Estatal brasileira usa IA para aumentar a segurança de suas operações
Postado por Redação em 26/11/2019 em MercadoPetrobras escolheu a solução de inteligência artificial da Microsoft
A Petrobras anunciou que está fazendo uso da Inteligência Artificial (IA), da Microsoft com o objetivo de aumentar a segurança dos trabalhadores, que atuam em suas operações offshore.
Com uso de IA, a companhia consegue, por exemplo, analisar imagens de tarefas de campo (com foco em segurança, meio ambiente e saúde), detectando desvios e incidentes, como uso incorreto de Equipamento de Proteção Individual (EPI), posicionamento inseguro com relação à carga, obstrução de rotas de fuga e acesso a ambientes restritos.
Faça como mais de 56 mil profissionais e assine a nossa newsletter!
De acordo com Nicolás Simone, Diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobras, a tecnologia deve estar a serviço das empresas para atender pontualmente a cada necessidade, no caso da empresa a questão relacionada a segurança, sempre foi considerada um quesito importante.
O executivo destaca, que através da inovação, foi possível estabelecer um ambiente industrial mais seguro, com menor número de acidentes e, consequentemente, garantir a continuidade operacional resultando em maior produtividade.
De modo geral, a solução de IA da Microsoft, está ligada ao setor de visão computacional, quando softwares aprendem a interpretar imagens. Dessa forma, a análise das imagens gera informações e dados estatísticos, que podem auxiliar no direcionamento de treinamentos de acordo com as variáveis mais frequentes (horários e locais de maior ameaça, por exemplo), reduzindo, assim, o tempo de exposição do trabalhador a riscos.
Na prática, as imagens que indicam risco ou situações consideradas como normais, são apresentadas ao sistema de Inteligência Artificial da Microsoft, que por sua vez "aprende" a reconhecê-las e distingui-las. "O sistema está treinado, por meio de algoritmos, a identificar automaticamente riscos de segurança operacional nas imagens gravadas por câmeras de alta resolução.", explicou o consultor Hardy Pereira Pinto, do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), e um dos criadores da solução.
Para executar a ação, é preciso armazenar uma grande quantidade de imagens, que devem conter uma variedade de situações em horários e períodos distintos, iluminação e pessoas diferentes. Uma vez que o sistema detecta a ameaça, ele alerta sobre o risco de forma imediata. Ainda segundo o consultor, a tecnologia “não dorme, pois atua por 24 horas.”
"A utilização da tecnologia da Microsoft pela Petrobras é um exemplo de como soluções com inteligência artificial podem impactar positivamente não só o negócio, como também zelar pelo bem-estar dos colaboradores. Nossa atuação é de forma a ampliar esses casos de uso, também, para outras indústrias.", declarou Luiz Pires, diretor do Laboratório de Tecnologia Avançada (ATL) da Microsoft Brasil.
A expansão do projeto
Em setembro, a primeira fase da implantação da solução de IA, conduzida pela Petrobras em parceria com a Microsoft, foi concluída com a ativação do sistema no navio-sonda NS-38. Atualmente, a solução está gerando alertas de risco ao identificar acesso às zonas restritas e uso inadequado de equipamentos de segurança, beneficiando cerca de 180 trabalhadores embarcados e um total de 300 pessoas, quando somadas as pessoas que circulam no local.
Ainda em fase de coleta de imagens para treinar a IA, a identificação e geração de alertas relacionada ao posicionamento seguro de cargas será inserida nas próximas fases do projeto. Além disso, a empresa também afirmou que pretende expandir a tecnologia para outros navios sonda e operações offshore.