Empresa de transporte urbano integra sistemas com software de gestão
Postado por Redação em 22/07/2020 em MercadoViação Osasco alcançou uma redução de cerca de 15% nos custos da operação ampliando em 100% o número de fornecedores com ajuda do 99Kote da Praxio
A Viação Osasco, companhia que atua no setor de transporte urbano de pessoas há mais de 40 anos, se consagrou como uma das maiores empresas de transporte público da Região Metropolitana de São Paulo.
Com o objetivo de aprimorar os serviços oferecidos, a companhia deixou de lado um processo manual de compras para investir na automação total da operação de cotações e envio de pedido. Para esse projeto, a empresa conto com o 99Kote, sistema integrado ao ERP Praxio.
Com matriz, localizada em Osasco, e filial em Carapicuíba, operam com linhas municipais, intermunicipais e seletivas, atendendo às regiões Oeste e Central da cidade de São Paulo, além das cidades de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Itapevi, Jandira e Cotia, por 96 linhas.
Até 2016 a Viação Osasco fazia uso de um sistema que não era capaz de integrar a operação de compras, que naquele tempo ainda era realizada manualmente, com o gerenciamento realizado apenas através de planilhas: digitação, recorta e cola.
No mesmo ano, com a entrada do ERP Praxio na empresa, a companhia foi apresentada a Plataforma 99Kote, solução que integra o ERP de forma nativa e que atende as especificações do segmento de atuação da companhia. A partir desse ponto a tecnologia passou a fazer parte da rotina da área, com integração direta contemplando desde a área de compras e estoque até o setor financeiro, contábil e fiscal.
“A tecnologia da Praxio tem nos proporcionado uma grande otimização de tempo e de processos, sobretudo para uma empresa que tem 2 garagens como o nosso caso. Deixamos para trás o período das planilhas para a automatização. Hoje a gente tem uma agilidade muito grande, por exemplo, no envio das cotações: hoje a gente envia as cotações, acompanha as respostas e já exportamos os resumos de todos os pedidos no formato XML.”, afirmou Alexandre Souza, representante da Viação Osasco.
Outro ponto destacado pelo executivo se refere ao ganho financeiro. As cotações públicas da Plataforma 99Kote possibilitaram acesso a um número maior de fornecedores que antes eram desconhecidos. Anteriormente, a companhia lidava com 12 fornecedores, atualmente esse número é de 25. Fato que, de acordo com Alexandre representou um aumento de 100% nas opções de negócios, que resultaram numa redução de 25% nos pedidos, sem diminuir os volumes comprados.