Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

COVID-19 e a estratégia de dados

Postado por Guilherme Tavares, CEO do CSC do Grupo Toccato em 31/03/2020 em Artigos

Buscando minimizar impactos nas empresas que se encontram prejudicadas, a inteligência de dados torna-se uma alternativa em meio ao caos

Quando falamos sobre o atual cenário mundial, qual é a primeira imagem que surge em nossas mentes? Qual seria a mensagem fixada em nossos cérebros a partir do momento que o mundo fala sobre crise e pandemia? Os questionamentos podem parecer negativos, mas existem pontos, principalmente no ambiente corporativo, que não estão sendo analisados.

Participe da nossa Pesquisa de Panorama do Mercado de ERP 2020!

Afinal, não podemos esquecer dos impactos que a COVID-19 pode gerar em nossos negócios. Claro, acima de qualquer coisa está a saúde pública, a vida humana, e seguir todas as orientações dadas pelo Ministério da Saúde é primordial. Por outro lado, para nós, que vivemos do mercado de tecnologia, é fundamental pensar em saídas durante a crise.

Para se ter uma ideia, as 285 empresas listadas na Bolsa de Valores brasileira já saíram perdendo desde o momento em que a pandemia foi decretada. R$ 1 trilhão em valor de mercado foi o prejuízo, levando em consideração o período da volta das negociações após a época de Carnaval, segundo a Economatica.

Pensando nisso, destaco o principal ponto para termos em mente daqui para frente em relação às consequências ocasionadas pelo coronavírus: quanto mais distante estivermos de nossos escritórios, trabalhando remotamente, mais perto precisamos estar dos nossos dados.

A inteligência em análise de dados como alternativa ao caos

Escutamos muitos questionamentos sobre a recessão global e alternativas para driblar essa questão. Um tópico que não deve, jamais, ser esquecido é a análise de dados e o poder da inteligência de negócios para alavancar as tomadas de decisões e atribuir um olhar estratégico para a empresa como um todo.

Diante deste cenário, pergunto: sua empresa está passando por dilemas neste momento? Quais seriam os maiores problemas enfrentados? Já buscaram tomar decisões com base no que os dados mostram ou a camada de liderança permanece seguindo a intuição?

Participe da nossa Pesquisa de Panorama do Mercado de ERP 2020!

Como mencionado anteriormente, é essencial seguir as medidas previstas pelo governo de cada estado e respeitar este momento. O isolamento social surge como forma de precaução de contágio, evitando, assim, a repetição da história de outros países que deixaram para agir tardiamente. Trabalhar em casa, adotando o modelo de home office, torna-se altamente produtivo quando se tem em mãos as ferramentas corretas.

Utilize a tecnologia para aumentar a eficiência nas operações

Neste ponto, retomo a pesquisa realizada pela consultoria IDC, considerando mais de 100 grandes corporações. O levantamento apontou que, no Brasil, um quarto das empresas, equivalente a 24,7%, achavam que a Transformação Digital não era relevante.

Estamos vivendo uma crise global e precisamos nos atentar às movimentações do mercado. O estudo citado acima foi estruturado em 2018. Muita coisa mudou e, hoje, sabemos o quão essencial é ter a Transformação Digital enraizada no business de cada companhia. Por isso, em meio à queda na economia, destaco três pontos de atenção:

1) Não tome decisões sem um embasamento concreto, utilizando os dados;

2) Empregue a Estratégia e Análise de Dados como seu maior aliado, uma vez que essa solução proporciona visualizações mais assertivas sobre cada área de seu negócio;

3) Torne seu trabalho remoto mais produtivo utilizando as ferramentas corretas. Assim, é possível estar mais perto dos dados, o que automaticamente trará resultados positivos.

Neste momento, é necessário manter a calma e buscar alternativas para os negócios. Com a estratégia certa, todos conseguiremos sair deste momento sem prejuízos expressivos e com grande aprendizado. Devemos nos unir e utilizar a tecnologia como nossa aliada!

 

Postado por Guilherme Tavares, CEO do CSC do Grupo Toccato em 31/03/2020 em Artigos