Como o ERP pode ajudar no controle tributário?
Postado por Márcio Silva, CEO da W3ERP em 01/10/2020 em ArtigosSeja por conta de um imposto atrasado ou até mesmo um lançamento incorreto no sistema, certamente você já deve ter tido algum problema na hora de fazer o controle tributário da sua empresa.
Essas são algumas das inúmeras dificuldades encontradas por gestores que podem ser resolvidas facilmente com o suporte de um software ERP.
Como sabemos, o Brasil é um dos países com maior carga tributária do mundo. São submetidos obrigações como imposto de renda, o programa de integração social (PIS) e a contribuição social sobre lucro líquido (CSLL), que podem ser mantidas em dia a partir de um sistema de gestão ERP.
Quer entender de que forma um ERP pode ajudar no controle tributário da sua empresa?
Vantagens do ERP para o controle tributário
Como falamos acima, com um software de gestão empresarial a rotina de entregas tributárias pode ser mais simples e menos trabalhosa do que se imagina. Veja nos tópicos abaixo como o ERP pode otimizar o controle tributário da empresa.
Evite retrabalho e minimize os erros
Por tornar os processos tributários automatizados, não é mais necessário o trabalho manual. O que garante mais segurança e confiabilidade para a organização, já que, diminui consideravelmente as falhas com informações incorretas, trocadas ou incompletas, bem como o retrabalho de corrigir erros.
Reduza os atrasos e as multas
Com o software ERP todos os prazos e datas ficam registrados no sistema de gestão, reduzindo os riscos de atrasos e multas. Além de garantir que a organização, o software não ocasiona nenhum problema com o poder público responsável pela arrecadação.
Amplie a visão sobre os tributos
Ter uma visão ampla sobre os tributos devidos pela empresa é extremamente importante. Por isso, o ERP surge como um facilitador, possibilitando que gestor possa enxergar com clareza todos os tributos da empresa, onde esse dinheiro é distribuído, quais os meses que a empresa precisa investir mais, entre outros. Além disso, permite uma análise para decidir em qual regime tributário é mais vantajoso para a organização.
Aumenta a eficiência
Se está em busca de um controle tributário rápido e eficiente, o ERP é o sistema ideal para a sua empresa. Com processos automatizados e verificados, em tempo real, o controle fica mais rigoroso e organizado, garantido que os erros sejam reduzidos a zero. Desse modo, a empresa passar a ter uma gestão tributária livre de imprevistos e falhas.
Monitora a emissão de notas fiscais
Outro processo que pode ser monitorado pelo software de gestão ERP é a emissão de notas fiscais, garantindo que não aconteça nenhum erro no momento da emissão, além de evitar perdas de receita e problemas com o Fisco.
Como vimo acima, o ERP é extremamente importante para a gestão tributária da sua empresa. Com um sistema de alta qualidade, é possível acompanhar as evoluções tributárias sempre que preciso, adequando a sua empresa às mudanças que as novas leis impõem.