Fundação Amazonas Sustentável aprimora gestão com software ERP
Postado por Redação em 08/10/2020 em MercadoSistema de gestão foi implementado pela Ramo Sistemas na Base Comunitária do Município de Carauari, assessorado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS)
A produção ribeirinha sustentável já é uma realidade e tem trazido muitos benefícios para as comunidades do interior do Amazonas. Um exemplo é a Empresa de Base Comunitária (EBC), da comunidade Bauana, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari, que fica no município de Carauari.
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS), é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que trabalha para promover o desenvolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida de comunidades da bacia amazônica.
O negócio é liderado por jovens ribeirinhos empreendedores do interior do Amazonas, para padronizar a produção de óleos vegetais e expandir os negócios. A iniciativa já comercializa para grandes empresas como a Natura e beneficia mais de 32 comunidades. “Menino dos óleos” é um dos empreendimentos incubados na FAS e extrai o óleo de andiroba, famoso por seu poderoso ativo natural anti-inflamatório.
Para profissionalizar a gestão, em 2019 a FAS firmou parceria com a SAP, que disponibilizou o software SAP Business One, com implementação conduzida pelo parceiro de negócio Ramo Sistemas.
Com a adoção, a Empresa da Base Comunitária (EBC) de Bauana passou a contar com uma gestão centralizada do fluxo de produção das sementes colhidas e processadas, o rastreamento e o controle da qualidade das sementes produzidas por cerca de 75 famílias produtoras da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Uacari.
Com o aumento da extração das sementes e a expansão das bases comunitárias era imprescindível a utilização de soluções tecnológicas que respaldassem a dinâmica na organização e a integração das áreas, com agilidade no acesso às informações e o controle dos processos. Com o SAP Business One foi possível realizar a gestão dos negócios bem como a automatização de funções administrativas básicas e o controle das operações.
“Antes da adoção do SAP Business One, a EBC Bauana registrava suas informações no caderno ou em planilhas. Após a implementação do sistema, foi possível para os empreendedores ter uma visão do conjunto de informações do empreendimento, em um único ambiente”, afirmou Wildney Mourão, coordenador de Empreendedorismo e Negócios Sustentável da FAS.
Nos primeiros cinco meses de 2020, a EBC Bauana produziu mais de três toneladas de óleo de andiroba, a mesma quantidade da produção total do ano de 2019. A meta para este ano é produzir e vender cerca de dez toneladas de óleo de andiroba e cinco toneladas de manteiga de murumuru processado.