Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Como saber quais módulos do ERP minha empresa precisa?

Postado por Márcio Silva, CEO da W3ERP em 17/07/2020 em Artigos

Controlar os mais diferentes setores da empresa não é tarefa fácil, principalmente quando gestores utilizam planilhas e blocos de notas para fazer todo o controle de custos e despesas da organização.

Assim, ter uma solução modular capaz de gerar autonomia e integrar todos os processos, é sem dúvidas a melhor opção para a gestão empresarial eficiente. Mas antes disso, é importante entender quais módulos são as partes que formam o ERP! Sim é possível ter um scanner completo sobre todos os dados, processos operacionais e gerenciais e selecionar módulos estratégicos sem perder a segurança. Ou seja, o software de gestão ERP poderá reduzir perdas, otimizar tempo e melhorar a produtividade em uma única ferramenta.

O que são módulos do ERP?

Módulo do ERP é basicamente um complexo de funcionalidades necessárias para automatizar processos de um negócio. Ou seja, os módulos de uma solução ERP funciona como uma engrenagem, onde as ferramentas são utilizadas para melhorar em vários níveis a performance da empresa. 

Em síntese, com a modularização os processos da empresa se tornam mais práticos, padronizados e a automatizados, melhorando a eficiência das operações.

Quais são os módulos do ERP minha empresa precisa?

A escolha dos módulos deve ser pautada pelas demandas da organização e sua eficiência, garantindo que esse modelo possa ser customizado de acordo com a necessidade da empresa, e consiga promover a agilidade e automação das tarefas e processos.

Financeiro

Essencial para que a empresa tenha o controle rigoroso dos seus resultados, o módulo financeiro ainda traz muitas dúvidas sobre suas funcionalidades e conceitos. Principalmente quando nos referimos a usabilidade do sistema ERP, que assegura a gestão total das movimentações financeiras da organização em tempo real.

O módulo financeiro é uma ferramenta administrativa extremamente útil à sua empresa. Além de proporcionar uma melhor gestão, ele auxiliará no acompanhamento de eventualidades financeiras e recursos empresariais.

Estoque

Com o ERP, foi se o tempo em que o estoque não era visto como um setor importante. Com sua automatização é possível controlar todos os produtos e insumos armazenados, identificando-os por sessão e prateleira. Ou seja, todos os materiais envolvidos na operação dos negócios poderão ser administrados e controlados de forma prática e eficiente.

Vendas

É no módulo de vendas que todas as negociações de vendas são feitas e administradas. Com esse recurso é possível total automatização e controle das etapas do processo, emissão de orçamento e geração de contratos personalizados. Em determinados empreendimentos, esse módulo poderá ser acoplado a um sistema remoto de vendas, ou seja, poderá registrar dados mesmo estando office.

Fiscal

O módulo fiscal é além de estratégico, muito importante para a empresa já contabilizar também os lucros da organização. Com um ERP, o módulo contribuir, por exemplo, cadastro de CFOPs (Código Fiscal de Operações e Prestações) e NatOps (Naturezas de Operação). Esse recurso reduz as chances de quaisquer erros ou transtornos que possam levar prejuízos a organização.

Serviços

O módulo de serviços contribui para o aumento na produtividade da empresa bem como o acompanhamento das execuções de suas estratégias, permitindo que o gestor tenha uma visão geral de todos os processos. Além disso, essa funcionalidade garante a redução da inadimplência dos seus clientes com uma rotina automatizada de cobranças, melhorando a organização e a eficácia na realização dos serviços.

Compras

O módulo de compras deve ser visto como um módulo estratégico, ou seja, ele contribui para a relação da empresa com seus fornecedores. Por exemplo, com o software ERP é possível realizar ressuprimento, identificando as baixas no estoque e disparadas ordens de compras, automática.

Produção (PCP)

O módulo de Planejamento e Controle de Produção contribuem para que gestores possam acompanhar todos os processos do chão de fábrica e seus indicadores a fim de tomar decisões assertivas. Com o ERP é possível ainda, observar os níveis de produtividade e seus indicadores de qualidade, acompanhando passo a passo da produção.

Contábil

Auxiliando na administração e gerenciamento da contabilidade, o módulo contábil dá agilidade e apoio à análise do resultado nos aspectos societários e gerenciais do negócio, com processamentos agrupados integrando a parte financeira e contábil, o módulo faz o controle do balanço e demonstrativo de resultado.

CRM

Softwares de estratégias de negócio o CRM tem como objetivo gerenciar a relação com os clientes para satisfazer e fidelizar, acompanhando seus leads e os status de um modo simples, tendo uma comunicação centralizada em um único lugar e em tempo real, garantindo novos negócios entre clientes e empresas.

Postado por Márcio Silva, CEO da W3ERP em 17/07/2020 em Artigos