Fabricante de produtos de Segurança Patrimonial adota ERP
Postado porRedação
em 23/10/2014 em MercadoProduzir equipamentos para o setor de Segurança Eletrônica e Patrimonial - um dos que mais crescem no país - fizeram...
Produzir equipamentos para o setor de Segurança Eletrônica e Patrimonial - um dos que mais crescem no país - fizeram com que a IPEC Produtos Eletrônicos investisse em um sistema de gestão empresarial que pudesse garantir alta qualidade dos seus produtos e fosse capaz de suportar o sensível crescimento de 30% ao ano, ocorrido nos três últimos anos. Faz parte dos planos da companhia para 2015 crescer a operação e vender para países da América do Sul.
CLIQUE aqui e faça o DOWNLOAD do e-book exclusivo "13 PASSOS PARA ESCOLHER MELHOR SEU ERP"
A IPEC está presente no mercado nacional há mais de 20 anos produzindo centrais de alarme, sensores, receptores, centrais de comando para automatizadores de portão, controles remotos e diversos outros acessórios voltados à Segurança Patrimonial. O portfólio de produtos, que são comercializados por meio de distribuidores, reúne mais de 200 itens para atender cerca de 500 clientes, espalhados pelo Brasil e exterior. Atualmente, a IPEC exporta para México e EUA e faz parte dos planos da companhia ir para novos mercados da América Latina. ?Estamos crescendo em média 30% ao ano e apostamos na expansão dos negócios para os países vizinhos?, comenta Julia Morete, sócia-proprietária da IPEC.
A IPEC expandiu sua operação e criou duas novas empresas que são complementares, a Mtronic Indústria Eletrônica e a Van-Seg Comércio de Produtos de Segurança. Juntas, as três companhias possuem cerca de 70 funcionários e são responsáveis por produzir cerca de 40 mil produtos/mês. A gestora explica que decidiu adotar a solução da Dataplace porque atende às necessidades da empresa e, principalmente, porque o produto é bastante flexível e permite agregar novos módulos à medida que as demandas vão surgindo.
Julia Morete explica ainda que entre as principais inovações do ERP Symphony da DataPlace, está o módulo PCP (Planejamento e Controle de Produção), que permite controlar todo o processo de produção. O módulo calcula, por exemplo, cargas de recursos (máquinas ou pessoas) e identifica ociosidade na planta, possibilitando ajustes e correções. Também gera automaticamente solicitações de materiais para compras, com base em pedidos aprovados anteriormente. ?A ferramenta age como se ?explodisse o produto?, especificando cada detalhe técnico envolvido na fabricação. São informações que vão ao final do processo determinar o custo do produto?, destaca.
?O ERP da DataPlace foi adquirido pela companhia há vários anos, mas o projeto de gestão integrada se mantém bastante atual e novos módulos e funcionalidades são adquiridos a cada ano. No início do ERP, não precisamos dispor de pesados investimentos para obter uma tecnologia de ponta. Iniciamos com os módulos básicos, como Compras, Contas a Pagar, Vendas, etc. À medida que as demandas vão surgindo, aumentamos a implantação. Hoje, utilizamos quase a totalidade dos muitos recursos que a ferramenta oferece?, ressalta Julia.
?Sem o sistema seria impossível gerir os negócios. O ERP Symphony nos possibilitou chegar onde estamos. Hoje, 100% da tomada de decisão acontece a partir da análise de dados, que são extraídos do software de gestão?, afirma a sócia-proprietária da IPEC, referindo-se aos relatórios gerenciais e analíticos que compõem o sistema.
Outro fator decisivo para a escolha da Dataplace como fornecedora de solução de gestão empresarial foi a capacidade de inovação e a proximidade geográfica. ?Somos uma empresa do interior e cultivamos deteminados hábitos que fazem parte da cultura local, como o contato próximo com o parceiro. Gostamos do ?olho no olho? e a Dataplace por estar localizada na mesma cidade que a IPEC nos proporcionou esse atendimento diferenciado que tanto valorizamos?, acrescenta.
Redação
em 23/10/2014 em Mercado