Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Entrevista com André Faria Gomes, CEO da Bluesoft

Postado por Daniela Quintana em 03/07/2017 em Entrevistas

andrefariagomes bluesoft portalerp 438793Uma das principais desenvolvedoras de softwares para o segmento de varejo, a Bluesoft está a 17 anos no mercado. Hoje é liderada pelo executivo André Faria Gomes, com quem o Portal ERP realizou a entrevista deste mês. Acompanhe: 

Fale-nos um pouco sobre a história da Bluesoft no Brasil?

Nosso fundador Luiz Faias, Supermercadista, no ano 2000, teve o sonho de criar uma solução de software de gestão para supermercados que permitisse que ele fizesse a gestão da loja através da internet e, mais do que isso, que pudesse continuar acompanhando tudo de qualquer lugar no mundo a qualquer hora. 

Naquela época tanto o acesso a internet como as tecnologias existentes eram ainda muito limitadas, mas ele acreditou na ideia, e começou o desenvolvimento do nosso principal sistema que começou atendendo as necessidades mais voltadas a área comercial dos supermercados, como compras, recebimento de mercadorias, pricing e acordos comerciais. Dois anos depois do sonho, a primeira versão do produto estava no ar atendendo nossos primeiros clientes.

Desde o início a visão foi oferecer para os varejistas uma solução completa e integrada onde os nossos clientes apenas precisassem de um navegador para trabalhar. Nada de preocupações com hardware, equipamentos, licenças, instalação, atualização. A Bluesoft seria responsável pelos data centers, hardware e de tudo o que fosse preciso. Gosto de dizer que já começamos oferecendo um Software como Serviço (SaaS) e em Nuvem, mesmo antes desses conceitos serem utilizados no mercado.

Quais são os segmentos de mercado atendidos hoje pela empresa?

A Bluesoft atende com excelência Redes Varejistas, Atacadistas e Distribuidores. A maior parte de nossos clientes atua no segmento de alimentos, mas também atendemos cosméticos, postos de combustíveis, conveniência e presentes. Em termos de porte, o público alvo da Bluesoft são grupos econômicos que faturam a partir de 100 Milhões anuais. 

Além do Bluesoft ERP, oferecemos outras soluções como BI, e-commerce, atendimento ao cliente, gestão de projetos, CRM e Auditoria de Campo. Com esses outros produtos nosso campo de atuação é mais bem mais abrangente. Só com o Acelerato, que é nossa solução de atendimento e suporte ao cliente, atendemos mais de 180 grupos econômicos compostos por empresas que atuam em praticamente todos os segmentos da economia.

A Bluesoft possui um portfólio abrangente de soluções para os setores Supermercadistas, Varejistas e Distribuidores. Poderia descrevê-las e dizer quais são seus públicos-alvo?

O Bluesoft ERP é um sistema de gestão completo para redes supermercadistas, varejistas e distribuidores que contempla os principais módulos de um ERP, como Comercial, Financeiro, Logística (WMS), Fiscal, Contábil, Estoques, NF-e, Patrimônio, PCP, Força de Vendas etc.

O Bluesoft Intelligence é nossa solução de BI que desenvolvemos em conjunto com o nosso parceiro de tecnologia Tableau, líder na área de Business Intelligence, sendo uma das empresas mais conceituadas no globo nesse segmento. Através dessa solução nossos clientes têm acesso à mais de 100 dashboards criados pela Bluesoft que trazem os indicadores mais importantes para uma boa de gestão estratégica e operacional, sendo que, de forma proativa, alerta usuários de problemas que afetam a lucratividade ou eficiência da operação.

O Acelerato é nossa solução de CRM que é utilizado por uma grande diversidade de empresas dos mais variados segmentos como solução para Serviço de Atendimento à Cliente (SAC), Help Desk, Service Desk, Central de Serviços Compartilhados, Gestão de Processos (Workflow), e Gestão de Projetos.

O Cosmos tem como objetivo se tornar a maior base de cadastro de produtos do mundo, atualmente com mais de 120.000 usuários, já possui informações de mais de 17 milhões de SKUs que podem ser consultadas na internet e integradas com diversos sistemas através de API. Percebemos que a tarefa de manter o cadastro de produtos sempre atualizada é custosa e repetitiva, e desenvolvemos a solução para ajudar nossos clientes a ganharem tempo e eficiência. Além de supermercadistas, o Cosmos é utilizado também por grandes portais de e-commerce, varejistas de moda, eletrônicos, produtos esportivos, perfumarias e franquias.

