Entrevista com Rafael Rojas Filho, Diretor da Target Sistemas
Postado porDaniela Quintana
em 10/05/2017 em EntrevistasConsiderada pelo setor, uma das principais desenvolvedora de softwares e serviços específicos para o segmento de distribuição, a Target Sistemas...
Considerada pelo setor, uma das principais desenvolvedora de softwares e serviços específicos para o segmento de distribuição, a Target Sistemas está a 20 anos no mercado, liderada pelo executivo Rafael Rojas Filho, com quem o Portal ERP realizou a entrevista deste mês. Acompanhe:
Fale-nos um pouco sobre a história da Target no Brasil?
Nascida da experiência vivida dentro de um distribuidor em SP e percebendo que suas necessidades não eram atendidas por nenhuma solução genérica de mercado, a Target partiu para o desenvolvimento de um ERP 100% especialista em distribuição. Nos anos seguintes, expandiu esta especialização para soluções complementares, como: automação de vendas, WMS, BI, roteirizador, fiscal-contábil, entre outras. Duas décadas depois, compartilha toda a experiência e conhecimento acumulados com seus clientes, sendo a única empresa de TI do país com atendimento exclusivo para o setor.
Dentro do setor de distribuição, quais subsegmentos a Target atua?
Não há restrição quanto ao subsegmento da distribuição. A absoluta maioria dos clientes Target estão no setor mercearil, mas atuamos muito forte com distribuidores de medicamentos, pet/vet, auto e moto peças, papéis, hospitalar, brinquedos, ferramentas, UD e vários outros menores. As soluções atendem muito bem às particularidades de cada uma destas categorias, sem a necessidade de customizações, pois os fundamentos de operação e gestão são praticamente os mesmos.
A Target possui um portfólio abrangente de soluções para o setor de Distribuição. Poderia descrevê-las e dizer quais são seus públicos-alvo?
Além do TARGET ERP, temos: MOB (automação de Vendas), TAB (catálogo eletrônico), BI (Informações Gerenciais), EDI (Sell out, Sell in e OL), WMS (gerenciador de operação logística), ROTA PLAN (roteirizador), MLOG (sfw coletores), FISCON (Fiscal / Contábil) e DF-e (gerenciador de documentos fiscais).
Além das soluções em produtos, criamos serviços de apoio à operação e gestão do distribuidor, nas áreas de logística, fiscal / contábil e comercial, além de revisões dos processos e perfil de utilização das soluções. Nosso público alvo sempre foi e seguirá sendo a comunidade de distribuidores do Brasil.
Sobre a empresa de distribuição ? Sprint, da sua criação em 2015, até o presente momento, quais as experiências e os resultados obtidos e como tem sido a receptividade do mercado?
A SPRINT é um projeto que visa um aprofundamento inédito e arrojado em nossa especialização. Mais do que apoiar e orientar o distribuidor com soluções e serviços, queremos vivenciar cada um de seus problemas e oportunidades para poder apontar com total propriedade os melhores caminhos. A experiência nestes pouco mais de 2 anos, tem sido excepcional. Diversos pontos de aprimoramento das soluções foram levantados, a grande maioria deles processos simples, mas que a prática mostrou o quanto pequenas melhorias podem trazer melhor performance.
Outro aspecto muito importante, foi podermos apresentar ao mercado um modelo de operação e gestão para empresas de pequeno e médio porte. Estamos conseguindo construir uma distribuidora que, com baixo investimento e posicionamento claro, vem obtendo ótimos resultados e um nível de serviço reconhecido por indústria e varejo. Este porte de empresa são a absoluta maioria das distribuidoras que buscam soluções atualmente e poderemos levar a elas o modelo de operação e gestão construído na Sprint, pois é onde estão suas principais demandas.
A Target tem em sua essência uma grande expertise em oferecer tecnologia com foco exclusivo nos processos de Distribuição. O modelo brasileiro para o setor, porém, ainda deixa a desejar para que o país melhore suas condições no mercado internacional. Quais tem sido os desafios enfrentados pela empresa para implementar estas tecnologias e apoiar o processo evolutivo de Distribuição do Brasil?
