Inwave apresenta para o varejo a plataforma Darwin
Postado por Redação em 26/04/2024 em NotíciasDe acordo com a Inwave a plataforma tem como objetivo realizar o monitoramento e gestão de processos em várias frentes, gerando redução de custos de operação, otimizando tempo no atendimento ao cliente e uma melhor execução dos processos.
A Inwave, empresa focada em soluções voltadas ao mercado de varejo, apresenta para este mercado a Plataforma Darwin. Segundo a empresa, ela surgiu com o objetivo de realizar o monitoramento e gestão de processos em várias frentes de um comércio, gerando uma redução de custos de operação para todas as áreas do varejo, otimizando tempo no atendimento ao cliente e uma melhor execução dos processos em diversas áreas da loja.
Adriano Sambugaro, Diretor Comercial e de Marketing da Inwave, comenta sobre a inovação da ferramenta: “O Darwin faz algo que nenhuma outra solução do mercado faz: permite o acompanhamento em tempo real, de forma inteligente, das diversas operações de loja. Na frente de caixa, por exemplo, operações como cancelamento de item, consulta de preço e outras validações que geralmente são realizados por um fiscal presencialmente na loja, ganham muito mais agilidade. Sem a ferramenta, a média para a solução desse tipo de validação é de quatro a cinco minutos. Com a Plataforma Darwin, a gente reduz esse tempo de espera do cliente para vinte segundos. É uma otimização de tempo que melhora os ganhos desse varejista, além de fazer com que o consumidor tenha uma melhor experiência de compra.”
Através de informações recebidas das diversas tecnologias já instaladas na loja e integradas na Plataforma Darwin, a solução também permite a criação de dashboards com indicadores de todos os processos monitorados, que auxiliam vários departamentos: da gestão de pessoas ao comercial, prevenção de perdas, atendimento ao cliente etc. “Através destes relatórios, o varejista consegue ter um controle do que deve ser melhorado naquele comércio, a fim de reduzir o número de eventuais perdas, não conformidade de processos e outros gargalos que prejudiquem a operação”, comenta Adriano.
A solução é composta por módulos que se adaptam a diversas áreas da loja como frente de caixa, açougue, áreas controladas e tem tido muita procura também para lojas autônomas e self checkout. A empresa ressalta: "Tudo isso visando o aumento da eficiência operacional, a efetiva redução de perdas e a melhoria da experiência do cliente".
“Em média, nossos clientes que aderiram ao Darwin relatam uma queda de até 98% no número de erros operacionais graças a nossa tecnologia. Essa integração que nossa ferramenta oferece, do monitoramento em tempo real, das auditorias, do auxílio no fluxo de controle de operações, isso tudo somado faz com que o Darwin seja um sistema único no setor, capaz de gerar enormes ganhos em termos de tempo e, principalmente, dinheiro”, completa Adriano.
Adriano Sambugaro, Diretor Comercial e de Marketing da Inwave - Foto: Divulgação
Adriano ainda destaca:“Hoje, a Inwave está presente em muitos das principais redes do mercado por conta desse diferencial de estar sempre buscando inovação e resolver as dores do varejista da forma mais simples possível para ele. Atuamos para ajudar esse varejista a melhorar seus resultados financeiros, mas sempre buscando fazer isso de forma inovadora e com uma tecnologia única e desenvolvida por nós mesmos”.
O Mercado
O setor de varejo, um dos mais importantes do país e que movimenta quase um quarto do PIB brasileiro segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), vive ano após ano um crescimento na perspectiva de ganhos. Ao mesmo tempo, encontra problemas em lidar com perdas contínuas por erros humanos, furtos e até mesmo fraudes.
De acordo com dados da pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro realizada em 2022, naquele ano mais de 31 bilhões de reais foram perdidos por conta de problemas como estes. Essas estatísticas alarmantes fazem com que o setor varejista precise ficar mais atento às perdas, e encontre soluções inovadoras para resolver esse problema.
Além disso, a competitividade do setor, as margens de lucro reduzidas, consumidores mais exigentes e a necessidade para lojas físicas de oferecerem uma melhor experiência de compras fazem com que o momento do setor varejista atual exija maior eficiência e inovação para tornar-se lucrativo.