Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Inteligência em dados: modos de avaliar em números o que dá certo e o que melhorar

Postado por André Patrocínio, CEO da Etus em 12/11/2021 em Artigos

Também conhecida como Data Intelligence, a inteligência em dados é uma realidade cada vez mais comum dentro das empresas.

Ela refere-se a todas as ferramentas e atividades analíticas utilizadas para coletar, muitas vezes, grandes quantidades de dados, sendo possível realizar análises e interpretações mais eficazes e certeiras. O termo se popularizou muito dentro do mundo dos negócios nos últimos anos, isso por conta da onda de digitalização que vem acontecendo. Segundo o Índice de Transformação Digital Dell Technologies 2020, por exemplo, cerca de 87,5% das empresas brasileiras realizaram alguma iniciativa voltada para a transformação digital no ano de 2020.

Hoje, pequenas e grandes empresas contam com um número grande de dados importantes armazenados, algo que seria humanamente impossível de contabilizar. Por meio das estratégias e ferramentas é possível analisar o que está dando bons e maus resultados, além de organizar estratégias e focar em ações que podem gerar mais devolutivas positivas para o negócio.

Apesar de ter se popularizado, a inteligência de dados ainda é uma incógnita para algumas empresas e a má exploração de dados, muitas vezes, acaba sendo uma dificuldade na hora de usufruir das ferramentas tecnológicas, fazendo com que a ideia seja deixada de lado e perdendo a oportunidade de gerar bons resultados, o que também pode ser um reflexo da escassez de profissionais que temos atualmente nessa área.

Principais vantagens da inteligência de dados para um negócio

Aqui, podemos destacar a possibilidade de competir com outras empresas do mesmo segmento que o seu, utilizando os dados coletados como formas de analisar aquilo que está dando certo e melhorando aquilo que precisa. Além da competitividade, a inovação é um importante fator que essa estratégia traz consigo, através de uma coleta efetiva de dados, são criados insights que podem ajudar na elaboração de planejamentos certeiros para aproximar empresa e cliente, gerando mais confiabilidade nas duas partes.

Também se destaca a velocidade, não é segredo que nunca usamos tanto a internet como agora, esse imediatismo faz com que as empresas sofram com a pressão para tomar decisões o mais rápido possível, nem sempre isso é possível, mas com o auxilia da inteligência de dados o processo de tomadas de decisões se tornou mais rápido e mais eficaz, otimizando o tempo.

Por fim, podemos destacar também a qualidade de trabalho que a inteligência de dados proporciona para uma empresa, a facilidade que essa tecnologia tem para mapear diversas questões dentro de um negócio permite que certas informações sejam alcançadas, algo que não seria possível sendo feito manualmente, ou demoraria o dobro de tempo para ser desenvolvido, a segmentação por área capacita que diversos problemas sejam resolvidos mais rápido, podendo assim, focar em coisas mais necessárias e que trazem mais resultados positivos.

Foto: André Patrocínio, CEO da Etus

Postado por André Patrocínio, CEO da Etus em 12/11/2021 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.