O Bluesoft e-commerce é uma solução 100% Integrada ao nosso ERP, que permite que de forma simples e descomplicada os nossos clientes possam começam a vender pela internet seja através da abordagem "Click & Collect" (comprar pela internet e buscar na loja) ou de Delivery (comprar pela internet e receber em casa).

bluesoft portalerp 574839A empresa iniciou a oferta de ERP SaaS na nuvem em 2002, quando o tema ainda era pouco falado. Após 15 anos, como você avalia o cenário atual, a receptividade do mercado e as principais vantagens deste modelo de contratação?

No início era mais complicado, as empresas tinham medo deste tipo de negócio e era difícil de quebrar alguns mitos como por exemplo de que o SaaS era menos seguro do que "on premisse". Hoje em dia, os termos 'SaaS' e 'Nuvem' vem se tornando o novo normal, e a grande maioria das empresas tem adotado esse modelo como padrão. Praticamente todos os mitos já foram quebrados e não faltam argumentos e cases para provar que o modelo SaaS além oferecer mais segurança e tranquilidade, permite que o cliente foque em seu core-business ao passo que reduz drasticamente seus custos com tecnologia. 

Praticamente todos os players de software do mercado estão de alguma forma tentando se adaptar através de parceiras ou até mesmo reescrevendo seus sistemas para poder oferecer uma solução Web SaaS na Nuvem. A grande cilada é que a maioria desses players apenas migra sua solução de uma máquina que estava no data center da empresa do cliente, para a Nuvem, mas nem de perto utiliza todo o potencial que a Nuvem oferece. 

A Bluesoft desde 2012, tem uma parceria estratégica e forte com a Amazon Web Services, e utilizamos tecnologias criadas e desenvolvidas para a Nuvem, como bancos de dados específicos, sistemas de mensageira, balanceadores de carga e servidores elásticos (para garantir que em momentos de picos o número de servidores aumente automaticamente para garantir a performance dos sistemas).

Falando particularmente dos segmentos atendidos, quais tem sido os desafios enfrentados pela Bluesoft para implementar tecnologia e apoiar o processo evolutivo deles aqui no Brasil?

Um desafio bastante grande, é a questão cultural. Grande parte dos grupos varejistas são empresas familiares que tem um grande foco na operação e no dia-a-dia, mas pouco foco na estratégia. A Bluesoft sempre busca mais do que fornecer tecnologia. Motivamos nossos clientes a criarem e melhorarem seus processos de trabalho para ir além do operacional, e desenvolver também uma gestão mais tática e estratégica no negócio.

Especialmente em se tratando de varejo, há uma grande transformação acontecendo no restante no mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, a pouco empo atrás, a Amazon anunciou a compra da Rede de Supermercados Whole Foods por quase 14 bilhões de dólares em dinheiro. Com isso podemos ver que a separabilidade que tínhamos do digital e do físico está acabando, e que a multicanalidade é o caminho a se seguir. No Brasil temos uma série de desafios de infraestrutura e logística, mas também temos um aumento grande todos os anos de consumidores com acesso a smartphones e que desejam comprar pela internet. Atualmente menos de 10% dos supermercados no Brasil vendem por um canal digital. Um dos nossos desafios é ajudar nossos clientes a estarem presentes em todos os canais que o cliente quer ser atendido. Por isso buscamos desenvolver nossas próprias soluções e buscar parceiros estratégicos que nos ajudem a realizar essa missão.

Interessa bater a meta de vendas e negócios? Clique aqui!

A fatia de pequenas e médias empresas no país representa hoje o maior cenário de oportunidades para as fornecedoras de software de gestão. Por outro lado, elas possuem características muito particulares, sendo mais sensíveis a aspectos como preço, atendimento e tempo de implantação. O que a empresa tem feito para ter uma oferta competitiva neste contexto?

Para lidar com esses desafios nós temos um foco muito grande em qualidade, produtividade e velocidade. Em se tratando de evolução do produto, desde 2007 trabalhamos com métodos ágeis de desenvolvimento de software, e entregamos para nossos clientes versões atualizadas com melhorias e novas funcionalidades quinzenalmente. Toda a documentação do sistema está online e disponível para os usuários, além de vídeos didáticos e treinamentos online gratuitos que facilitam que novos usuários aprendam rapidamente a utilizar o sistema, e que usuários veteranos fiquem atualizados de forma rápida e sem stress.

