a utilização do Exadata em OCI possibilitou a consolidação de todas as bases de dados e garantiu a performance e escalabilidade que o Makro buscava.
Fizeram um levantamento e escolheram o Oracle Exadata Database Machine que traz capacidade para todos os bancos de dados internos. Hoje, o Makro já possui 90% das bases de dados rodando em Cloud não apenas em Exadata, mas também em IaaS.
“A Oracle é o nosso maior parceiro, pois ele está dentro da parte de aplicações, infraestrutura e o que precisamos, principalmente pela utilização do OCI e agilidade em resoluções de problemas que possam surgir no nosso dia a dia e com isso, estamos de olho no mercado do e-commerce e delivery”, conclui Sanches.
A empresa fez um mapeamento e comparação com outras concorrentes e decidiram optar pelos produtos da Oracle não somente pelas capacidades técnicas, mas pela possibilidade de aproveitar investimentos já realizados em licenças, o que garantiu não somente alta performance com o OCI, mas também um valor acessível.
“A adoção de Cloud garante uma experiência rápida, segura e eficaz aos nossos clientes e abre possibilidade para que eles sejam cada vez mais inovadores, acompanhando a velocidade do mercado”, finaliza Ricardo Buffon, diretor sênior de Oracle Retail.
Foto: Reprodução