Como fazer o Planejamento empresarial para 2021?
Postado por Márcio Silva, CEO da W3ERP em 16/12/2020 em ArtigosO ano de 2020 pode ser definido como atípico. O mercado nunca mudou muito em um período de tempo tão curto, mas a verdade é que muitas transformações já estão em andamento, transformação digital, gerenciamento de equipe e inovação são formas de pensar em um novo modelo de planejamento empresarial.
E o melhor momento para reavaliar o plano estratégico para o próximo ciclo é agora. Se este ano muitas projeções e planejamentos caíram por terra, em 2021, já há pistas de como prepará-las. Por isso, seja antecipando adversidades ou aproveitando oportunidades, o planejamento estratégico pode ser a grande chave para orientar as decisões futuras.
Ainda não fez seu planejamento empresarial? Pois bem, siga as dicas abaixo,
Importância do Planejamento Empresarial
O planejamento empresarial é o ponto de partida para todas as operações que a empresa executará em um determinado período para atingir a visão de futuro desejada. Ou seja, ele auxilia na administração do tempo, recursos e na energia necessária para o sucesso da empresa, focando no que é realmente importante no longo prazo, o que trará mais prosperidade para a organização.
Muitos gerentes acham uma "perda de tempo" por não entenderem o real valor de criar o planejamento empresarial do próximo ano. O planejamento auxilia no entendimento das mudanças tanto no ambiente externo quanto interno, já que auxilia na identificação de possíveis problemas no processo e na identificação de oportunidades de melhoria do negócio.
Com isso, mesmo que o mercado esteja passando por um momento atípico, isso não inválida um plano para orientar o trabalho da organização em 2021.
Tipos de Planejamento Empresarial
O ideal ao realizar o planejamento empresarial para 2021 é abranger todas as áreas da empresa. Confira quais são eles:
1. Planejamento estratégico
Ter um planejamento de longo prazo irá definir o objetivo central é o caminho de crescimento do negócio. Por isso, quanto mais detalhado melhor será a análise e inserção de oportunidades empresariais, já que, é necessário indicar para onde a organização pretende chegar no futuro e como deve fazê-lo daqui para frente.
O planejamento estratégico deve incluir decisões sobre o futuro da organização, assim, deve ser desenvolvido por uma pessoa com capacidade de liderança, pois ela tem mais patrimônio e segurança para prescrever determinados pontos estratégicos. No entanto, repasse a outros funcionários.
2. Planejamento financeiro
Como o nome sugere, um plano financeiro é um documento que organiza os recursos financeiros de uma empresa. Ele diagnostica as condições do negócio com base nesses planos, sendo possível formular estratégias e metas considerando o controle de custos, as projeções de receita e o fluxo de caixa.
Além disso, é possível prever circunstâncias que podem prejudicar ou pelo menos interferir nos recursos financeiros da empresa. Para realizar o planejamento financeiro dos negócios, as entradas e saídas de caixa devem ser rigorosamente controladas, permitindo o entendimento do estado financeiro da organização.
3. Planejamento tático
Ao contrário do planejamento estratégico, o tático foca no médio prazo, ou seja, realiza o planejamento que auxilia na delegação de funções, realizando a ponte até o operacional. É como se o gerente estivesse jogando xadrez e movimentasse as peças de acordo com cada função de manteria estratégica até dar o “xeque-mate”.
Esse tipo de estratégia é essencial para o planejamento empresarial de 2021, visto que, devido ao distanciamento causado pelo COVID-19, gestores que não utilizavam sistema de gestão eficiente tiveram dificuldades em gerenciar o trabalho de seus colaboradores.
4. Planejamento operacional
O nome já é bem sugestivo, diz respeito à definição de tarefas, cronograma e prazos para realização e conclusão eficiente das atividades da empresa, ou seja, é um planejamento a curto prazo.
O planejamento operacional define o passo a passo que deve ser seguido para manter as operações do negócio em dia a partir de um fluxo de trabalho eficaz e encadeado.
Planejamento empresarial 2021
Agora você já sabe a definição de cada planejamento empresarial. Chegou a hora de colocá-lo na prática. Separamos algumas etapas para você elaborar esse documento tão importante para o crescimento da sua empresa. Confira:
Faça o diagnóstico do ano anterior
O diagnóstico é uma forma eficaz de compreender o desempenho da sua empresa neste ano. Desta forma, o gestor poderá visualizar problemas, erros e acertos, bem como indicadores financeiros, vendas e crescimento. Além de identificar se a equipe está tendo um desempenho satisfatório.
Assim, o diagnóstico do ano anterior serve para identificar os resultados e os objetivos que a empresa tinha, ou seja, determinando quais objetivos foram alcançados no ano passado e quais não foram, mas também avaliar quais estratégias são eficazes e quais não.
Ciclo PDCA
A segunda etapa que recomendamos é aplicar o ciclo PDCA, que se baseia em uma ferramenta de gestão que pode ajudar a otimizar os processos de negócios para atingir um alto desempenho. Com isso, o gestor poderá definir ações estratégicas para manter as etapas de produção eficientes e consistentes.
O ciclo inclui quatro operações principais:
- Planejar
- Fazer
- Checar
- Agir
Planejar significa definir metas e métodos organizacionais para que você possa alcançá-los. O que precisa ser feito é implementar as recomendações e preparar toda a empresa para iniciarem as operações conforme foi planejado para aquele ano.
Já a fiscalização (checagem) consiste em supervisionar os trabalhos realizados na empresa, avaliando os respectivos resultados e indicadores. A ação consiste em tomar decisões com base em fiscalizações, avaliar as estratégias e implementar mudanças quando necessário para otimizar os processos.
Análise SWOT
Matriz FOFA como é conhecida em português, permite avaliar os cenários internos e externos da organização, orientando quais as vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração na hora da estratégia.
Os termos da sigla são:
- Forças (strenghts)
- Fraquezas (weaknesses)
- Oportunidade (opportunities)
- Ameaças (threats)
Forças são as vantagens e as desvantagens da empresa, já as fraquezas são as características que prejudicam a empresa. Oportunidade representa fatores externos que beneficiam a empresa e contribui para seu crescimento. E ameaças são impacto negativo decorrentes de fatores externos.