Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Entrevista com Laércio Cosentino, CEO TOTVS

Postado por

Redação

em 10/02/2014 em Entrevistas

Compartilhar:

    Laércio, fale-nos um pouco sobre a história da TOTVS. O início da criação da TOTVS partiu de um bureau de serviços,...

 

 

Laércio, fale-nos um pouco sobre a história da TOTVS.

O início da criação da TOTVS partiu de um bureau de serviços, fundado em 1969, por Ernesto Haberkorn denominado SIGA. 

O principal objetivo era desenvolver sistema de gerenciamento empresarial para automação de processos administrativos. Com o surgimento dos microcomputadores, na década de 80, Cosentino percebeu que era hora de partir para o desenvolvimento de softwares para computadores pessoais. Sugeriu a ideia para Ernesto e fundou, assim, a Microsiga, já como diretor presidente, em 1983.

A parceria rendeu o desenvolvimento de um sistema próprio, bons clientes e parceiros, indicando que era preciso ampliar os negócios. Nascia assim, em 1989, um ousado plano de expansão por meio de franquias. Hoje são 49 distribuídas pelo Brasil e 12 pelo mundo. Em 1999, a chegada da Advent fortaleceu os processos da companhia para a expansão e consolidação de mercado. A parceria durou até 2005, quando a TOTVS recomprou os 25% que pertenciam ao fundo. No mesmo ano, adquiriu a Logocenter. No ano seguinte, mais fortalecida, a empresa deixou a marca Microsiga e passou ser somente TOTVS, sugestivo nome que em latim significa tudo, todos, totalidade, e se preparou para a abertura de capital. O que fez em março de 2006, tornando-se a primeira empresa de TI da América Latina a fazer o IPO no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Até hoje, a companhia está listada na Bovespa no critério de mais elevada categoria de governança no chamado Novo Mercado. A preocupação com a gestão da empresa está refletida em seu Conselho de Administração, que há mais de sete anos conta com, pelo menos, 70% de membros externos.

Após a abertura de capital, comprou a RM Sistemas. No último trimestre de 2007, com capital próprio, fez mais duas aquisições ? a Midbyte e a BCS ?, complementando seu portfólio de produtos voltados para pequenas e médias empresas. No mesmo ano, a TOTVS firmou uma joint venture com a Quality, criando a TQTVD para atuar no segmento de TV Digital.  Mas foi em agosto de 2008 que a companhia deu um passo importante no mercado, ao comprar a Datasul, ampliando significativamente seu portfólio e as operações verticais, conseguindo atender qualquer cliente de qualquer porte. Ao todo, a TOTVS é formada pela união de mais de 20 empresas e conta com 12 mil participantes (denominação dada a seus funcionários).

As aquisições trouxeram um novo desafio à TOTVS: integrar a aplicação já existente às particularidades de negócio e de tecnologia que a solução adquirida oferecia. A plataforma própria, criada há muitos anos pela TOTVS, foi essencial para que a empresa integrasse as novas soluções aos produtos já existentes de forma a criar uma identidade entre suas ferramentas com uma interface muito semelhante entre todas elas.

Quais os mercados que a TOTVS atua ?

Para cada segmento, existe uma unidade de inteligência de negócios que, entre outras atividades, é responsável pela elaboração da estratégia de atuação, relacionamento com o mercado, identificação de parcerias estratégicas e compartilhamento de informações e temas relevantes para o setor. Os segmentos atendidos pela empresa são:

Agroindústria ? Com mais de 200 clientes focados na produção de grãos. Juntos, plantam mais de um milhão de hectares. Os clientes do setor sucroalcooleiro processam 50% da produção brasileira de cana-de-açúcar.

Construção e Projetos ? Em sua carteira estão 50 clientes, entre as 100 maiores construtoras do país, além de outros 450 clientes de engenharia e design.

Distribuição e LogísticaMais de 1,6 mil clientes são atacadistas e distribuidores, 20% dos embarcadores e 44% dos recintos aduaneiros do país são clientes TOTVS.

Educacional ? As soluções TOTVS atendem mais de 700 instituições de ensino no Brasil e apóiam a gestão de 1,5 milhão de alunos. Optaram pelas soluções TOTVS 67% dos principais grupos consolidadores.

Financial Services Oito entre os 10 maiores custodiantes e sete entre os 10 maiores asset managers são clientes da TOTVS. Diariamente, mais de 120 mil propostas de crédito são analisadas pelos seus sistemas; mais de 3,5 milhões de cartões de crédito emitidos e processados; 22 mil portfólios e quatro mil fundos são controlados por soluções TOTVS, que também são responsáveis por R$ 1,5 trilhão de ativos processados todos os dias.

JurídicoSete entre os 10 maiores escritórios brasileiros de advocacia são clientes, além dos 10 mil advogados usuários das soluções TOTVS.

ManufaturaMais de 1,1 mil clientes são extrativistas; mais de 1 mil são dos setores de metal e plástico e aproximadamente 1,4 mil são do setor de bens de capital.

