Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Como garantir segurança financeira aos colaboradores durante uma crise?

Postado por Cláudia Rutzen, Diretora Administrativa da WK Sistemas em 03/09/2020 em Artigos

A pandemia do novo coronavírus ainda não terminou, mas já deixou valiosas lições. Para os empresários, no âmbito dos negócios, acredito que uma das maiores seja a importância de um bom planejamento e de uma cultura organizacional forte.

Desde que as medidas de isolamento começaram a ser implementadas no Brasil, as empresas precisaram se reinventar. Quem nunca tinha feito home office foi forçado a fazer, quem nunca tinha feito uma reunião importante de forma remota, também.

Com um problema de saúde pública nas mãos, a segurança dos colaboradores precisou ser reforçada, e diversas medidas para garantir que todos estivessem se adaptando bem ao novo estilo de trabalho começaram a aparecer.

Certamente não foi fácil para nenhuma organização, mas aquelas que tinham sua cultura bem enraizada e presente tiveram uma vantagem. Quando gestores e diretores têm claro o propósito da empresa, sua missão e valores, fica mais fácil saber como agir e por onde começar.

Na empresa onde eu trabalho, por exemplo, nós sabíamos que precisávamos priorizar nosso time, sempre atuando com muita ética, honestidade e respeito. Por isso, todos os esforços foram concentrados em estabelecer uma comunicação ágil e transparente diante das incertezas do cenário de pandemia, e possibilitar o máximo de segurança para os colaboradores.

Mas é importante ir além: um momento de crise como o que estamos atravessando também pede por segurança financeira. Claro que o seu colaborador vai se sentir melhor sabendo que não precisa se arriscar para ir pessoalmente ao escritório durante a quarentena, e será grato por ter os materiais necessários, como cadeiras e computadores, emprestados pela empresa, mas e quanto à ansiedade por uma possível demissão ou o temor por ter seu salário reduzido?

Por isso é tão imprescindível ter uma gestão financeira responsável e eficiente. Sem um bom controle e acompanhamento do caixa da empresa, é impossível flexibilizar e fazer os ajustes necessários no orçamento para honrar com os compromissos financeiros.

Destaco aqui a importância de ter a tecnologia como aliada para gerir seu negócio de forma eficaz: sem o nosso ERP (sistema de gestão empresarial), teria sido muito mais difícil passar por essa crise de forma tranquila. Ter uma plataforma que integra de forma inteligente e automática todas as áreas da empresa foi imprescindível para que pudéssemos entender todo o panorama da empresa e saber o que poderíamos priorizar.

Todos esses dados e análises que os ERPs disponibilizam são fundamentais para que os empresários possam manter salários em dia, continuar tendo ações para datas comemorativas (que trazem um toque de cuidado e carinho extra nestes dias difíceis) e até se comprometer a não demitir nenhum colaborador por redução de quadro.

Outras medidas, como permitir a troca do benefício de refeição para alimentação e disponibilizar uma ajuda extra para as contas, já que todos estão em casa, também são possíveis com um bom controle orçamentário. 

O coronavírus mostrou o quanto é importante estar preparado para as mais improváveis adversidades. Por isso, o conselho que deixo é que as empresas busquem sempre ter o controle de todas as áreas da empresa, desde as finanças até a gestão de pessoas. Isso possibilita projetar cenários para agir em diferentes situações, e, em tempos de pandemia, é essencial poder ter informações para uma tomada de decisão mais segura.

Postado por Cláudia Rutzen, Diretora Administrativa da WK Sistemas em 03/09/2020 em Artigos