Correios utilizam sistemas desenvolvidos em GeneXus
Postado porFátima Costa
em 19/01/2017 em NotíciasHoje, dois programadores trabalham no desenvolvimento das soluções. O SECT foi desenvolvido inicialmente com o GeneXus 8.0 e o MeusCorreios,...
Hoje, dois programadores trabalham no desenvolvimento das soluções. O SECT foi desenvolvido inicialmente com o GeneXus 8.0 e o MeusCorreios, em GeneXus Evolution 3.
O primeiro sistema surgiu em 1996 quando a proprietária de uma Agência de Correios franqueada procurou a Chip On precisando de um software para administrar sua unidade. Na época, todo o trabalho era realizado de modo manual, com diversos formulários sendo preenchidos à mão pelos atendentes. A primeira versão transcrevia estes formulários em um sistema VisualFox DBF e gerava relatórios de gestão, como fechamento de caixa e faturamento de clientes.
Pouco tempo depois, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) liberou o uso do software para a automação dos atendimentos.
?O SECT foi o primeiro sistema capaz de preencher todos os requisitos a ser liberado pela diretoria regional do Paraná, única região em que atuávamos na época?, explica Hilton Jr., diretor da Chip On, empresa com sede em Curitiba (PR), e que criou os sistemas SECT e MeusCorreios.
Com a obrigatoriedade de adoção do SARA - sistema próprio dos Correios para as Agências - em 2012, o SECT foi adaptado para fazer a pré-postagem dos objetos e para reunir as informações da Agência ao final do dia, realizando seu gerenciamento, com funções relativas ao fechamento financeiro, consistência de dados recebidos e do faturamento de clientes.
Com o sistema de automação de agências 100% integrado, o SECT maximiza a operação e ainda gera relatórios gerenciais completos.
Atualmente, cerca de 120 agências franqueadas, das mil existentes no Brasil, utilizam o SECT. De acordo com a companhia, a primeira versão comercial do SECT foi produzida em apenas seis meses por um único desenvolvedor.
Já a outra ferramenta conta hoje com aproximadamente 1.300 clientes que já utilizam o MeusCorreios, para realizar suas pré-postagens em todos os Estados brasileiros. São 7.500 empresas que usam a ferramenta para acompanhar suas postagens, do momento da chegada à agência até a entrega no seu destino final.
O MeusCorreios fornece o número de rastreamento do objeto postado para os remetentes e destinatários, diminuindo assim o número de ligações recebidas na Agência e no Cliente de pessoas perguntando sobre o andamento da sua encomenda. São realizadas por mês mais de 265 mil pré-postagens com a ferramenta, além de manter o histórico de cerca de 15 milhões de objetos postados.
?O ganho de tempo e recursos envolvidos é absurdo?, comenta Hilton Jr. sobre o uso do GX.
?Vejo como principais vantagens da ferramenta também a consistência e a facilidade de manutenção. Indico o uso de GeneXus para outras empresas sem a menor dúvida?, conta.
Para o futuro, a Chip On pretende acrescentar cada vez mais recursos às duas soluções, de acordo com as demandas de seus usuários. "A ideia é evoluir sempre para que o sistema não corra o risco de ficar parado no tempo em relação aos seus recursos sempre contando com a ajuda das críticas e sugestões de nossos clientes e da tecnologia com o apoio do GeneXus", finaliza Hilton.
Interessa bater a meta de vendas e negócios em 2017? Clique aqui!
GeneXus é uma solução utilizada mundialmente por sua capacidade de simplificar e aumentar a produtividade no desenvolvimento de software. GeneXus Internacional é a responsável pela criação de GeneXus, o ambiente de desenvolvimento de software multiplataforma baseado em conhecimento e focado em modelos. É utilizado por mais 8.500 companhias para a criação de software de negócios em função de dados executados em servidores, desktops, Internet e dispositivos móveis.
Fundada em 1988, com sede em Montevidéu, Uruguai, a GeneXus Internacional tem filiais no Brasil, México, Japão e Estados Unidos. Também conta com distribuidores oficiais em 45 países da África, Ásia, Europa e América.
Fonte: Redação
Faça como mais de 48 mil profissionais e assine a nossa newsletter!
Fátima Costa
em 19/01/2017 em Notícias