Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Inteligência Artificial: como a IA vem impactando os ERPs?

Postado por Denis Gonçalves, CEO da Next SI em 07/04/2020 em Artigos

Em meio à era da Transformação Digital, a Inteligência Artificial é uma tecnologia que chega nas empresas para ampliar a visão estratégica e aumentar a competitividade no mercado, levando em conta o fato de que aqueles que acompanham as transformações se encontram em melhores posições. 

A inteligência artificial é um ramo da Ciência da Computação que resulta no desenvolvimento de tecnologias que simulam o raciocínio humano, ou seja, faz com que máquinas, softwares e sistemas alcancem a inteligência característica do ser humano para solucionar problemas e tomar decisões.

Participe da nossa Pesquisa de Panorama do Mercado de ERP 2020!

Também chamada de IA ou AI, essa é uma tecnologia que tem conquistado espaço no mundo dos negócios por ser capaz de contribuir com a diminuição de falhas, redução de custos, aumentar os lucros, melhorar a qualidade da mão de obra, aumentar a produtividade e, ainda, contribuir com um melhor uso de um ERP, o que tem acontecido muito, ultimamente, por conta dos benefícios e facilidade alcançados pelo sistema de gestão com o uso da IA. 

O sistema ERP ainda é o sistema de gestão mais buscado pelas organizações e, por isso, combinar seu uso com as tecnologias de Inteligência artificial acaba sendo uma importante vantagem competitiva. 

O uso da IA aliado aos ERPs tem a principal finalidade de fazer com que as máquinas que tenham os sistemas de gestão consigam pensar na forma como os humanos realizariam determinada atividade manualmente em um curto intervalo de tempo. 

Com isso, a tendência é que essa inovação se torne cada vez mais uma parte essencial dos ERPs, tornando-os mais intuitivos e capazes de proporcionar um maior conhecimento aos gestores e usuários da plataforma. Neste ano de 2020, por exemplo, ao menos três tecnologias de inteligência artificial devem ser encontradas nos ERPs: a automação cognitiva, a automação inteligente e a visão computacional. 

Primeiramente, a automação cognitiva tem o objetivo de atender solicitações de suporte ao cliente e, ao ser alinhada a um sistema de gestão, pode fornecer uma melhor tomada de decisão aos gestores, para que eles consigam solucionar o problema do consumidor, criando eficiência em produtividade e melhorando, consequentemente, a satisfação do cliente. 

A automação inteligente, por conseguinte, relaciona-se tanto com tarefas do dia a dia quanto com situações mais complexas e inesperadas, graças ao sistema de processamento de linguagem natural, que envolve a automação da máquina no que diz respeito à comunicação com o usuário. Nesses casos, não é necessário estruturar todas as solicitações com esse tipo de automação, já que basta falar com ele como se fosse outra pessoa. 

Por fim, a visão computacional é outra tendência que deve aparecer relacionada ao uso de um ERP. Essa tecnologia de inteligência artificial oferece um grande potencial para se aliar a um sistema de gestão, visto que acompanha as tendências do mercado por meio de gráficos, tabelas, imagens, vídeos, entre outros, a fim de analisar as melhores formas de trabalhar com esses tipos de dados e informações. Assim, com a visão computacional, é possível acompanhar as transformações do mercado e ambientar os colaboradores da empresa.

Em contrapartida, um caso de tecnologia de inteligência artificial que já é encontrada atrelada ao uso de um ERP é o chatbot, software que permite a interação com o cliente por meio de um sistema de texto, o que é aplicado, na maior parte das vezes, no atendimento ao consumidor. 

Além disso, outro impacto da IA no uso de um ERP é percebido na revisão de documentos jurídicos, que, normalmente, é realizada por advogados, mas, da união de inteligência artificial com um sistema de gestão, o processo passa a ser feito de forma mais automática, reduzindo não só o tempo da atividade como também aumenta a produtividade dos funcionários responsáveis por essa tarefa. 

Com isso, conhecer mais sobre as tecnologias que envolvem a inteligência artificial e combiná-las ao uso de um ERP garante uma série de benefícios para as organizações, permitindo que elas ganhem com vantagem competitiva e uma melhor posição no mercado diante dos concorrentes. 

Portanto, é essencial que os empreendedores entendam a importância de aliar a IA ao ERP para que não somente tenham suas respectivas vantagens, mas também estejam acompanhando as transformações tecnológicas do mercado, no que diz respeito às mudanças geradas pela globalização.

Postado por Denis Gonçalves, CEO da Next SI em 07/04/2020 em Artigos