ERP Cigam atende o eSocial
Postado porRedação
em 18/11/2013 em NotíciasO ERP da Cigam, fornecedora de software de gestão empresarial já está preparado para o eSocial ? projeto do Governo Federal que faz...
O ERP da Cigam, fornecedora de software de gestão empresarial já está preparado para o eSocial ? projeto do Governo Federal que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e visa a unificar, por meio digital, todas as obrigações trabalhistas e fiscais das empresas/empregador em relação aos seus empregados, cuja obrigatoriedade está prevista para janeiro de 2014.
A partir de novembro, a adequação ao novo modelo estará disponível para os clientes da Cigam, que terão acesso por meio da atualização do software da empresa. Para companhias que ainda não são clientes, a Cigam disponibiliza a atualização integrada a seu módulo de Folha de Pagamento.
O eSocial permite às empresas enviar de forma digital todas as informações relacionadas aos seus empregados. O novo sistema unificará o envio de nove obrigações trabalhistas, entre elas o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Declaração de Imposto de renda Retido na Fonte (Dirf), Guia de Recolhimento do FGTS e informações a Previdência Social (GFIP).
Para Gabriel Vedovatto, analista de Negócios da área Fiscal da Cigam, o eSocial, conhecido também como EFD-Social ou Sped Folha, trará benefícios para todos os envolvidos. ?Para as empresas ou empregadores, o eSocial simplificará a entrega de dados ao Fisco, eliminando o acúmulo de obrigações que atualmente são enviadas em momentos e maneiras distintas. Os empregados terão suas informações trabalhistas sempre atualizadas e poderão solicitá-las à empresa quando necessário, por exemplo, para realizar um pedido de empréstimo ou financiamento. Já para o Governo, a entrega única das obrigações facilitará a busca e análise de irregularidades, como prazos desrespeitados, erros e declarações incoerentes?, explica.
Segundo Vedovatto, a principal mudança ocorrida no ERP Cigam para atender o eSocial foi a necessidade de maior integração entre os módulos Fiscal, Financeiro e Folha de Pagamento, já que uma das exigências do eSocial é obter informações de pagamentos à terceiros, demanda que até então era atendida pelo módulo Financeiro do sistema. ?Vamos consumir cerca de 600 horas para realizar as modificações e testes na nova versão do Cigam para atender o eSocial. Os clientes que já possuem o módulo Folha de Pagamento terão a nova versão atualizada automaticamente e sem custo?, afirma.
O projeto eSocial é desenvolvido e gerido por órgãos e entidades do Governo Federal - Caixa Econômica Federal (CAIXA), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério da Previdência Social (MPS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Receita Federal do Brasil (RFB). O Ministério do Planejamento também participa do projeto, promovendo assessoria aos entes participantes na equalização dos diversos interesses de cada órgão e gerenciando a condução do projeto, através de sua Oficina de Projetos.
Fonte : Assessoria de Imprensa CIGAM
Redação
em 18/11/2013 em Notícias