O Brasil ainda enfrenta diversos problemas para se aproximar de um padrão internacional. A infraestrutura de comunicação e transporte, a baixa qualidade de mão de obra (em todos os escalões da empesa), as políticas definidas pelas indústrias, promovendo a guerra de seus produtos entre atacado e distribuidor, além da resistência pelo (mau) atendimento direto ainda nos fazem marcar passo na evolução da cadeia de abastecimento.
A fatia de pequenas e médias empresas no Brasil representa hoje o maior cenário de oportunidades para as fornecedoras de software de gestão. Por outro lado, elas possuem características muito particulares, sendo mais sensíveis a aspectos como preço, atendimento e tempo de implantação. O que a Target tem feito para ter uma oferta competitiva neste cenário?
Sem dúvida elas são o grande mercado daqui para diante e para ele, criamos diferentes modelos comerciais, sem aquisição de licenças ou necessidade de infraestrutura (cloud), uma implantação focada nos processos essenciais para uma operação saudável. O objetivo é oferecer as empresas com menor capacidade de investimentos o acesso às melhores soluções, mesmo que em sua forma básica, para que sua evolução não exija a temida troca de sistema. Somado a isso, o grande diferencial que teremos para este mercado é a apresentação do modelo desenvolvido dentro da Sprint, combinando baixo custo, ótima rentabilidade e alto nível de serviços. Isso é o que realmente dará a elas condições de crescerem e se manterem competitivas, mesmo em momentos áridos como vivemos hoje.
A empresa tem como uma de suas diretrizes a responsabilidade socioambiental. Conte-nos um pouco sobre iniciativas sociais da Target.
A Target é uma empresa moderna, com muitos jovens em suas equipes e sempre pregou valores nos quais acredita, como a transparência em todos os seus processos e números, integridade na relação com seus clientes e equipe e valorização do esporte e saúde. Tivemos e temos em nossa equipe praticantes de diversos esportes, mas a paixão pelas corridas de rua sempre estiveram em destaque. Vários maratonistas e velocistas estiveram e estão entre nossos sócios e colaboradores. Além de praticar, patrocinamos uma assessoria esportiva especializada neste esporte. Temos também movimentos internos de apoio à instituições comunitárias e ações de cidadania como a doação de sangue organizada.
A Sprint, por sua vez, nasceu com o claro posicionamento de distribuir produtos apoiados em saudabilidade. Todos os alimentos e bebidas de seu mix pertencem a indústrias ligadas à alimentação saudável (sem açúcar, sem glúten, zero sódio, etc). Portanto, levando todos os dias a bandeira da vida saudável e de sustentabilidade.
Interessa bater a meta de vendas e negócios? Clique aqui!
Em sua opinião, como será o software de gestão para o setor de Distribuição, considerado competitivo, daqui a 05 anos?
Nascemos apostando na especialização como o futuro da indústria de software no Brasil. Hoje nossa convicção em relação a esta estratégia é ainda maior e ampliamos o conceito para os serviços que precisam acompanhar estas soluções. A distribuição tem se firmado como um caminho fundamental para a cadeia de abastecimento e acreditamos na valorização dos serviços prestados pelo distribuidor nos próximos anos.
Pesquisamos muito sobre o que pensam os distribuidores entrantes, quais suas dores e expectativas e fica claro que o conhecimento de negócio inserido nas soluções e serviços de cada segmento serão os diferenciais entre as empresas desenvolvedoras de software do futuro. As ferramentas e metodologias de desenvolvimento tendem a facilitar cada vez mais a reprodução de qualquer produto tecnológico, mas o expertise desenvolvido por cada empresa, contido em seus produtos e serviços, serão únicos e decisivos na escolha destes clientes. Estamos investindo fortemente neste caminho.
Faça como mais de 48 mil profissionais e assine a nossa newsletter!
Por: Editorial
Daniela Quintana
em 10/05/2017 em Entrevistas