Falando de implantação, buscamos ser bastante rápidos e ir direto ao ponto. Reconhecemos que existe uma frustração bastante grande no mercado devido as implantações intermináveis assim como aquelas empresas em que o consultor do fornecedor de software se torna praticamente parte do quadro de colaboradores de tanto tempo que passa na empresa. Nossa abordagem é diferente! Temos cases de implantação em que conseguimos migrar 6 sistemas distintos de uma rede supermercadista com mais de 20 lojas para o Bluesoft ERP em apenas 3 meses. Aposentamos os sistemas legados, treinamos os usuários, e desenvolvemos junto com o cliente novos processos que a empresa não possuía até então. 

Assuntos como Mobile, Cloud, Big Data, Omnichannel, UX, AI, permeiam hoje o desenvolvimento de qualquer ferramenta de gestão. Mas não é só isso.  Em sua opinião, que características deverá possuir um software de gestão para ser considerado competitivo daqui a 05 anos?

Os hypes da tecnologia vem e vão, mas tem muita coisa que está vindo para ficar. O Slogan da Bluesoft, é "tecnologia que gera resultados" e acreditamos muito nisso. Buscamos sempre trabalhar com o que há de mais inovador, mas sempre utilizando essas novas tecnologias e tendências com total alinhamento às estratégias de negócios dos nossos clientes, esse é o grande segredo. 

Independente da tecnologia utilizada pelos sistemas que atuam no mercado,  serão mais competitivos aqueles que tiverem um foco maior em resolver os desafios de negócio de seus clientes. Acreditamos na evolução constante do produto, e é por isso que fazemos releases de novas versões com tanta frequência. O consumidor está cada vez mais exigente, e o mercado de forma geral cada vez mais competitivo, as empresas precisam, mais do que um sistema, de um bom parceiro de tecnologia, que os ajude a entregar valor para o consumidor na mesma velocidade e dinamismo do mercado. Big Data, UX, AI, e muitas outras tendências que virão devem sempre ser aplicadas com essa perspectiva. 

Por: Editorial

Faça como mais de 54 mil profissionais e assine a nossa newsletter!

andrefariagomes bluesoft portalerp 438793Uma das principais desenvolvedoras de softwares para o segmento de varejo, a Bluesoft está a 17 anos no mercado. Hoje é liderada pelo executivo André Faria Gomes, com quem o Portal ERP realizou a entrevista deste mês. Acompanhe: 

Fale-nos um pouco sobre a história da Bluesoft no Brasil?

Nosso fundador Luiz Faias, Supermercadista, no ano 2000, teve o sonho de criar uma solução de software de gestão para supermercados que permitisse que ele fizesse a gestão da loja através da internet e, mais do que isso, que pudesse continuar acompanhando tudo de qualquer lugar no mundo a qualquer hora. 

Naquela época tanto o acesso a internet como as tecnologias existentes eram ainda muito limitadas, mas ele acreditou na ideia, e começou o desenvolvimento do nosso principal sistema que começou atendendo as necessidades mais voltadas a área comercial dos supermercados, como compras, recebimento de mercadorias, pricing e acordos comerciais. Dois anos depois do sonho, a primeira versão do produto estava no ar atendendo nossos primeiros clientes.

Desde o início a visão foi oferecer para os varejistas uma solução completa e integrada onde os nossos clientes apenas precisassem de um navegador para trabalhar. Nada de preocupações com hardware, equipamentos, licenças, instalação, atualização. A Bluesoft seria responsável pelos data centers, hardware e de tudo o que fosse preciso. Gosto de dizer que já começamos oferecendo um Software como Serviço (SaaS) e em Nuvem, mesmo antes desses conceitos serem utilizados no mercado.

Quais são os segmentos de mercado atendidos hoje pela empresa?

A Bluesoft atende com excelência Redes Varejistas, Atacadistas e Distribuidores. A maior parte de nossos clientes atua no segmento de alimentos, mas também atendemos cosméticos, postos de combustíveis, conveniência e presentes. Em termos de porte, o público alvo da Bluesoft são grupos econômicos que faturam a partir de 100 Milhões anuais. 

