Farmacêutica aprimora gestão com implementação de ERP
Postado porMarilia Caride
em 19/03/2015 em MercadoA solução tem como funcionalidade o planejamento e controle das atividades de manutenção de equipamentos e instalações, maximizando a eficácia...
A solução tem como funcionalidade o planejamento e controle das atividades de manutenção de equipamentos e instalações, maximizando a eficácia da manutenção e reduzindo os custos associados. A ferramenta é responsável por ampliar capacidade de gerenciamento em diversos ambientes industriais, comerciais e de serviços suportando as necessidades frente às manutenções preventivas, preditivas e corretivas.
?Em termos de economia, a solução da SoftExpert acaba com os custos desnecessários gerados pelos desvios numéricos nos instrumentos. Além disso, com o SE Maintenance eliminamos atrasos nas calibrações, otimizamos a manutenção preventiva, aprimoramos o controle de ativos e insumos. Por consequência, temos uma manutenção menos onerosa e mais robusta. Com isso, atendemos a todos os padrões de qualidade ao mesmo tempo em que geramos indicativos econômicos?, aponta Roberto da Silva Gusmão, supervisor de Engenharia Farmacêutica da Ophthalmos.
SE Maintenance da SoftExpert também auxilia no cumprimento dos requisitos de normas internacionais como ISO 9000, ISO 14000 e ISO TS 16949, assegurando o gerenciamento eficaz do programa de Manutenção Produtiva Total (TPM).
Gusmão conta que outro benefício conquistado com a ferramenta foi a linearidade nos resultados obtidos, fruto de um controle total de ativos e insumos. ?Somados à lista de ganhos obtidos com o SE Maintenance, estão a programação de manutenções no parque de equipamento, a geração de relatórios com projeções econômicas e tendências de depreciação dos ativos, entre outras utilidades que muitas empresas buscam para sanar problemas pela falta de ações programadas na manutenção?, afirma.
Antes do SE Maintenance, a Ophthalmos necessitava de uma solução que fornecesse notificações de vencimentos das manutenções e calibrações, demonstrasse como as ações deveriam ser feitas - tornando clara a periodicidade entre as ações executadas ? e que gerasse pendências aos colaboradores responsáveis com base em ferramentas da qualidade, diferenciando os status por cores de prioridades. Dessa forma, o investimento em um software significaria a eliminação de planilhas de controle que tornavam as ações mais lentas e traziam o risco de geração de erros sistêmicos por esquecimento.
Ainda de acordo com Gusmão, o projeto na empresa enfrentou dois desafios: adequar o SE Maintenance às necessidades da Ophthalmos e mudar a cultura interna no que se refere à manutenção preventiva, preditiva e corretiva, pois essa não era uma condição desenhada no escopo de funcionamento de ações na organização.
Para que a implantação do sistema acontecesse de maneira objetiva, Gusmão conta que alinhou as necessidades do seu setor com os conhecimentos de Roberto Dragva, responsável pelo setor de TI. Depois de algumas reuniões chegou-se à conclusão que o módulo SE Maintenance ? que integra a plataforma SoftExpert Excellence Suite (SE Suite) já utilizada pela Ophthalmos, atenderia às necessidades expostas pelo setor de Engenharia Farmacêutica e Manutenção.
?Como já tínhamos uma base de conhecimento na operação do SE Suite adquirida com a utilização de outros módulos, a implantação e adaptação do módulo SE Maintenance ocorreu de maneira tranquila e dentro das expectativas planejadas?, conclui Dragva.
Redação
Marilia Caride
em 19/03/2015 em Mercado