Saúde ? Por meio das soluções TOTVS são administradas 12 milhões de vidas e 9,7 mil leitos hospitalares. Seu prontuário abrange 35 especialidades médicas.

Serviços ?Neste segmento, 400 clientes são provedores de utilities e470 são do setor de viagens e transporte de passageiros.

Varejo ?Mais de 900 clientes são magazines e lojas de departamentos, mais de 140 são supermercados, mais de 280 são redes de materiais de construção, mais de 370 são concessionárias de veículos e mais de 100 são drogarias. 

Quais os produtos /soluções oferecidos pela TOTVS ?

A TOTVS fornece ao mercado soluções administrativas, sistêmicas, de processos, de desempenho e de infraestrutura que garantem maior competitividade e permitem que cada cliente terceirize suas operações administrativas, focando energia e tranquilidade para pensar apenas no que é seu próprio negócio.

A companhia comercializa ERP Back Office e ERP especializados por segmento; soluções de BA, BI, CRM e HCM, tecnologias de mobilidade e identificação, bem como serviços de Cloud & Outsourcing, Educação Empresarial e Consultoria de Negócios e de Tecnologia. 

Dados do mercado brasileiro apontam que hoje o grupo formado por todos os fabricantes atendem, juntos, apenas 20% do mercado. Em sua opinião a que se deve este situação?

Se considerarmos o uso de ERP em grandes empresas, existe uma saturação do mercado. Quando avaliamos as médias empresas, verifica-se muito desenvolvimento caseiro que com certeza vai acabar migrando para softwares houses padrões. E quando analisamos as pequenas empresas há uma necessidade ainda maior de softwares de outros fornecedores. Além disso, há um grande núcleo de micro empresas que precisam ser informatizadas. Todo dia nasce uma micro ou uma pequena empresa. Portanto, este mercado será sempre uma grande fonte para as softwares houses e não estará totalmente atendido devido a velocidade de nascimento das empresas. Por outro lado, a economia está cada vez mais formal e as empresas estão buscando se tornar mais competitivas e a implantação do ERP possibilita uma melhor tomada de decisão.

Existem aspectos relacionados a infraestrutura, questões jurídicas, fiscais  e tributárias que dificultam a implementação de sistemas ERP nas empresas brasileiras.  Como a TOTVS tem oferecido suas soluções dentro deste cenário?

Esses aspectos não são empecilhos para implantação do ERP nas empresas, mas sim para o desenvolvimento. As empresas almejam um software estruturado e que contenha todas as implicações da legislação brasileira. Desta forma, o ERP acaba sendo um facilitador para que elas consigam cumprir todas as exigências legais, jurídicas, fiscais e tributárias. 

Ações como educação, certificação e qualificação são fundamentais para esclarecer a melhor maneira de utilizar a ferramenta ERP dentro de uma empresa. Vale ressaltar que a relevância é não só para o colaborador, como também para o cliente final.  Como a empresa trata o assunto?

A TOTVS disponibiliza ao mercado, por meio do E-learningCenter, mais de 2.000 treinamentos que abrangem desde fórmulas de matemática financeira até como operar os softwares da empresa. Atende cerca de 40.000 usuários de 1.700 empresas. Em 2012, foram realizadas mais de 56.000 matrículas nos cursos ofertados que foram desenvolvidos para garantir uma maior absorção do conteúdo pelos alunos e o índice de aprovação após os treinamentos comprova a eficácia da didática.

O E-learningCenter tem se mostrado uma ferramenta ideal às pequenas e médias empresas. Nosso modelo de negócio de educação a distância atende à necessidade dessas empresas de treinar seus funcionários de maneira rápida e eficaz, com um investimento que atenda ao seu orçamento sem que eles precisem se ausentar do escritório. A iniciativa permite ainda que as empresas gerenciem as equipes de forma individualizada, agregando valor ao seu negócio com um custo benefício atraente.

Além da formação, a companhia oferece certificação para aqueles que desejam obter uma comprovação formal do seu conhecimento e diferencial competitivo no seu currículo. O exame pode ser realizado tanto pelos participantes do treinamento, quanto por profissionais de mercado que já trabalham com o software da companhia. 

É notório dizer que o mercado de ERP está em crescimento, seja por fatores de ordem socioeconômica ou pela simples necessidade de tornar um produto mais competitivo dentro de seu mercado melhorando processos internos. Como a TOTVS enxerga o mercado de ERP daqui a 5 anos?

O mercado de ERP vai crescer muito, e cada vez mais com a entrada de novas empresas especializadas e segmentadas em seu conteúdo. O ERP genérico em que se rodava apenas o BackOffice de uma empresa, cada vez mais sai, vai para atividade fim dessas empresas. Hoje, várias empresas tem ERP no BackOffice e precisam de um ERP na sua operação. 

 

Fonte : Redação Portal ERP / Assessoria de Imprensa TOTVS

 

Postado por

Redação

em 10/02/2014 em Entrevistas

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.