Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Como o ERP pode ajudar no controle tributário?

Postado por Márcio Silva, CEO da W3ERP em 01/10/2020 em Artigos

Como o ERP pode ajudar no controle tributário?

Seja por conta de um imposto atrasado ou até mesmo um lançamento incorreto no sistema, certamente você já deve ter tido algum problema na hora de fazer o controle tributário da sua empresa. 

Essas são algumas das inúmeras dificuldades encontradas por gestores que podem ser resolvidas facilmente com o suporte de um software ERP

Como sabemos, o Brasil é um dos países com maior carga tributária do mundo. São submetidos obrigações como imposto de renda, o programa de integração social (PIS) e a contribuição social sobre lucro líquido (CSLL), que podem ser mantidas em dia a partir de um sistema de gestão ERP.

Quer entender de que forma um ERP pode ajudar no controle tributário da sua empresa? 

Vantagens do ERP para o controle tributário 

Como falamos acima, com um software de gestão empresarial a rotina de entregas tributárias pode ser mais simples e menos trabalhosa do que se imagina. Veja nos tópicos abaixo como o ERP pode otimizar o controle tributário da empresa. 

Evite retrabalho e minimize os erros 

Por tornar os processos tributários automatizados, não é mais necessário o trabalho manual. O que garante mais segurança e confiabilidade para a organização, já que, diminui consideravelmente as falhas com informações incorretas, trocadas ou incompletas, bem como o retrabalho de corrigir erros. 

Reduza os atrasos e as multas

Com o software ERP todos os prazos e datas ficam registrados no sistema de gestão, reduzindo os riscos de atrasos e multas. Além de garantir que a organização, o software não ocasiona nenhum problema com o poder público responsável pela arrecadação. 

Amplie a visão sobre os tributos

Ter uma visão ampla sobre os tributos devidos pela empresa é extremamente importante. Por isso, o ERP surge como um facilitador, possibilitando que gestor possa enxergar com clareza todos os tributos da empresa, onde esse dinheiro é distribuído, quais os meses que a empresa precisa investir mais, entre outros. Além disso, permite uma análise para decidir em qual regime tributário é mais vantajoso para a organização. 

Aumenta a eficiência

Se está em busca de um controle tributário rápido e eficiente, o ERP é o sistema ideal para a sua empresa. Com processos automatizados e verificados, em tempo real, o controle fica mais rigoroso e organizado, garantido que os erros sejam reduzidos a zero. Desse modo, a empresa passar a ter uma gestão tributária livre de imprevistos e falhas. 

Monitora a emissão de notas fiscais

Outro processo que pode ser monitorado pelo software de gestão ERP é a emissão de notas fiscais, garantindo que não aconteça nenhum erro no momento da emissão, além de evitar perdas de receita e problemas com o Fisco.

Como vimo acima, o ERP é extremamente importante para a gestão tributária da sua empresa. Com um sistema de alta qualidade, é possível acompanhar as evoluções tributárias sempre que preciso, adequando a sua empresa às mudanças que as novas leis impõem. 

 

Postado por Márcio Silva, CEO da W3ERP em 01/10/2020 em Artigos