ERP – show de bola na gestão empresarial digital
Postado porWerner K.P. Kugelmeier
em 24/09/2013 em Blog EstratégicoERP significa Enterprise Resource Planning ?ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial - SIG). Um sistema de ERP visa a automatização dos...
ERP significa Enterprise Resource Planning ?ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial - SIG).
Um sistema de ERP visa a automatização dos procedimentos de uma empresa. Abrange o seu planejamento, execução e controle sob o ponto de vista econômico e financeiro" (Ernesto Haberkorn, "Gestão Empresarial com ERP" ? 2008). Sendo um conjunto de atividades, executadas por um software, o ERP fornece soluções de gestão empresarial, caracterizadas por sua estrutura modular, padronização e integração da informação.
A ferramenta integra e controla os dados das operações chave da empresa, em um único sistema, facilitando o fluxo de informações padronizadas, em tempo real.
Um sistema ERP abrange o processo desde marketing, vendas, desenvolvimento de produtos, suprimento, planejamento e controle da produção, venda, faturamento, estoque, logística, serviço ao cliente,finanças, contabilidade e recursos humanosaté relatórios gerenciais.
Estamos falando de uma visão de ponta a ponta, do cliente de um lado e o fornecedor de outro (supply chain),sempre buscandomelhorar o planejamento e a alocação de recursos.
Quais são as tendências do ERP?
O ERP evoluiu para simplificar a vida do usuário, desenvolvendo gráficos e imagens.
Hoje o ERP vem interagindo com outras ferramentas de gestão empresarial como CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes), BI (Business Intelligence) e BPM (Business Process Management).
Como novo modismo surge a computação 'nas nuvens' (cloud computing), que basicamente consiste em oferecer todo serviço de software de forma remota, onde os dados estarão armazenados em servidores externos em relação à empresa.
Esta tendência deve beneficiar o ERP, uma vez que ela implicará em menos complexidade de instalação, permitindo uma implantação mais rápida e mais econômica.
Como ERP pode melhorar o desempenho de uma empresa?
O ERP pode ser visto como um grande banco de dados, que integra, unifica e ordena informações da empresa em um só lugar.Qualquer irregularidade nos processos fica visível em tempo real.Assim é possível tomar decisões, de forma assertiva e rápida, sobre quais processos devem e podem ser otimizados para encurtar os ciclos produtivos.
Eliminando barreiras entre áreas e fazendo fluir a informação por toda a empresa, oERP permite que diferentes áreas possam planejar em conjunto a execução de medidas preventivas ou corretivas.
Relatórios gerenciais fornecem informações sobre a produtividade das áreas, sob aspectos como: tempo de resposta ao mercado, redução do leadtime, redução de custos operacionais, redundância de atividades, redução de estoque.
Quais são as vantagens do ERP?
1- A grande vantagem é a maior confiabilidade de dados, ao monitorar as operações da empresa.
2- As informações trafegam pelos módulos em tempo real, ou seja, um pedido dispara o processo de fabricação com o envio da informação para múltiplas bases, do estoque de insumos ao faturamento.
3- O ERP facilita racionalizar a produção, reduzir custo e melhorar o serviço ao cliente.
4- O ERP é capaz de se adequar ao ramo e ao modelo de gestão da empresa.
5- A implantação de um sistema ERP reflete de imediato na estabilidade das operações da empresa.
Quais são os fatores de sucesso na implantação de um sistema ERP?
1- Antes de tudo, o apoio da Direção
2- Ocomprometimento dos profissionais, responsáveis pela atualização dos dados que alimentam toda a cadeia de módulos do ERP.
3- O envolvimento do Usuário.
Quais cuidados devem ser tomados na escolha de um ERP?
Os cuidados mais importantes são a definição clara de objetivos e a identificação precisa das necessidades da empresa, em nível de cada área envolvida, o que determina tamanho e valor da ferramenta.
Outro fator importante é verificar se o sistema receberá manutenção e atualizações de acordo com as mudanças tecnológicas.
Quais serviços integram um projeto ERP?
A implantação de um projeto ERP engloba a orientação quanto aos requisitos mínimos de hardware, a instalação do software nas estações de trabalho, a configuração do sistema e das funções de cada usuário, o treinamento no uso do sistema e a conversão de dados.
O investimento se justifica na medida em que seu potencial das vantagens acima é explorado.
O tempo de implantação varia em função de situação, objetivo e necessidade da empresa, que determina o tamanho do software, bem como do desempenho da equipe do projeto; tempo médio é de 6 a 24 meses.
ERP ? a solução para uma gestão empresarial digital ? faça seu show de bola!
Werner K.P. Kugelmeier
em 24/09/2013 em Blog Estratégico