Além do Bluesoft ERP, oferecemos outras soluções como BI, e-commerce, atendimento ao cliente, gestão de projetos, CRM e Auditoria de Campo. Com esses outros produtos nosso campo de atuação é mais bem mais abrangente. Só com o Acelerato, que é nossa solução de atendimento e suporte ao cliente, atendemos mais de 180 grupos econômicos compostos por empresas que atuam em praticamente todos os segmentos da economia.

A Bluesoft possui um portfólio abrangente de soluções para os setores Supermercadistas, Varejistas e Distribuidores. Poderia descrevê-las e dizer quais são seus públicos-alvo?

O Bluesoft ERP é um sistema de gestão completo para redes supermercadistas, varejistas e distribuidores que contempla os principais módulos de um ERP, como Comercial, Financeiro, Logística (WMS), Fiscal, Contábil, Estoques, NF-e, Patrimônio, PCP, Força de Vendas etc.

O Bluesoft Intelligence é nossa solução de BI que desenvolvemos em conjunto com o nosso parceiro de tecnologia Tableau, líder na área de Business Intelligence, sendo uma das empresas mais conceituadas no globo nesse segmento. Através dessa solução nossos clientes têm acesso à mais de 100 dashboards criados pela Bluesoft que trazem os indicadores mais importantes para uma boa de gestão estratégica e operacional, sendo que, de forma proativa, alerta usuários de problemas que afetam a lucratividade ou eficiência da operação.

O Acelerato é nossa solução de CRM que é utilizado por uma grande diversidade de empresas dos mais variados segmentos como solução para Serviço de Atendimento à Cliente (SAC), Help Desk, Service Desk, Central de Serviços Compartilhados, Gestão de Processos (Workflow), e Gestão de Projetos.

O Cosmos tem como objetivo se tornar a maior base de cadastro de produtos do mundo, atualmente com mais de 120.000 usuários, já possui informações de mais de 17 milhões de SKUs que podem ser consultadas na internet e integradas com diversos sistemas através de API. Percebemos que a tarefa de manter o cadastro de produtos sempre atualizada é custosa e repetitiva, e desenvolvemos a solução para ajudar nossos clientes a ganharem tempo e eficiência. Além de supermercadistas, o Cosmos é utilizado também por grandes portais de e-commerce, varejistas de moda, eletrônicos, produtos esportivos, perfumarias e franquias.

O Bluesoft e-commerce é uma solução 100% Integrada ao nosso ERP, que permite que de forma simples e descomplicada os nossos clientes possam começam a vender pela internet seja através da abordagem "Click & Collect" (comprar pela internet e buscar na loja) ou de Delivery (comprar pela internet e receber em casa).

bluesoft portalerp 574839A empresa iniciou a oferta de ERP SaaS na nuvem em 2002, quando o tema ainda era pouco falado. Após 15 anos, como você avalia o cenário atual, a receptividade do mercado e as principais vantagens deste modelo de contratação?

No início era mais complicado, as empresas tinham medo deste tipo de negócio e era difícil de quebrar alguns mitos como por exemplo de que o SaaS era menos seguro do que "on premisse". Hoje em dia, os termos 'SaaS' e 'Nuvem' vem se tornando o novo normal, e a grande maioria das empresas tem adotado esse modelo como padrão. Praticamente todos os mitos já foram quebrados e não faltam argumentos e cases para provar que o modelo SaaS além oferecer mais segurança e tranquilidade, permite que o cliente foque em seu core-business ao passo que reduz drasticamente seus custos com tecnologia. 

Praticamente todos os players de software do mercado estão de alguma forma tentando se adaptar através de parceiras ou até mesmo reescrevendo seus sistemas para poder oferecer uma solução Web SaaS na Nuvem. A grande cilada é que a maioria desses players apenas migra sua solução de uma máquina que estava no data center da empresa do cliente, para a Nuvem, mas nem de perto utiliza todo o potencial que a Nuvem oferece. 

A Bluesoft desde 2012, tem uma parceria estratégica e forte com a Amazon Web Services, e utilizamos tecnologias criadas e desenvolvidas para a Nuvem, como bancos de dados específicos, sistemas de mensageira, balanceadores de carga e servidores elásticos (para garantir que em momentos de picos o número de servidores aumente automaticamente para garantir a performance dos sistemas).

Falando particularmente dos segmentos atendidos, quais tem sido os desafios enfrentados pela Bluesoft para implementar tecnologia e apoiar o processo evolutivo deles aqui no Brasil?

