DB1 Global Software fecha semestre com crescimento de 18%
Postado por Redação em 24/08/2022 em NotíciasPrimeiros seis meses do ano também foi marcado por entrada no Comitê de Tecnologia da Forbes e lançamento de produtos em parcerias
Para o ano de 2022, a Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software) projeta um crescimento de 14,3% nos investimentos em tecnologia da informação no Brasil. Neste cenário, a DB1 Global Software, especializada no desenvolvimento de software sob demanda, cresceu 18,37% no primeiro semestre.
O percentual indica o quanto a empresa evoluiu em faturamento, comparando com o mesmo período do ano passado, isto é, o primeiro semestre de 2021. A unidade, que é o carro chefe do Grupo DB1, formado por empresas brasileiras de tecnologia que atuam na América Latina e Estados Unidos, vem de um crescimento constante, que era de 7% em 2020 e o ano passado fechou em 37%.
Hoje, em um ano de um cenário econômico nacional delicado, o diretor de Operações da DB1 Global Software, Cristiano Suk, entende que o desafio é continuar crescendo. “Mesmo sabendo que muitas empresas estão sentindo este impacto, inclusive, parte dos nossos clientes. Para o segundo semestre estamos apostando forte na internacionalização, colocando maior foco no mercado americano onde percebemos uma abertura maior neste ano”, complementa.
A estratégia então, ainda de acordo com ele, tem sido focada em ter na carteira de clientes uma diversificação, o que fez com que pudessem potencializar as contas que estão em um momento mais positivo. Em 2022, inclusive, a empresa também foi eleita como uma das empresas que mais crescem nas Américas, segundo o ranking do Financial Times. A DB1 ficou entre as top 300 no número geral (total de 500 na lista), a oitava entre as brasileiras e em primeiro, no que diz respeito as que atuam com tecnologia no Brasil.
Crescimento sustentável
Assim como as demais unidade que compõem o Grupo DB1, o cerne da DB1 Global Software está alinhado à diretriz de uma empresa camelo, que visa um crescimento sustentável e a longo prazo. E para tanto, dentre os movimentos realizados ao longo do primeiro semestre, alguns impulsionaram o crescimento diante 2021.
Ainda de acordo com o diretor de Operações, alguns dos pontos foram destaques. Cada vez mais posicionada e se especializando nos modelos de trabalho em outsourcing, a empresa registrou a entrada de novos clientes internacionais, sendo as norte-americanas Royal Aliances e a Exigo Technology Services.
O CEO da Exigo, Carlos MacDonald, inclusive, anunciou a chegada da parceria à família de nearshores da marca, como uma estratégia de continuar crescendo, principalmente com apoio de empesas sul-americanas. “A Exigo continua a crescer com parceiros de alto nível, que trazem um nível sem precedentes de experiência para nossa divisão de desenvolvimento de aplicativos”, detalha.
Além disso, outro ponto importante que envolve o território norte-americano, foi a entrada da empresa ao Comitê de Tecnologia da Forbes. O head de Operações Internacionais, Mateus Hernandes Rodrigues, foi aceito para fazer parte de um grupo de conselheiros, especialistas em tecnologia da informação, com a missão de compartilhar e levar expertise profissional a outros lugares e pessoas. A ação também faz parte da estratégia de networking da marca brasileira.
ECM reformulado e entregue
A nível Brasil, a DB1 Global Software também entregou um dos maiores trabalhos da carteira de atuação da marca, no primeiro semestre 2021. Em outubro de 2018, a Treetech, especializada na gestão de ativos e instalações elétricas, contratou a especialista no desenvolvimento de software sob demanda com a ideia de promover a atualização do seu sistema de gestão de conteúdo empresarial (ECM, na sigla em inglês).
Depois de quatro anos de trabalho, o software foi lançado em maio. Batizado como Sigma ECM 4.0, o trabalho resultou na reconstrução da plataforma para o modo que é agora: uma operação de forma modularizada e customizável através de plugins. A interface foi repaginada com foco em usabilidade e experiência do usuário, além de ser implementada a possibilidade de configurar e classificar alarmes e diagnósticos conforme necessidade.
No lançamento, a Treetech brindou a remodelação, que segundo a empresa trouxe uma plataforma construída “nas mais modernas tecnologias. Foram 64 pessoas, entre Treetech e DB1 Global Software, que estiveram envolvidas diretamente no projeto, em mais de 46 mil horas de trabalho. No que diz respeito à etapa de desenvolvimento, foram mais de 272,8 mil de linhas de códigos utilizados.