Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Publieditorial Zoop & wiipo: a importância de serviços financeiros para ERPs

Postado por Gabriel Moura, Business Developer da Zoop em 04/08/2020 em Notícias

A possibilidade de ampliar a geração de receita pela oferta de serviços financeiros para ERPs chegou também a esse setor!

Além de beneficiar esse tipo de empresa, permite que esses negócios entreguem aos seus clientes um sistema mais completo e integrado, tornando a gestão financeira ainda mais fácil, prática, dinâmica e eficiente.

Gabriel Moura, do time de Business Development da Zoop, conversou com Fernanda Ferraz, Head da fintech wiipo, spin off da Senior Sistemas, sobre esses e outros pontos. Juntos, eles falaram sobre a criação da wiipo, o propósito da empresa, a importância dos serviços financeiros para ERPs e quais oportunidades a oferta de produtos e serviços financeiros trazem para o setor.

Como surgiu a wiipo

A wiipo é uma empresa de serviços financeiros para ERPs que oferece aos seus clientes soluções para antecipação de pagamentos realizados via cartão de crédito, antecipação de títulos, crédito consignado e gestão de boletos. Colocada no ar em apenas 4 meses, sendo 3 deles durante a pandemia do novo coronavírus, Fernanda reforça que um dos motivos que tornou isso possível foram a facilidade de integração e a tecnologia, oferecidas pela Zoop.

A wiipo nasceu em 2020, mas a ideia já vinha sido discutida na Senior Sistemas há bastante tempo. Parecia algo muito natural para nós, pois nosso principal core são os sistemas de gestão, sejam ERPs, sistema de folha de pagamento, sistema de gestão de supermercado, entre outros.Como a Senior atua com uma gama muito grande de sistemas de gestão, a oferta de serviços financeiros para ERPs era algo que fazia enorme sentido para nós”.

Ainda que o conceito e a necessidade estivessem claros, a Head da wiipo lembrou os principais desafios que tiveram que transpor para tirarem o projeto do papel.

Não foi algo muito simples. Um dos maiores desafios foi o fato de a Senior ter uma base muito grande de clientes, de tipos de serviços etc. Para se ter uma ideia, são mais de 100 milhões de boletos emitidos por nossos ERPs anualmente, fora cartão de crédito e o PIX que ainda vem por aí. Hoje, a Senior tem operações com empresas muito grandes, mas também com médias. Por exemplo, 40% das vendas do e-commerce no Brasil passam por nossos sistemas."

"Então, escolher qual seria a melhor forma de entrar nesse mercado, de forma que pudéssemos realmente trazer uma oferta de valor, foi um grande desafio. Também por esses motivos optamos por não ser uma fintech de um produto único, e também não desenvolver tudo “dentro de casa”. Assim, preferimos ser uma plataforma que pluga diversos parceiros e serviços."

"Com certeza, nesse sentido, a Zoop foi muito importante para nós. Um dos motivos é que a Zoop é uma empresa já estabelecida, consolidada, que tem um tipo de tecnologia parecida com a nossa, facilidade de contratação e de composição, o que nos permitiu criar a wiipo muito rapidamente. Ou seja, sem a escolha certa do parceiro, definitivamente, não teríamos conseguido fazer tudo em tão pouco tempo”.

Oportunidades geradas pelos serviços financeiros para ERPs

As oportunidades geradas pelos serviços financeiros para ERPs são inúmeras. 

Para a wiipo, por exemplo, após um levantamento que identificou as dores, dificuldades e necessidades de seus clientes e colaboradores, a empresa notou várias brechas relacionadas à integração de serviços financeiros, operações mais transparentes, contas e benefícios mais flexíveis, como créditos mais baratos, entre outras.

No caso da spin off da Senior, em especial, a ideia era criar serviços financeiros para ERPs integrados, fáceis de serem contratados, com muita tecnologia e pudessem reduzir os esforços operacionais das empresas. Ou seja, um dos objetivos é facilitar a vida de seus parceiros para que não precisassem mais realizar tarefas de forma manual

Mas Fernanda salienta que, ainda que existam diversas oportunidades de serviços financeiros para os ERPs. Ela acredita que é de extrema importância que cada empresa desse setor identifique sua real vocação, considere seu tamanho e de seus clientes. Além disso, é fundamental escolher os parceiros certos, ter foco, encontrar soluções que permitam crescimento, sejam escaláveis e seguras. 

Não é uma operação simples. O fato de atuar como um sistema de gestão não quer dizer que seja possível fazer o papel de uma fintech e oferecer serviços financeiros para ERPs. Por outro lado, é fundamental que os ERPs estejam prontos para se integrarem, para serem uma fintech ou para oferecem fintechs aos seus clientes”.

A importância dos serviços financeiros para ERPs e como integrá-los

A integração dos serviços financeiros para ERPs é uma solução que traz benefícios para todos os envolvidos.

De acordo com Fernanda, o sistema de gestão integrado é o coração de uma empresa. Por ele passam todas as movimentações financeiras de um negócio, indo das mais simples até as mais complexas. 

O surgimento das fintechs tornou os serviços bancários mais acessíveis e fáceis de serem integrados. Com isso, as empresas do setor financeiro viram a necessidade de se adaptarem, do contrário, corriam sério risco de perderem espaço para concorrentes mais inovadores.Open Banking e PIX, por exemplo, são conceitos que surgiram para atender ao novo comportamento dos clientes que, cada vez mais, buscam soluções rápidas, integradas e desburocratizadas.

Porém, como mencionado pela Head da wiipo, a entrada nesse mercado e a oferta de serviços financeiros para ERPs requerem cuidados que envolvem, entre outros, a segurança das transações e a escolha dos parceiros certos. Como parceira da wiipo nesse processo, a Zoop ofereceu APIs com toda a tecnologia e funcionalidades que a empresa almejava. A wiipo também contou com ambiente sandbox para testes e a integração por documentação. 

Além da rapidez e da facilidade na parte de tecnologia com as APIs, sempre tivemos as equipes da Zoop disponíveis para nos ajudar, o que fez toda a diferença. Tudo isso junto fez com que conseguíssemos colocar a wiipo no ar de uma forma muito simples e rápida”, reforça Fernanda.

Assista à entrevista completa com a Fernanda Ferraz neste vídeo:

 

Sobre a Zoop

A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros

Por meio de uma plataforma de serviços financeiros White Label, a empresa permite a integração de serviços financeiros para ERPs e também que esses negócios, marketplaces, empreendedores e outras fintechs passem a atuar como instituições de pagamentos, mesmo não sendo esse o core business.

No mercado desde 2013, a Zoop tem em seu portfólio mais 500 empresas que passaram a gerar uma nova fonte de receita com suas soluções, tudo isso mantendo suas próprias marcas. 

Para falar com a Zoop, entre em contato com o nosso time por meio deste formulário.

Postado por Gabriel Moura, Business Developer da Zoop em 04/08/2020 em Notícias