Um desafio bastante grande, é a questão cultural. Grande parte dos grupos varejistas são empresas familiares que tem um grande foco na operação e no dia-a-dia, mas pouco foco na estratégia. A Bluesoft sempre busca mais do que fornecer tecnologia. Motivamos nossos clientes a criarem e melhorarem seus processos de trabalho para ir além do operacional, e desenvolver também uma gestão mais tática e estratégica no negócio.

Especialmente em se tratando de varejo, há uma grande transformação acontecendo no restante no mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, a pouco empo atrás, a Amazon anunciou a compra da Rede de Supermercados Whole Foods por quase 14 bilhões de dólares em dinheiro. Com isso podemos ver que a separabilidade que tínhamos do digital e do físico está acabando, e que a multicanalidade é o caminho a se seguir. No Brasil temos uma série de desafios de infraestrutura e logística, mas também temos um aumento grande todos os anos de consumidores com acesso a smartphones e que desejam comprar pela internet. Atualmente menos de 10% dos supermercados no Brasil vendem por um canal digital. Um dos nossos desafios é ajudar nossos clientes a estarem presentes em todos os canais que o cliente quer ser atendido. Por isso buscamos desenvolver nossas próprias soluções e buscar parceiros estratégicos que nos ajudem a realizar essa missão.

Interessa bater a meta de vendas e negócios? Clique aqui!

A fatia de pequenas e médias empresas no país representa hoje o maior cenário de oportunidades para as fornecedoras de software de gestão. Por outro lado, elas possuem características muito particulares, sendo mais sensíveis a aspectos como preço, atendimento e tempo de implantação. O que a empresa tem feito para ter uma oferta competitiva neste contexto?

Para lidar com esses desafios nós temos um foco muito grande em qualidade, produtividade e velocidade. Em se tratando de evolução do produto, desde 2007 trabalhamos com métodos ágeis de desenvolvimento de software, e entregamos para nossos clientes versões atualizadas com melhorias e novas funcionalidades quinzenalmente. Toda a documentação do sistema está online e disponível para os usuários, além de vídeos didáticos e treinamentos online gratuitos que facilitam que novos usuários aprendam rapidamente a utilizar o sistema, e que usuários veteranos fiquem atualizados de forma rápida e sem stress.

Falando de implantação, buscamos ser bastante rápidos e ir direto ao ponto. Reconhecemos que existe uma frustração bastante grande no mercado devido as implantações intermináveis assim como aquelas empresas em que o consultor do fornecedor de software se torna praticamente parte do quadro de colaboradores de tanto tempo que passa na empresa. Nossa abordagem é diferente! Temos cases de implantação em que conseguimos migrar 6 sistemas distintos de uma rede supermercadista com mais de 20 lojas para o Bluesoft ERP em apenas 3 meses. Aposentamos os sistemas legados, treinamos os usuários, e desenvolvemos junto com o cliente novos processos que a empresa não possuía até então. 

Assuntos como Mobile, Cloud, Big Data, Omnichannel, UX, AI, permeiam hoje o desenvolvimento de qualquer ferramenta de gestão. Mas não é só isso.  Em sua opinião, que características deverá possuir um software de gestão para ser considerado competitivo daqui a 05 anos?

Os hypes da tecnologia vem e vão, mas tem muita coisa que está vindo para ficar. O Slogan da Bluesoft, é "tecnologia que gera resultados" e acreditamos muito nisso. Buscamos sempre trabalhar com o que há de mais inovador, mas sempre utilizando essas novas tecnologias e tendências com total alinhamento às estratégias de negócios dos nossos clientes, esse é o grande segredo. 

Independente da tecnologia utilizada pelos sistemas que atuam no mercado,  serão mais competitivos aqueles que tiverem um foco maior em resolver os desafios de negócio de seus clientes. Acreditamos na evolução constante do produto, e é por isso que fazemos releases de novas versões com tanta frequência. O consumidor está cada vez mais exigente, e o mercado de forma geral cada vez mais competitivo, as empresas precisam, mais do que um sistema, de um bom parceiro de tecnologia, que os ajude a entregar valor para o consumidor na mesma velocidade e dinamismo do mercado. Big Data, UX, AI, e muitas outras tendências que virão devem sempre ser aplicadas com essa perspectiva. 

Por: Editorial

Faça como mais de 54 mil profissionais e assine a nossa newsletter!

Postado por Daniela Quintana em 03/07/2017 em Entrevistas